Acessibilidade / Reportar erro

Subjetividade & complexidade na clínica psicológica: superando dicotomias Este artigo deriva do projeto "Hipnose, subjetividade e dores crônicas: Construindo o contexto terapêutico" aprovado pelo Comitê de Ética da Universidade de Brasília (CEP_IH). Todos os cuidados éticos foram rigorosamente obedecidos para o desenvolvimento desta pesquisa. Agradecimento ao Decanato de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade de Brasília pelo financiamento de parte deste projeto.

Subjectivity & complexity in clinical psychology: overcoming dichotomies

O presente trabalho busca propor conceitos fundamentados no pensamento complexo para as dicotomias clássicas de corpo-mente e indivíduo-social. Partindo de uma breve ilustração clínica, destaca-se como os processos subjetivos são encarnados na vivência corporal das pessoas, por meio da noção de subjetividade, e como existe uma flexibilização maior entre individual e social por meio da noção de sujeito. Conclui-se que, para que essa noção complexa e dialética seja implementada, não é suficiente que se proponha um novo conceito, mas um conjunto de conceitos que, irmanados dentro de uma lógica complexa, proporcionem uma nova forma de pensar a clínica.

clínica psicológica; complexidade; subjetividade; sujeito


Universidade Federal Fluminense, Departamento de Psicologia Campus do Gragoatá, bl O, sala 334, 24210-201 - Niterói - RJ - Brasil, Tel.: +55 21 2629-2845 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: revista_fractal@yahoo.com.br