Acessibilidade / Reportar erro

Sobre o valor dos gêneros musicais: desvelando as encenações do rockcentrismo nas categorizações musicais1 1 Este texto foi originalmente apresentado no Grupo de Trabalho (GT) Comunicação, Música e Entretenimento 45º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, e, posteriormente, retrabalhado para essa versão final.

On the value of musical genres: unveiling rockcentrism’s staging in the axiology of musical categorization

Resumo

O artigo busca pensar criticamente as bases teórico-conceituais dos estudos dos gêneros musicais, examinando o papel que tais estudos, com base no rockcentrismo, exerceram na análise das categorizações musicais. Este percurso parte da observação crítica da influência que o livro Performing Rites: on the value of popular music, do britânico Simon Frith, teve sobre as produções brasileiras. Como contraponto a esse modelo de abordagem dos gêneros musicais, observa-se que, nos últimos anos, questões de gênero, raça e geopolítica foram abordadas de modo dinâmico por meio de gêneros musicais como o brega-funk e o funk em ambientações comunicacionais diferenciadas do universo do rock tradicional que balizou as abordagens usuais das categorizações musicais.

Palavras-chave
gênero musical; rockcentrismo; Simon Frith; categorizações musicais

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com