Acessibilidade / Reportar erro
GEOUSP, Volume: 27, Número: 1, Publicado: 2023
  • A geografia e a ciência aberta Editorial

    Juliasz, Paula Cristiane Strina
  • Diálogos sobre o desenvolvimento e suas abordagens no ensino de geografia Apresentação

    Arroyo, Mónica; Bagoly-Simó, Péter
  • A África nos livros didáticos de Geografia de São Paulo (Brasil) e de Berlim (Alemanha) Artigo

    Jesus Neto, Antonio Gomes de; Reinke, Verena; Bagoly-Simó, Péter

    Resumo em Português:

    Resumo Estudos baseados na representação de unidades espaciais como continentes remetem a uma considerável tradição na Geografia. No entanto, em muitos casos, tais estudos analisam representações sem considerar as bases educacionais e epistemológicas da Geografia como disciplina escolar. Ciente das bases curriculares e da posição particular da Geografia na educação formal, o presente artigo examina como brasileiros e alemães representam a África em seu conteúdo a partir da análise de livros didáticos de Geografia do Ensino Básico (São Paulo, Brasil) e do Secundário inferior e superior (Berlim, Alemanha). Diversas repetições permitiram consolidar categorias que ajudam a compreender tais representações, mas, embora os resultados revelem uma série de semelhanças, prevalecem as diferenças.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los estudios basados en la representación de unidades espaciales, como los continentes, se remontan a una tradición considerable en la Geografía. Sin embargo, en muchos casos, tales estudios analizan las representaciones sin considerar las bases educativas y epistemológicas de la Geografía como materia escolar. Este artículo tiene como objetivo explorar, conscientes de las bases curriculares y de la posición particular de la Geografía en la educación formal, cómo los libros de texto brasileños y alemanes representan a África en sus contenidos, a partir del análisis de los libros de texto de Geografía para la Educación Básica (São Paulo, Brasil) y la Secundaria inferior y superior (Berlín, Alemania). Varias repeticiones permitieron consolidar categorías que ayudaron a comprender tales representaciones, pero si bien los resultados muestran una serie de similitudes, prevalecen las diferencias.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Studies on the representation of spatial units, such as continents, look back on a considerable tradition in Geography. Nevertheless, in many cases, the studies analyze representations without considering the educational and epistemological framework of Geography as a school subject. The ambition of this paper is to explore, mindful of the curricular framework and of Geography’s particular position within formal education, how Brazilian and Germany textbook represent Africa. Content analysis served to explore Geography textbooks from Basic Education (São Paulo, Brazil) and lower and upper Secondary (Berlin, Germany). Several iterations led to consolidated categories that helped grasp the representations of Africa. The results show a range of similarities. However, the differences prevail.
  • Geografia Econômica e desenvolvimento: diferentes abordagens nos programas de cursos de graduação no Brasil Artigo

    Arroyo, Mónica; Lima, Fernanda Laize Silva de; Venceslau, Igor

    Resumo em Português:

    Resumo Na ciência geográfica, a Geografia Econômica é uma das disciplinas que mais se dedica ao debate sobre desenvolvimento. Este artigo tem o objetivo de apresentar e discutir diferentes abordagens de desenvolvimento nos programas da disciplina Geografia Econômica no Brasil, em cursos presenciais de graduação em Geografia oferecidos por instituições públicas. Nesta pesquisa, consultaram-se matrizes curriculares de cursos de graduação em Geografia e se analisaram programas de Geografia Econômica; com a informação obtida, se organizou um banco de dados que sofreu tratamento estatístico, gráfico e cartográfico. Os resultados permitiram identificar os principais autores, obras e as abordagens de desenvolvimento predominantes nos programas de Geografia Econômica - como desenvolvimento desigual, desenvolvimento regional e desenvolvimento sustentável.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen En ciencia geográfica, la Geografía Económica es una de las asignaturas más dedicadas al debate sobre el desarrollo. El propósito de este artículo es presentar y discutir diferentes enfoques de desarrollo contemplados en los programas de la disciplina Geografía Económica en Brasil, en cursos de grado en Geografía ofrecidos por instituciones públicas. Para realizar esta investigación, se consultarán matrices curriculares de cursos de grado en Geografía y se analizaron programas de Geografía Económica; elaboramos un banco de datos con la información obtenida y posterior tratamiento estadístico, gráfico y cartográfico. Los resultados permitieron identificar los principales autores, obras y los enfoques de desarrollo predominantes en los programas de Geografía Económica - como el desarrollo desigual, el desarrollo regional y el desarrollo sostenible.

