Acessibilidade / Reportar erro

#Lollalivre: música, política e memes no Festival Lollapalooza Brasil 20221 1 O trabalho apresenta resultados do projeto de pesquisa: “Música pop-periférica: política, ativismo e controvérsias nas plataformas digitais”, contemplado no edital PQ/CNPq 2020 (processo 310577/2020-9) e bolsa PIBIC/UFF no período de agosto de 2021 a julho de 2022. Uma versão parcial desta discussão foi apresentada no GP Música e Entretenimento do Congresso da Intercom, em 2023.

#Lollalivre: music, politics and memes at the Lollapalooza Festival Brazil 2022

Resumo

O trabalho tem por objetivo abordar as manifestações políticas que ocorreram durante o festival de música Lollapalooza 2022 contra o presidente Jair Bolsonaro e a favor do então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva, assim como a repercussão nas redes sociais. Busca-se, primeiramente, fazer uma cartografia do acontecimento — entendido, nos termos da Teoria Ator-Rede, como uma controvérsia —, identificando alguns dos seus atores humanos e não humanos e descrevendo a materialidade de suas performances políticas no festival de música e nas redes sociais. Após esse primeiro movimento analítico, discutimos a eficácia dessas performances no cenário político contemporâneo em termos do engajamento do potencial eleitorado e os seus limites, a partir de um diálogo com a perspectiva dos estudos de comunicação política e internet, buscando assim contribuir para o debate em torno das questões que articulam música, política e plataformas digitais na atualidade.

Palavras-chave
música; política; ativismo; Festival Lollapalooza; performance

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Rua Ministro Godoi, 969, 4º andar, sala 4A8, 05015-000 São Paulo/SP Brasil, Tel.: (55 11) 3670 8146 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: galaxiapucsp@gmail.com