Aguirre-Carvajal & Marchant-Pérez2424. Aguirre-Carvajal M, Marchant-Pérez P. Descripción del efecto de los ejercicios de la extremidad superior ipsilateral realizados con realidad virtual en mujeres sometidas a mastectomía. Gac Mex Oncol. 2015;14(4):204-9. doi: 10.1016/j.gamo.2015.10.002 https://doi.org/10.1016/j.gamo.2015.10.0...
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Descrever o efeito da fisioterapia precoce na dor e na função do membro superior em pacientes com mastectomia, usando exercícios de realidade virtual |
32 minutos por dia, três dias por semana, totalizando 10 sessões |
Grupo intervenção: exergame. |
Funcionalidade da extremidade superior ipsilateral da mastectomia por meio da escala QuickDASH e dor através da escala visual analógica (EVA) |
77 |
26-83 |
Mulheres com mastectomia unilateral sem lesões no ombro |
Nintendo Wii |
Melhora na funcionalidade da extremidade superior ipsilateral da mastectomia e redução da dor |
Grupo controle: sem intervenção |
Silva Alves et al.2525. Silva Alves R, Iunes DH, Pereira IC, Borges JBC, Nogueira DA, Silva AM, et al. Influence of exergaming on the perception of cancer-related fatigue. Games Health J. 2017;6(2):119-26. doi: 10.1089/g4h.2016.0051 https://doi.org/10.1089/g4h.2016.0051...
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Avaliar a influência de um protocolo de exergaming sobre fadiga relacionada ao câncer, fadiga muscular e força muscular em pacientes com câncer |
20 sessões de exergaming, com variável número de sessões por semana dependendo da tolerância ao exercício |
Somente exergame |
Fadiga avaliada pelo questionário Functional Assessment of Chronic Illness Therapy-Fatigue (FACIT-F) e força muscular de MMII com um dinamômetro isométrico |
45 |
18-80 |
Qualquer tipo de câncer que não estivesse em estágio IV |
Xbox360 Kinect ™: “Wall Breaker”, “Stomp It”, “Run the World”, “Your Shape Fitness Evolved 2012” |
Redução da fadiga e aumento da força muscular de MMII |
Sabel et al.2626. Sabel M, Sjölund A, Broeren J, Arvidsson D, Saury JM, Blomgren K, et al. Active video gaming improves body coordination in survivors of childhood brain tumours. Disabil Rehabil. 2016;38(21):2073-84. doi: 10.3109/09638288.2015.1116619 https://doi.org/10.3109/09638288.2015.11...
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Investigar se o vídeo game ativo (AVG) pode proporcionar exercícios físicos agradáveis, qual nível de atividade física pode ser atingido e se o funcionamento físico pode melhorar em crianças com tumor cerebral |
30 minutos por dia, cinco dias por semana, por 10 a 12 semanas |
Somente exergame |
Desempenho físico através do Bruininks-Osteretsky Test of Motor Performance (BOT-2) |
13 |
7-17 |
Tumor cerebral |
Nintendo Wii: “Wii Sports”, “Wii Sports Resort”, “Wii Fit”, “Wii Fit Plus”, “Just Dance” 1-3, “Michael Jackson - the Experience” |
Melhora no item coordenação corporal do BOT-2 |
Rosipal et al.2727. Yoon J, Chun MH, Lee SJ, Kim BR. Effect of virtual reality-based rehabilitation on upper-extremity function in patients with brain tumor: controlled trial. Am J Phys Med Rehabil. 2015;94(6):449-59. doi: 10.1097/phm.0000000000000192 https://doi.org/10.1097/phm.000000000000...
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Examinar o comportamento do exercício e as preferências entre receptores de transplante de células estaminais hematopoiéticas de adolescentes e adultos jovens |
Mínimo de 60 minutos por semana durante todo o período de internação |
Pacientes podiam escolher entre realizar exergame com Nintendo Wii, bicicleta estacionária com videogame ou o jogo de dança Dance dance revolution. Além disso, podiam, ainda, realizar caminhadas, exercícios de fortalecimento e/ou jogar basquete |
Desempenho físico foi avaliado através do Teste de caminhada de seis minutos (6-MWT) e do teste Timed-Up-and-Go (TUG); a escala Behavioral, Affective, and Somatic Experiences Scale-Child Version (BASES-C) foi utilizada para medir a qualidade de vida relacionada à saúde (HRQL) |
18 |
13-25 |
Receptores de transplante de células estaminais hematopoiéticas |
Nintendo Wii, Bicicleta estacionária com videogames / “Wii Fit”, “Dance Dance Revolution” |
Sem melhora na qualidade de vida e no desempenho físico |
Jahn et al.2828. Tsuda K, Sudo K, Goto G, Takai M, Itokawa T, Isshiki T, et al. A feasibility study of virtual reality exercise in elderly patients with hematologic malignancies receiving chemotherapy. Intern Med. 2016;55(4):347-52. doi: 10.2169/internalmedicine.55.5275 https://doi.org/10.2169/internalmedicine...