    Resumo em Inglês:

    Abstract In Geography, one of the most dedicated disciplines to debating development is Economic Geography. This paper aims to present and discuss different approaches to development found in Economic Geography course syllabi in Geography undergraduate programs offered by Brazilian public institutions. After consulting the academic curriculum of undergraduate programs in Geography and analyzing Economic Geography course syllabi, the produced database underwent statistical, graphic, and cartographic treatment. Results allowed us to identify the main authors, works and approaches to development in Economic Geography course syllabi-such as uneven development, regional development and sustainable development.
  • A abordagem dos transportes em livros didáticos de Geografia em países latino-americanos Artigo

    Santos, Bruno Candido dos; Bagoly-Simó, Péter

    Resumo em Português:

    Resumo O tema dos transportes em livros didáticos de Geografia é abordado de diferentes formas. Considerando os países latino-americanos, as diferentes organizações das coleções didáticas e a distribuição dos conteúdos são determinantes no aprofundamento das descrições e no debate sobre os transportes em cada caso. Diante disso, este artigo examina a abordagem dos transportes em livros didáticos de Geografia de países latino-americanos (México, Venezuela, Peru, Costa Rica e Brasil), com ênfase nos brasileiros, já que estes diferem dos demais por dedicar capítulos inteiros ao tema, com minuciosa caracterização dos modais e farta gama de exemplos no Brasil e em outros países. O artigo se organiza em quatro itens, além de introdução, considerações finais e referências. O primeiro debate a importância dos livros didáticos de Geografia, o segundo faz uma discussão teórica da Geografia dos Transportes, e os demais analisam os transportes nos livros didáticos latino-americanos para mostrar as particularidades da organização escolar nesses países e seus reflexos nos livros didáticos de Geografia.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La temática de los transportes en los libros didácticos de Geografía es abordada de formas distintas por el planeta. Considerando los países latinoamericanos, la diferencia en la organización de las colecciones didácticas y en la distribución de los contenidos es determinante para la profundización de las descripciones y debates sobre los transportes en cada caso. Frente a tales presupuestos, este artículo debatirá el abordaje de los transportes en los libros didácticos de Geografía en países latinoamericanos (México, Venezuela, Perú, Costa Rica y Brasil), con mayor profundización en el análisis de los libros didácticos brasileños, ya que éstos difieren de los demás pues poseen capítulos integralmente dedicados a los debates, con amplias descripciones sobre los modos de transporte y gran variedad de ejemplos en Brasil y en otros países. El artículo tiene cuatro elementos, además de introducción, consideraciones finales y referencias. El primer debate sobre la importancia de los libros didácticos de Geografía. El segundo hace una discusión teórica acerca de la Geografía de los Transportes, mientras que los demás ítems abordan los transportes en los libros didácticos latinoamericanos, para evidenciar las particularidades de la organización escolar en estos países y sus reflejos en los libros didácticos de Geografía.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The theme of transportation in Geography textbooks is addressed in different ways. Considering the Latin American countries, the difference in the organization of the didactic collections and the distribution of the contents is decisive for the deepening of the descriptions and debates about the transports in each case. Given these assumptions, this article will discuss the approach of transportation in Geography textbooks in Latin American countries (Mexico, Venezuela, Peru, Costa Rica and Brazil), with greater depth in the analysis of Brazilian textbooks, since these differ from the others because they have chapters entirely dedicated to the debates, with broad descriptions about the modes of transport and wide variety of examples in Brazil and other countries. The article has four items, as well as introduction, final considerations and references. The first debate the importance of Geography textbooks. The second makes a theoretical discussion about the Geography of Transport, while the other items address transport in Latin American textbooks to highlight the particularities of the school organization in these countries and their consequences in the textbooks of Geography.
  • O conceito de desenvolvimento nos currículos de geografia: uma análise a partir do contexto brasileiro e do alemão Artigo

    Girotto, Eduardo Donizeti; Bagoly-Simó, Péter

    Resumo em Português:

