Acessibilidade / Reportar erro

Tempo das finanças e o cotidiano bancário da população em Buenos Aires

El tiempo de las finanzas y el cotidiano de los servicios bancarios en la población de Buenos Aires

Finance tima and the banking daily life of the population in Buenos Aires

Resumo

As finanças são o eixo central da economia em todos os países do mundo. Contudo, suas manifestações são singulares em cada formação socioespacial, com características e especificidades locais. Na Argentina, em especial na cidade de Buenos Aires, vislumbramos uma repartição do trabalho financeiro por meio do que propomos chamar de comércios bancários, isto é, locais que mesclam funções comerciais com atividades bancárias.

Busca-se com este texto traçar o caminho do dinheiro na divisão social e territorial do trabalho, estabelecendo o que denominamos de economia monetária digital, dando destaque ao fato de que a participação desses negócios configura a paisagem da cidade portenha e alterando a vida de relações em seu interior. Neste contexto, novas temporalidades são experienciadas pelos atores sociais, acelerando os processos de trocas e consumos urbanos.

Palavras-chave:
Buenos Aires; comércios bancários; tempo; cotidiano

Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, São Paulo , SP - Brasil. Cep: 05339-970, Tels: 3091-3769 / 3091-0297 / 3091-0296 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistageousp@usp.br