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Explorar a aplicação do console de jogos Nintendo Wii para motivar pacientes adultos hospitalizados com câncer a serem fisicamente ativos durante os períodos de tratamento |
30 minutos por dia, durante 5 dias |
Somente exergame |
Níveis de atividade física e comportamento sedentário através do General Activity Questionnaire; qualidade de vida relacionada à saúde através do European Organisation for Research and Treatment of Cancer Quality of Life Questionnaire-Core 30 (EORTC QLQ-C30); estado de humor e percepção do tempo avaliados através de entrevistas |
7 |
47 - 70 |
Pacientes com câncer hospitalizados, recebendo radioterapia ou radio e quimioterapia combinados |
Nintendo Wii / “Wii Sports”, “Family Trainer”, “Sports Island”, “Family Ski and Snowboard” |
Pacientes perderam a consciência do tempo e sentiram-se distraídos da rotina diária do hospital. Estado de humor melhorado, e aumento na motivação em realizar atividade física |
Kauhanen et al.88. Kauhanen L, Järvelä L, Lähteenmäki PM, Arola M, Heinonen OJ, Axelin A, et al. Active video games to promote physical activity in children with cancer: a randomized clinical trial with follow-up. BMC Pediatr. 2014;14:94. doi: 10.1186/1471-2431-14-94 https://doi.org/10.1186/1471-2431-14-94...
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Avaliar o efeito de videogames ativos na promoção da atividade física em crianças com câncer |
30 minutos por dia, por 8 semanas, com acompanhamento de 2 anos e 6 meses |
Grupo intervenção: exergame e terapia convencional, conforme necessidade; |
Níveis de atividade física e comportamento sedentário através do acelerômetro The Fitbit Tracker; Desempenho motor através do teste Movement Assessment Battery for Children (M-ABC); e fadiga através do questionário PedsQL Multidimensional Fatigue Scale |
- |
3-16 |
Qualquer tipo de câncer fora do SNC |
Nintendo Wii / “Wii Fit” |
Estudo não concluído |
Grupo controle: informações gerais sobre atividade física e terapia convencional, conforme necessidade |
Tsuda et al.2929. Rosipal NC, Mingle L, Smith J, Morris GS. Assessment of voluntary exercise behavior and active video gaming among adolescent and young adult patients during hematopoietic stem cell transplantation. J Pediatr Oncol Nurs. 2013;30(1):24-33. doi: 10.1177/1043454212461071 https://doi.org/10.1177/1043454212461071...
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Investigar a viabilidade e a segurança da intervenção do exercício de realidade virtual usando o Nintendo Wii Fit em pacientes com neoplasias hematológicas que recebem quimioterapia |
20 minutos por dia, 5 dias por semana, do início da quimioterapia até a alta hospitalar |
Exergame e terapia convencional conforme necessidade |
Desempenho físico avaliada com o índice de Barthel, teste Timed-Up-and-Go (TUG) e Atividades instrumentais da vida diária (IADL). Funcionamento psicossocial avaliado utilizando a Escala de Ansiedade e Depressão Hospitalar (HADS) |
16 |
66 |
Neoplasias Hematológicas |
Nintendo Wii / “Wii Fit” |
Manutenção do desempenho físico e funcionamento psicossocial |
Yoon et al.3030. Taylor MJ, Shawis T, Impson R, Ewins K, McCormick D, Griffin M. Nintendo Wii as a training tool in falls prevention rehabilitation: case studies. J Am Geriatr Soc. 2012;60(9):1781-3. doi: 10.1111/j.1532-5415.2012.04122.x https://doi.org/10.1111/j.1532-5415.2012...
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Avaliar o benefício da reabilitação baseada na realidade virtual na função da extremidade superior em pacientes com tumor cerebral |
30 minutos por dia, 3 dias por semana, por 3 semanas |
Grupo intervenção: exergame e terapia ocupacional convencional; |
Função de extremidades superiores avaliada usando a abordagem Brunnstrom, o teste de função manual (MFT), o teste Box e Block (BBT) da destreza manual e a escala Fugl-Meyer (FMS); e a escala Ashworth modificada para classificar a espasticidade |
40 |
49 |
Tumor Cerebral |
IREX System / “Birds and Balls”, “Coconuts”, “Conveyor”, “Drums”, “Juggler”, and “Soccer” |
Melhora na função proximal de extremidades superiores |
Grupo controle: somente terapia ocupacional convencional |
Hoffman et al.3131. Joo LY, Yin TS, Xu D, Thia E, Chia PF, Kuah CWK, et al. A feasibility study using interactive commercial off-the-shelf computer gaming in upper limb rehabilitation in patients after stroke. J Rehabil Med. 2010;42(5):437-41. doi: 10.2340/16501977-0528 https://doi.org/10.2340/16501977-0528...
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Avaliar a viabilidade, a aceitabilidade, a segurança e as mudanças nos pontos finais do estudo de uma intervenção de exercício domiciliar para melhorar a autoeficácia percebida para a autogestão de fadiga relacionada ao câncer (CRF) para pessoas após toracotomia para NSCLC |
5 dias por semana, por 6 semanas |
Somente exergame |
Fadiga avaliada pelo Brief Fatigue Inventory (BFI); autoeficácia percebida pelo instrumento Perceived Selfefficacy for Fatigue Self-management (PSEFSM); o instrumento de autoeficácia para a caminhada; e a Escala de Confiança de equilíbrio específico das atividades |
7 |
53-73 |
Câncer de pulmão de células não-pequenas |
Nintendo Wii / “Wii Fit Plus” |
Melhora na autoeficácia percebida para a autogestão de fadiga relacionada ao câncer |