    Resumo O artigo analisa documentos curriculares elaborados no contexto brasileiro e no alemão, especialmente os conteúdos de geografia para a educação básica, e procura compreender como o conceito de desenvolvimento aparece em cada uma delas. No caso brasileiro, foram selecionados três documentos, sendo um de abrangência estadual (São Paulo) e dois de alcance nacional. No caso alemão, foram selecionados três documentos do estado federal de Berlim, sendo dois implementados antes e um depois da reunificação alemã. Na análise, consideraram-se o contexto de elaboração de cada um deles, bem como as concepções de geografia e desenvolvimento predominantes. O estudo mostrou em cada contexto como se relacionam a geografia escolar e a acadêmica, indicando semelhanças e diferenças na abordagem do conceito de desenvolvimento. Entre os resultados, verificou-se maior influência das perspectivas críticas da geografia no caso brasileiro, o que resultou na presença mais evidente do conceito de desenvolvimento desigual e combinado em dois dos três currículos analisados. No caso alemão, destaca-se o papel que o conceito de desenvolvimento sustentável tem ganhado nas últimas décadas, com implicações na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, o que contrasta com o verificado no caso brasileiro, no qual esse tema mal aparece.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El artículo analiza documentos curriculares elaborados en los contextos brasileño y alemán, centrándose en contenidos de geografía para la educación básica y busca comprender cómo aparece el concepto de desarrollo en cada uno de ellos. En el caso brasileño, se seleccionaron tres documentos, uno de los cuales era de ámbito estatal (São Paulo) y dos de ámbito nacional. En el caso alemán, se seleccionaron tres documentos del estado federal de Berlín, dos de los cuales se implementaron antes y uno después de la reunificación alemana. En el análisis se buscó analizar el contexto en el que se creó cada uno de ellos, así como las concepciones predominantes sobre geografía y desarrollo. El estudio permitió comprender cómo, en ambos contextos, la geografía escolar y académica se relacionan, indicando similitudes y diferencias en el abordaje del concepto de desarrollo. Entre los resultados, hubo una mayor influencia de las perspectivas críticas de la geografía en el caso brasileño, lo que resultó en la presencia más evidente del concepto de desarrollo desigual y combinado en dos de los tres currículos analizados. En el caso alemán, se destaca el papel que ha ganado el concepto de desarrollo sostenible en las últimas décadas, con implicaciones para la Educación para el desarrollo sostenible, lo que contrasta con lo visto en el caso brasileño, donde este tema rara vez aparece.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This paper analyzes content featured in Brazilian and German Geography curricula with the aim to explore how they handle the concept of development. The Brazilian sub-sample consisted of three curricula, namely one valid in the state of São Paulo and two across the nation. In contrast, the German sub-sample entailed three documents approved in the Federal State of Berlin. Given the federal education system in Germany, the validity of all curricula is restricted to the states. For this study, we considered two documents that regulated Geography in West Berlin and one document approved in the aftermath of German reunification. Our analysis first looked into each curriculum’s overall framework condition, always setting an emphasis on the prevailing conceptions of Geography and development. The results uncovered synergies between academic and school Geography in the two countries, but also found a number of differences in the approach to the concept of development. For example, critical perspectives originating from academic Geography had a stronger impact on school Geography in Brazil, leading to the more evident presence of the concept of uneven and combined development in two of the three curricula. In the German case, the role that the concept of sustainable development has gained in recent decades stands out, with implications for Education for Sustainable Development.
  • Manter-se desperto na cidade-dormitório: São Gonçalo-RJ e a cristalização de representações Artigo

    Nepomuceno, Marco Lourenço

    Resumo em Português:

    Resumo Entende-se que o conceito de cidade-dormitório, há muito presente nas discussões sobre São Gonçalo-RJ, provoca uma ausência: as várias possibilidades de ver e representar a cidade se ofuscam sob a onipresença desse conceito. Procuramos tratar das implicações da cristalização de certas representações que se conformam em torno dele. Entende-se que, quando deixa de ser mediação entre o vivido e o concebido, o conceito pode se cristalizar e bloquear o entendimento. Neste artigo, recuperamos alguns usos do conceito cidade-dormitório na Região Metropolitana do Rio de Janeiro confrontando-os com dados da realidade atual do município. Também discutimos implicações simbólicas e materiais devidas à cristalização dessas representações, acompanhadas de seu papel na produção do espaço da cidade. Como resultado de pesquisa, concluímos que é preciso fazer emergir um entendimento que ultrapasse a primazia do centro metropolitano; há que compreender as representações para deslindar seus nós, observá-las para ver além delas.

