Acessibilidade / Reportar erro

Deixa a gira girar: as lives de Teresa Cristina em tempos de escuta conexa1 1 Uma versão preliminar do texto foi apresentada no 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação (Intercom UFBA 2020).

“Deixa a gira girar” (Lets the spin spin): Teresa Cristina’s lives in connected listening times

Resumo

Este artigo observa como a música pode servir de vetor para os processos de narrativização e mediação dos aspectos estéticos, políticos, socioculturais e tecnológicos agenciados por artistas, oriundos do universo musical, em ambientes de mídias de conectividade. Esse trajeto nos permitiu observar como a narrativização da escuta nas lives de Teresa Cristina no Instagram acabou por desvelar o marcado jogo de gênero, raça e territorialidade que atravessam o universo artístico brasileiro, apontando para novas possibilidades de configuração das lives musicais em plataformas on-line quando observadas através das lentes do ecossistema de mídias de conectividade.

Palavras-chave
escuta conexa; lives ; Teresa Cristina; Instagram

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com