Acessibilidade / Reportar erro

O mapeamento colaborativo e a mobilização de conhecimentos geográficos poderosos na escola

Resumo

Esse artigo apresenta reflexões de um estudo de caso que contou com a participação de 225 estudantes de Ensino Médio de uma escola pública do interior do Paraná, com os quais foram desenvolvidas sequências didáticas com a plataforma Google My Maps. Através delas analisamos as potencialidades didáticas do mapeamento colaborativo no que diz respeito à mobilização de conhecimento geográfico poderoso na escola, por meio do balizamento teórico-metodológico oferecido na tipologia de Alaric Maude. Nessa perspectiva, o conhecimento geográfico é visto como um conjunto de referências capazes de aprofundar as formas pelas quais os estudantes veem o mundo e a si mesmos e de oferecer condições para a promoção de uma maior consciência para a ação social. Concluiu-se que as técnicas de mapeamento colaborativo mobilizadas e estudadas ao longo da investigação contribuíram para a construção das diferentes dimensões do conhecimento geográfico poderoso, evidenciando o seu potencial para a promoção de diferentes saberes ligados ao pensamento geográfico na educação básica.

Palavras-chave:
conhecimento poderoso; mapeamento colaborativo; ensino de Geografia

Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, Cep: 05339-970 Tels: 3091-3769 / 3091-0297 / 3091-0296 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistageousp@usp.br