    Resumo em Francês:

    Résumé Le concept de ville-dortoir, longtemps présent dans les discussions sur São Gonçalo-RJ, provoque, lorsqu’il devient évident, une absence: les différentes possibilités de représenter la ville sont éclipsées par l’omniprésence de ce concept. Nous cherchons à aborder les implications de la cristallisation de certaines représentations qui se forment autour du concept de ville-dortoir. Lorsqu’un concept cesse d’être une médiation entre le vécu et le conçu, il peut se cristalliser et provoquer un blocage de la compréhension. Au cours de cet article, nous récupérons quelques utilisations du concept de ville-dortoir dans la région métropolitaine de Rio, en les confrontant à quelques informations de la réalité actuelle de la municipalité. Nous discutons ensuite des implications symboliques et matérielles de la cristallisation de ces représentations et leur rôle dans la production de l’espace urbain. Comme résultat de la recherche, nous avons conclu qu’il est nécessaire de faire émerger une compréhension qui va plus loin que la prépondérance du centre métropolitain; il faut comprendre les représentations pour défaire leurs nœuds, les observer pour pouvoir voir au-delà d’elles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The concept of commuter town, always present in discussions about São Gonçalo-RJ, provokes (when it becomes evident) an absence: the multiple possibilities of representing the city are obfuscated by the omnipresence of the concept. We seek to deal with the implications of the crystallization of representations that are formed around the commuter town concept. When the concept ceases to be a mediation between the experienced and the conceived, it can crystallize and cause a blockage of understanding. Along this paper, we recall some uses of the commuter town concept in Rio metropolitan region, confronting them with some data regarding the municipality’s current situation. Subsequently, we deal with symbolic and material implications derived from the crystallization of these representations and their role in the production of urban space. As a result, we concluded that it is necessary to develop an understanding that goes beyond the dominance of the metropolitan center; it is imperative to understand those representations in order to untangle their knots, and to observe them in order to see beyond them.
  • A estrutura fundiária de Goiás: mediações e conteúdo subjacente à propriedade privada da terra Artigo

    Silva, Edson Batista da

    Resumo em Português:

    Resumo O domínio histórico da terra no Brasil significou domínio do território e controle do Estado e de seus fundos públicos. A cerca cerceou o direito à terra e, como contradição viva, também pariu a luta na terra e pela reforma agrária. Nesse ínterim, este artigo apresenta a estrutura fundiária contemporânea de Goiás e as mediações históricas de sua constituição. Para isso, valeu-se de pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. Os resultados apontam que a luta pela terra e pela reforma agrária, responsável por regularizações fundiárias e desapropriações, culminou na criação de 426 assentamentos, com 23.670 famílias assentadas. O latifúndio detém 62% da área e 6,10% dos imóveis rurais em Goiás. Já os minifúndios e as pequenas propriedades controlam 76,23‬% das propriedades e 17,93% da área dos imóveis.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen El dominio histórico de la tierra en Brasil significó dominio del territorio, control del Estado y de sus fondos públicos. El cerco cercenó el derecho a la tierra, como contradicción viva, también parió la lucha en la tierra y por la reforma agraria. En este ínterin, este artículo presenta la estructura agraria contemporánea de Goiás y diserta sobre las mediaciones históricas de su constitución. Para ello, se utilizó de investigación bibliográfica y investigación documental. Los resultados apuntan que la lucha por la tierra y por la reforma agraria, responsable por regularizaciones agrarias y expropiación de tierras, culminó con la creación de 426 asentamientos con 23.670 familias asentadas. El latifundio detiene 62% del área en hectáreas y 6,10% de las propiedades rurales en Goiás. Ya los minifundios y las pequeñas propiedades controlan 76,23% de las propiedades y 17,93% del área de los inmuebles.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The historical domination of the land in Brazil has meant the domination of the territory, control of the state, and its public funds. As a living contradiction, fences curtailed the right to land and gave rise to the struggle for land and for agrarian reform. In the meantime, this article presents the contemporary land structure of the state of Goiás and discusses the historical mediations of its constitution. To that end, bibliographical and documentary research were carried out. The results show that the struggle for land and for agrarian reform, responsible for land regularization and expropriation, culminated in 426 settlements with 23,670 families settled. Latifundia hold 62% of the area in hectares and 6.10% of the rural properties in the state of Goiás. On the other hand, minifundia and small properties control 76.23% of the properties and 17.93% of the real state area.
  • Perspectiva de uma nova geografia portuária brasileira: avanços, recuos e permanências do setor portuário nacional depois dos anos 2000 Artigo

