Resumos
Este é um ensaio sobre o filme Estrada para Ythaca (2010) de Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente e Pedro Diógenes no qual a encenação de nuvens, como marca do sublime, é confrontada com o fracasso não só como uma posição estética, mas como uma ética da arte e artistas contemporâneos. Como resposta ao fracasso, a amizade aparece como estratégia de sobrevivência, mas também de isolamento do mundo.
cinema contemporâneo; sublime; fracasso; amizade
This is an essay about the film Estrada para Ythaca (2010) by Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Guto Parente and Pedro Diógenes, in which the staging of clouds as a mark of the sublime is confronted with failure not only as an aesthetic position but also as an ethics of contemporary art and artists. As a response to failure, friendship appears as a strategy of survival and also of isolation from the world.
contemporary cinema; sublime; failure; friendship
- BAILES, Sara Jane. Performance theater and the poetics of failure New York: Routledge, 2001.
- BRESSANE, Julio. "O Experimental no Cinema Nacional". In: Alguns. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
- BÜRGER, Peter. Teoria da Vanguarda Lisboa: Vega, s.d.
- CHARNEY, Leo. Empty Moments: Cinema, Modernity and Drift Durham: Duke University Press, 1998.
- CLOUGH, Patricia Ticineto. "The Affective Turn" In: GREGG, Melissa; SEIGWORTH, Gregory J. (orgs.). The Affect Theory Reader Durham: Duke University Press, 2010.
- DAMISCH, Hubert. "Our Sheet's White Care" In: Theory of /cloud/: Toward a History of Painting Stanford: Stanford University Press, 2001.
- DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix "Percepto, Afeto e Conceito" In: O que é a filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.
- DERRIDA, Jacques. Politics of Friendship Londres: Verso, 2006.
- FELDMAN, I (2012) . O êxito do fracasso: notas sobre o cinema brasileiro contemporâneo In: André Brasil; Marília Rocha; Sérgio Borges. (Orgs.). Teia 2002 / 2012 Belo Horizonte: Teia.
- FOUCAULT, Michel. "De l'amitié comme mode de vie" In: Dits et écrits Vol. IV (1980-1988). Paris: Gallimard, 1994.
- GARDNIER, Ruy. Entre o possível e ideal, 2011. Disponível em: <http://rioshow.oglobo.globo.com/cinema/eventos/criticas-profissionais/os-monstros-5295.aspx>. Acessado em 8 set. 2011.
- HALBERSTAM, Judith. The Queer Art of Failure. Durham: Duke University Press, 2011.
- IKEDA, Marcelo; LIMA, Dellani. Cinema de Garagem - um inventário afetivo sobre o jovem cinema brasileiro do século XXI Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2011.
- ______ (orgs.). Cinema de garagem: panorama da produção brasileira independente do novo século Rio de Janeiro: WSET Multimídia, 2012.
- KRAUSS, Rosalind. "Agnes Martin: The/Cloud/" In: Bachelors Cambridge: MIT Press, 2000.
- LOPES, Denilson. "O Sublime no Banal" In: A Delicadeza: Estética, Experiência e Paisagens Brasília: EdUnB, 2007.
- LYOTARD, Jean-François. Lições sobre a Analítica do Sublime Campinas: Papirus, 1993.
- ______. L'Inhumain Paris: Galilée, 1988.
- MIGLIORIN, Cezar. "Por um cinema pós-industrial: notas para um debate" In: HALLAK, Raquel et al. (orgs.). Cinema sem fronteiras. Reflexões sobre o cinema brasileiro 1998-2012. Belo Horizonte: Universo, 2012a.
- ______. "O que é um coletivo". In: BRASIL, André. (org.). Teia - 2002/2012 Belo Horizonte: Teia, 2012b.
- ORTEGA, Francisco. Amizade e Estética da Existência São Paulo: Graal, 1999.
- PAINI, Dominique. L'Attrait des Nuages Paris: Yellow Now, 2010.
- PEIXOTO, Nelson. "Ver o invisível: a Ética das Imagens". In: NOVAES, Adauto (org.). Ética. 5a. reimpr. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.
- RILKE, Rainer Maria. Cartas a um Jovem Poeta São Paulo: Globo, 2001.
- SANTIAGO, Silvano. "Amizade e Vida Profissional". In: Nas Malhas da Letra 2a. ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2002.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
15 Jul 2015 -
Data do Fascículo
Dez 2013
Histórico
-
Recebido
Mar 0000 -
Aceito
Dez 2012