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O som atravessado do Sambódromo: conflitos entre camarotes e a avenida dos desfiles1 1 Uma versão preliminar deste texto foi apresentada no Grupo de Trabalho Estudos de Som e Música no 32º Congresso da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação (Compós), realizado na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, em 2023. Essa versão encontra-se publicada nos Anais do evento.

The broken sound of Sambódromo: conflicts between VIP boxes and the parade avenue

Resumo

O vazamento sonoro dos camarotes do Sambódromo do Rio de Janeiro para a avenida dos desfiles durante o carnaval de 2022 foi amplamente comentado nos circuitos de samba e na imprensa. Este texto discute os múltiplos atravessamentos gerados pela tensão sonora durante o evento, entendendo que o conflito derivado da disputa musical dramatiza diversas tensões sociais bastante recorrentes nos desfiles do carnaval carioca, relacionados a questões de classe e raça. O carnaval é uma festa popular que negocia desde sempre espaços físicos na cidade, numa tensão que também encarna disputas por espaços simbólicos. O som dos camarotes atravessado com as baterias das escolas de samba pode ser pensado como outra camada de disputas por espaços sonoros, numa complexa engrenagem que reverbera modos de pensar e negociar as hierarquias sociais.

Palavras–chave
samba; escolas de samba; estudos de som; conflitos sociais

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