Acessibilidade / Reportar erro

A geografia na formação dos professores: tempos e espaços nos cursos de pedagogia1 1 Este texto é um recorte da pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), em que se buscou compreender como são formados os futuros professores dos anos iniciais do ensino fundamental (Aief) nos cursos de Pedagogia (modalidade presencial) instalados nas Universidades Federais em Minas Gerais, no que se refere ao conhecimento geográfico.

Geography in Teacher Training: times and spaces in Pedagogy Courses

La geografía en la formación del profesorado: tiempos y espacios en los cursos de Pedagogía

Resumo

Refletir sobre a formação inicial, o trabalho dos professores e a construção do conhecimento geográfico nos anos iniciais é fundamental para compreender aspectos do processo de alfabetização das crianças. Este texto é parte de uma pesquisa que analisou os direcionamentos dados à Geografia nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais em Minas Gerais, no Brasil. Apoiada em Projetos Pedagógicos de Curso, matrizes curriculares e ementas, a pesquisa constatou que categorias de análise como lugar, paisagem, território e o próprio espaço geográfico figuram apenas eventualmente nos documentos citados. Entende-se ser basilar, para um trabalho crítico e reflexivo, que os professores conheçam a Ciência de referência e seus conceitos estruturadores para compreender a relevância de seu ensino e, assim, fazê-lo com maior autonomia.

Palavras-chave:
Ensino; Geografia; Formação docente; Pedagogia; Anos iniciais do Ensino Fundamental

Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo , SP - Brasil. Cep: 05339-970, Tels: 3091-3769 / 3091-0297 / 3091-0296 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistageousp@usp.br