    Machado, Edson de Morais

    Resumo em Português:

    Resumo Os portos são fenômenos geográficos que materializam as inter-relações de espaços produtores e consumidores. No atual estágio do capitalismo, tornam-se elementos centrais, respondendo por mais de 90% do comércio internacional. No Brasil, o setor se caracteriza por um processo cíclico de maior/menor investimento. Entretanto, o período marcado pelas modificações radicais do setor em nível mundial é concomitante a mudanças na política de financiamento internacional e no endividamento do Estado. Novas lideranças passam a comandar o país, impondo políticas de contenção de gastos. Os portos se transformam em nós de estrangulamento que só passaram a ser enfrentados depois dos anos 2000, com financiamento estatal, parcerias público-privadas e nova legislação. Embora precisem amadurecer, os resultados iniciais lançam a perspectiva de um novo mapa portuário nacional. Objetivamos investigar essa nova dinâmica espacial, sua gênese, processo e perspectiva. Levamos em conta referências bibliográficas sobre o tema nas conjunturas internacional e nacional, além de dados de órgãos oficiais.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Los puertos son fenómenos eminentemente geográficos que materializan las interrelaciones de los espacios productores. En la etapa actual del capitalismo, se convierten en elementos centrales, representando más del 90% del comercio internacional. En Brasil, el sector se caracteriza por un proceso cíclico de mayor/menor inversión. Sin embargo, el período marcado por cambios radicales en el sector a nivel mundial se suma a cambios en la política financiera internacional y en el endeudamiento del Estado. Nuevos líderes comienzan a dominar el país, imponiendo políticas de reducción de costos. Los puertos se convierten en nodos de estrangulamiento que solo comenzaron a enfrentarse después de la década de 2000, con financiamiento estatal, asociaciones público-privadas y nueva legislación. Aunque necesitan madurar, los resultados iniciales arrojan perspectiva para un nuevo mapa de puertos. Así, pretendemos investigar esta nueva dinámica espacial, su génesis, proceso y perspectiva. Se tienen en cuenta referencias bibliográficas sobre el tema en el contexto internacional y nacional, así como datos de organismos oficiales.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Ports are geographical phenomena that materialize the interrelationships of producer and consumer spaces. In the current stage of capitalism, they become central elements, accounting for over 90% of international trade. In Brazil, the sector is characterized by a cyclical process of higher/lower investment. However, the period marked by radical changes in the sector at a world level occurs together with changes in the international financing policy and in the State’s indebtedness. New leaders start to command the country, imposing cost-cutting policies. Ports become strangulation nodes that only began to be faced after the 2000s, with state funding, public-private partnerships and new legislation. Although they need to mature, the initial results cast perspective for a new port map. Thus, we aim to investigate this new spatial dynamic, its genesis, process and perspective. We considered bibliographical references on the subject in international and national context, as well as data from official bodies.
  • A resiliência frente aos riscos socioecológicos e econômicos: conceitos e propostas Article

    Zaar, Miriam Hermi

    Resumo em Português:

    Resumo A resiliência, como conceito, indica métodos e procedimentos que podem nos orientar na definição de novas vias de desenvolvimento que atenuem ou superem as crises. O objetivo deste artigo é associar esse conceito ao cenário de riscos socioecológicos e econômicos em diferentes escalas, a fim de formular propostas que conduzam a uma sociedade mais equitativa e sustentável e, portanto, menos suscetível a períodos de instabilidade e incertezas. Para tanto, esta análise, realizada a partir de uma ampla revisão bibliográfica, se propõe a apresentar novas vias, cujos atributos priorizem um desenvolvimento com base nas potencialidades naturais, sociais e econômicas endógenas, levando em conta princípios como diversidade, flexibilidade, capacidade adaptativa e transformalidade.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La resiliencia, en cuanto concepto, indica métodos y procedimientos que pueden orientarnos hacia nuevas vías de desarrollo que mitiguen o superen las crisis. Este artículo tiene como objetivo asociar este concepto al escenario de riesgos socioecológicos y económicos en diferentes escalas geográficas, con el propósito de contribuir a la formulación de propuestas que nos induzcan hacia una sociedad más equitativa y sostenible, y por lo tanto menos susceptible a períodos de inestabilidad e incertidumbres. Para ello, este análisis, realizado a partir de una amplia revisión bibliográfica, plantea nuevos retos que prioricen el desarrollo a partir de las potencialidades naturales, sociales y económicas endógenas, teniendo en cuenta principios cómo diversidad, flexibilidad, capacidad adaptativa y transformalidad.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Resilience, as a concept, indicates methods and procedures that can be oriented towards new development routes to mitigate or exceed crises. This article aims to associate this concept with the scenario of socio-ecological and economic risks at different geographical scales, with the purpose of contributing to the formulation of proposals that could lead to a more equitable and sustainable society, which is therefore less susceptible to periods of instability and uncertainty. Thus, this analysis, carried out from an extensive bibliographic review, poses new challenges that prioritise development based on endogenous natural, social, and economic potentialities, taking into account principles such as diversity, flexibility, adaptive capacity, and transformality.
  • Fixos da saúde e fluxos na difusão e atendimento de pacientes com Covid-19 em São Luís, Maranhão, Brasil Artigo

