Acessibilidade / Reportar erro

O cangaceiro na França: do Festival de Cannes ao lançamento nas salas de cinema1 1 O presente trabalho traz novos dados e informações sobre um dos temas que foram inicialmente apontados na tese de doutorado desta autora, a qual foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (PPGCTS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e defendida em junho de 2023.

O cangaceiro in France: from the Cannes Film Festival to the release in cinemas

Resumo

Este artigo examina a passagem do filme O cangaceiro, de Lima Barreto, nas salas de cinema da França, cujo circuito exibidor se estendeu regularmente por oito anos (1953-1960) e ainda contou com sessões esporádicas entre 1961 e 1982, somando mais de 1,7 milhão de espectadores, feito inédito para um filme brasileiro até os dias de hoje. Para isso, será analisado o papel da distribuidora norte-americana Columbia Pictures, assim como os reflexos da exibição e premiação do filme no Festival de Cannes de 1953. A pesquisa apresenta e destrincha dados estatísticos históricos e inéditos obtidos no Centre National du Cinéma et de l’Image Animée (CNC) e também avalia a recepção da crítica francesa em textos consultados nos periódicos da Bibliothèque Nationale de France (BnF) e da Cinémathèque Française.

Palavras-chave
O cangaceiro ; Festival de Cannes; distribuição cinematográfica; cinema brasileiro; França

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: galaxiapucsp@gmail.com