Acessibilidade / Reportar erro

Narrativas da docência: dimensão sensível do trabalho de professores e pesquisadores * * Este artigo é versão modificada do trabalho “Narrativas da docência: experimentando metodologias nas tessituras vida-subjetividade-trabalho”, apresenta do pelas autoras no VII Encontro brasileiro da Rede de estudos sobre o trabalho docente (Estrado): “Trabalho docente e Políticas de Responsabilização”, realizado na Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, no período de 20 a 22 de novembro de 2013.

Teaching narratives: sensitive dimension of the work of teachers and researchers

Resumo

O artigo traz fios de uma experiência na iniciação científica em Psicologia, onde a vida na docência, o cotidiano e o trabalho na Educação se expressam nas narrativas produzidas pela pesquisadora e professores. Trata-se da experimentação da narrativa, inspirada no pensamento do filósofo Walter Benjamin, como metodologia de aproximação ao campo do trabalho na Educação. A narratividade é uma modalidade de pesquisa-intervenção, que produz um campo de afetos entre pesquisador-campo, resultando uma contribuição situada para a formação do pesquisador. Intercessores da Clínica da Atividade francesa e da Psicologia Institucional entram no diálogo sobre o trabalho em escola. Esta experiência traz a perspectiva sensível para o campo de estudos sobre o trabalho docente a partir dos efeitos na formação de jovens pesquisadores.

Palavras-chave:
práticas de pesquisa; docência; narratividade

Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br