Acessibilidade / Reportar erro

Epistemologia contemporânea em ciências sociais: das questões gerais aos estudos da mediatização na comunicação1 1 Este texto foi originalmente apresentado no GP de Teorias da Comunicação do 42o Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, realizado em Belém – PA, 2019 e é aqui publicado com atualizações.

Contemporary epistemology in social sciences: from general issues to the studies of mediatization in communication

Resumo

A partir da reflexão sobre os aspectos constituintes da epistemologia contemporânea em ciências sociais, este artigo busca delinear perspectivas e desafios aos estudos da mediatização na comunicação. Por meio de uma revisão bibliográfica, apresentamos, inicialmente, um breve panorama histórico da constituição das ciências sociais, a fim de apontar especificidades da pesquisa social e da pesquisa em comunicação e desafios impostos pelo fenômeno da mediatização aos estudos comunicacionais. Nesse trajeto, o texto revela que o percurso de constituição histórica e institucionalização das ciências sociais sinaliza pistas para enfrentamento dos possíveis obstáculos à elaboração do conceito e, quiçá, de uma teoria da mediatização.

Palavras-chave
epistemologia contemporânea; ciências sociais; comunicação; mediatização

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com