    Oliveira, Allison Bezerra; Silva, Adriana Maria Bernardes da

    Resumo em Português:

    Resumo Este trabalho discute a dinâmica de difusão da Covid-19 no Maranhão a partir dos fluxos desencadeados durante a pandemia, por pessoas buscando atendimento em São Luís. Discute também a seletividade com que o território maranhense é usado por empresas de saúde, resultando em zonas de densidade, como São Luís, e zonas de rarefação, como a maior parte dos demais centros do estado. Na pandemia, essa particularidade regional gerou fluxos de pessoas em busca de diagnóstico e tratamento, ampliando áreas de contágio e fragilizando o sistema de saúde. Metodologicamente, o trabalho analisa a distribuição de equipamentos médico-hospitalares e de fixos da saúde para discutir a mobilidade de pessoas, agravada pela pandemia. Os dados advêm sobretudo do Sistema de Informações de Saúde e do Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde do Brasil (ambos do Datasus, Ministério da Saúde) e da Secretaria de Estado da Saúde do Maranhão. Os resultados indicam que a Covid-19 intensificou o fluxo de pessoas para São Luís, ampliando a área de contágio e o número de óbitos na capital.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen Este trabajo tiene como objetivo discutir la dinámica de propagación de Covid-19 en Maranhão a partir de los flujos desencadenados, durante la pandemia, por personas que buscan atención en São Luís: densidad, como São Luís, y zonas de rarefacción, como la mayoría de los otros centros de el estado. En la pandemia, esta particularidad regional generó flujos de personas en busca de diagnóstico y tratamiento, ampliando las áreas de contagio y debilitando el sistema de salud. Metodológicamente, el trabajo analiza la distribución de equipos médicos y hospitalarios y equipos fijos de salud para discutir la movilidad de las personas, agravada por la pandemia. Los datos provienen principalmente del Sistema de Información en Salud y del Registro Nacional de Establecimientos de Salud de Brasil (ambos del Datasus, Ministerio de Salud) y de la Secretaría de Estado de Salud de Maranhão. Los resultados indican que la Covid-19 intensificó el flujo de personas hacia São Luís, ampliando el área de contagio y el número de muertos en la capital.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This work aims to discuss the dynamics of the spread of Covid-19 in Maranhão from the flows triggered, during the pandemic, by people seeking care in São Luís. It also discusses the selectivity with which the territory of Maranhão is used by healthcare companies, resulting in density zones, like São Luís, and sparsity zones, like most of the other centers of the state. In the pandemic, this region generated flows of people seeking diagnosis and treatment, expanding areas of contagion, and weakening the healthcare system. Methodologically, the work analyzes the distribution of medical and hospital equipment and fixed healthcare equipment to discuss the mobility of people, which was aggravated by the pandemic. The data is mostly from the Health Information System and the National Registry of Health Facilities in Brazil (both from Datasus and the Brazilian Ministry of Health) and from the Maranhão State Department of Health. The results indicate that Covid-19 intensified the flow of people to São Luís, expanding the area of contagion and the number of deaths in the capital.
  • “Na minha terra, ninguém entra para retirar cano algum!” Conflitos pela água e o hidronegócio no Recôncavo Baiano Artigo

    Conceição, Silvia Celeste Ferreira da; Manzi, Maya

    Resumo em Português:

