Open-access A geografia na formação dos professores: tempos e espaços nos cursos de pedagogia1

Geography in Teacher Training: times and spaces in Pedagogy Courses

La geografía en la formación del profesorado: tiempos y espacios en los cursos de Pedagogía

Resumo

Refletir sobre a formação inicial, o trabalho dos professores e a construção do conhecimento geográfico nos anos iniciais é fundamental para compreender aspectos do processo de alfabetização das crianças. Este texto é parte de uma pesquisa que analisou os direcionamentos dados à Geografia nos cursos de Pedagogia das Universidades Federais em Minas Gerais, no Brasil. Apoiada em Projetos Pedagógicos de Curso, matrizes curriculares e ementas, a pesquisa constatou que categorias de análise como lugar, paisagem, território e o próprio espaço geográfico figuram apenas eventualmente nos documentos citados. Entende-se ser basilar, para um trabalho crítico e reflexivo, que os professores conheçam a Ciência de referência e seus conceitos estruturadores para compreender a relevância de seu ensino e, assim, fazê-lo com maior autonomia.

Palavras-chave: Ensino; Geografia; Formação docente; Pedagogia; Anos iniciais do Ensino Fundamental

location_on
Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, Cep: 05339-970 Tels: 3091-3769 / 3091-0297 / 3091-0296 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistageousp@usp.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro