Acessibilidade / Reportar erro

Síntese da história da publicística: estágios reflexivos da ciência da comunicação pública alemã

Synthesis of publicist history: reflective stages of the German public communication science

Resumo

A obra analisa a evolução dos estudos da comunicação alemã em linha com os fatos históricos do país no Século XX. Dos objetivos doutrinários, passando pelas pretensões autoritárias do regime nazista, ao papel regulador dos estudos da comunicação - o livro descreve a evolução das contribuições acadêmicas em face das mudanças comportamentais e políticas que regeram o período retratado. A resenha descreve também a destacada influência empirista norte-americana nas variadas abordagens teóricas que formam a história da publicística alemã enunciada pelo livro.

Palavras-chave
comunicação; publicística; Alemanha

Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica - PUC-SP Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: aidarprado@gmail.com