Acessibilidade / Reportar erro

Experiência televisiva e discussão política no Twitter: explorando conversações online durante as eleições presidenciais brasileiras de 2014

Resumo

Esta pesquisa empírica pretende investigar as características da conversação e da discussão política no Twitter durante o último debate presidencial televisionado no primeiro turno da eleições de 2014. A experiência televisiva, a participação política e a dinâmica do Twitter foram consideradas para o exame de diferentes tipos de engajamento em 100 mil mensagens coletadas durante o debate. O objetivo foi identificar picos de engajamento de uso, conectando esses momentos específicos e avaliando como as características do ambiente comunicacional podem ter afetado os discursos construídos ao redor do debate.

Palavras-chave
Twitter; experiência televisiva; eleição presidencial brasileira; discussão política

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: galaxiapucsp@gmail.com