Acessibilidade / Reportar erro

A fisioterapia brasileira ante a realidade mundial

Desde 1969, quando a fisioterapia foi regulamentada como profissão, assistimos a um incrível desenvolvimento técnico e científico de nossa classe. De uma profissão que nasceu com uma visão "reabilitacionista" e com um objeto de trabalho ainda não muito bem definido, nesses 45 anos conseguimos firmar a fisioterapia brasileira como uma profissão consistente, autônoma e de indiscutível relevância para a saúde pública de nosso país.

É claro que ainda temos alguns problemas a serem solucionados, porém o nível de projeção que alcançamos é muito maior do que muitos dos nossos profissionais têm conhecimento. Em nível mundial somos respeitados e servimos como modelo de profissão e profissionais.

Somos um dos raros países do mundo em que a fisioterapia tem autonomia para receber os pacientes em primeiro contato. Produzimos pesquisa científica de qualidade e, em número de profissionais, somos a nação com o maior número de fisioterapeutas, chegando hoje ao número aproximado de 170 mil profissionais.

Somos líderes políticos da região latino-americana visto que as presidências da Confederação Latinoamericana de Fisioterapia e Kinesiologia (CLAFK) e da Região Sul Americana da Confederação Mundial de Fisioterapia (WCPT-SAR) são exercidas por um representante do Brasil, o que projeta mais ainda o nome da nossa fisioterapia.

Nossa participação nos eventos científicos internacionais é sempre relevante. No último congresso mundial de fisioterapia, realizado em 2011 na Holanda, o Brasil foi o segundo país em número de participantes e trabalhos apresentados, e vale ressaltar ainda que um brasileiro ganhou prêmio pela apresentação de melhor trabalho.

Neste ano de 2014 teremos a oportunidade de mostrar ao mundo a força e a qualidade da fisioterapia brasileira. Isso aqui mesmo, em nossa própria casa, já que, sob a responsabilidade da Associação de Fisioterapeutas do Brasil (AFB), realizaremos, na cidade de São Paulo, de 27 a 29 de outubro, o XIX CONGRESSO LATINOAMERICANO DE FISIOTERAPIA E KINESIOLOGIA e o IV CONGRESSO da WCPT-SAR. Nos dias 25 e 26 de outubro realizaremos, também na cidade de São Paulo, o V ENCONTRO LATINOAMERICANO DE ACADÊMICOS (ELA).

Convidamos todos os fisioterapeutas para participar desses eventos. Além de compartilhar experiências e conhecimentos com profissionais de vários países, juntos mostraremos a qualidade de nossa fisioterapia e o quanto o fisioterapeuta brasileiro é valoroso.

Prof. Dr. Reginaldo Antolin Bonatti

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Jan-Mar 2014
Universidade de São Paulo Rua Ovídio Pires de Campos, 225 2° andar. , 05403-010 São Paulo SP / Brasil, Tel: 55 11 2661-7703, Fax 55 11 3743-7462 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revfisio@usp.br