Acessibilidade / Reportar erro

Memória. Entre Tailândia, Colômbia, Escócia. Ponto de escuta e sons ambientes1 1 Apresentado em versão inicial como comunicação oral e respectivo resumo publicado no XXV Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual (Socine), realizado na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), entre 8 e 11 de novembro de 2022.

Memoria. Between Thailand, Colombia, Scotland. Point of audition and ambient sounds

Resumo

Este artigo, como apresentamos em sua versão de apresentação oral, tem por objetivo analisar a interação entre o conceito de ponto de escuta, os ruídos e os sons ambientes. Para tanto, teremos como centro o longa-metragem Memória (Apichatpong Weerasethakul, 2021). Nos interessa demonstrar a relação possível entre a personagem principal e nós, como espectadores, pela partilha de um incerto ponto de escuta que transita entre sonoridades subjetivas e objetivas. Temos como hipótese que tal incerteza sobre o ponto de escuta, por parte da personagem e estendida aos espectadores, relativiza dicotomias da teoria do cinema sobre a localização espacial ou subjetiva dos sons. Nossa análise tem a intenção de abrir possiblidades de diferentes resultados quanto à recepção e identificação sonoras.

Palavras-chave
cinema contemporâneo; som; ponto de escuta; som ambiente; estudos transnacionais

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com