Acessibilidade / Reportar erro

Epistemologia evolutiva: uma heurística para a comunicação1 1 Uma versão preliminar deste artigo foi apresentada em seminário sobre Epistemologia Evolutiva, na Universidade Federal de Goiás (UFG), organizado pelo professor Luiz Signates. As perguntas e comentários feitos no debate estimularam complementações e reajustes importantes no texto.

Evolutionary Epistemology - a heuristic for communication

Resumo

Este artigo reflete sobre a possibilidade de transferência da lógica processual da evolução das espécies, de Darwin, para o conhecimento científico e outros processos sociais; observa proposições críticas a uma transferência puramente analógica e a existência de modelos diversificados de aplicação do paradigma darwiniano a processos da ciência; e propõe uma extração heurística por meio das descobertas de Darwin e das experiências explicativas e prescritivas da epistemologia evolutiva. Sobre essas bases, apresenta ainda uma percepção da lógica processual de transformação e continuidade como heurística pertinente para o avanço do conhecimento e para outros processos sociais que apresentam desenvolvimentos não deterministas. Como conclusão, indica a possibilidade de acionamento da heurística para o estudo da comunicação.

Palavras-Chave
epistemologia evolutiva; seleção natural; heurística; comunicação

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com