    Resumo Este artigo analisa os conflitos pela água decorrentes de um processo de des-re-territorialização de famílias ribeirinhas atingidas pela construção, na década de 1980, da barragem Pedra do Cavalo, no Recôncavo Baiano. A pesquisa baseou-se numa metodologia qualitativa, a partir de um estudo de caso, usando entrevistas semiestruturadas com as famílias reassentadas na Agrovila do Sobrado, no município de Cabaceiras do Paraguaçu. Interpretados com base na literatura e em perspectivas da ecologia política, justiça ambiental e geografia crítica, os resultados mostram que o impacto do hidronegócio nessas famílias se manifesta em três tipos de conflito pela água, decorrentes: (1) do processo de deslocamento compulsório provocado pela construção da barragem, (2) da falta de acesso à água em qualidade e quantidade no novo território e (3) da perda do acesso gratuito a fontes de água comunitária essenciais para a manutenção das atividades reprodutivas das famílias. Assim, a vida dos atingidos pela barragem é caracterizada por uma luta incessante contra diversas formas de despossessão e pela defesa das águas comuns.

    Resumo em Francês:

    Résumé Cet article analyse les conflits autour de l’eau résultant d’un processus de dé-re-territorialisation des familles riveraines affectées par la construction, dans les années 1980, du barrage de Pedra do Cavalo, dans le Recôncavo Baiano. La recherche s’est appuyée sur une étude de cas utilisant des entretiens semi-structurés menés avec des familles réinstallées à Agrovila do Sobrado, dans la municipalité de Cabaceiras do Paraguaçu. Les résultats de cette démarche qualitative, basée sur la littérature et perspectives d’écologie politique, justice environnementale et géographie critique, montrent que les impacts de l’hydrobusiness sur ces familles se manifestent à travers trois types de conflits résultant: (1) du processus de déplacement forcé causé par la construction du barrage; (2) du manque d’accès à l’eau en quantité et en qualité sur le nouveau territoire; et, (3) de la perte d’accès gratuit aux eaux de source essentielles à la manutention des activités reproductives. Ainsi, la vie des familles affectées par le barrage est caractérisée par une lutte incessante contre diverses formes de dépossession et pour la défense d’eaux communes.

    Resumo em Inglês:

    Abstract This article analyzes the conflicts over water resulting from a process of de-re-territorialization of riverside families affected by the construction of the Pedra do Cavalo dam, in the 1980s, in the region of Recôncavo Baiano. The investigation is based on a qualitative methodology, focusing on a case study in which we conducted semi-structured interviews with resettled families in Agrovila do Sobrado, in the Municipality of Cabaceiras do Paraguaçu. Through interpretations based on the literature and perspectives of political ecology, environmental justice and critical geography, the results have demonstrated that the impacts of “hydro business” on these families has led to three types of water conflicts, resulting from: (1) forced displacement caused by the construction of the dam; (2) a lack of access to water, both in quality and quantity, on the new territory; and, (3) the loss of free access to community water sources essential for maintaining reproductive activities. Thus, the lives of the families affected by the dam are characterized by an incessant struggle against various forms of dispossession and by defending the right to water commons.
  • A pluviometria da região da Serra do Caraça e a influência no Quadrilátero Ferrífero, Minas Gerais Artigo

    Fernandes, Antoniel Silva; Moreira, Alecir Antonio Maciel

    Resumo em Português:

    Resumo A pesquisa analisa sobretudo o comportamento e a distribuição das chuvas na Serra do Caraça e a interação com seu entorno, a região do Quadrilátero Ferrífero, evidenciando o papel da orografia. Utilizou-se da climatologia geográfica e da análise espacial, com técnicas estatísticas como ferramentas de interpretação dos dados e visando extrair a dinâmica e os ritmos climáticos. Os resultados demonstraram que o conjunto serrano, principalmente na borda leste (Serra do Caraça), influencia a dinâmica da circulação geral e das correntes que provocam distúrbios nos ventos (W/NW e S/SE). Essas correntes concorrem com a precipitação, que pode ultrapassar os 2.500 mm. Constatou-se que há variabilidade na distribuição da chuva no interior do Quadrilátero Ferrífero (bordas N/E apresentam volumes de chuvas mais expressivos que bordas W/S). Quanto à variabilidade espacial e temporal, entre 1984-92, registraram-se as maiores ocorrências de chuva, e, nos anos de 1998-2003 e 2013-16, as menores, no arco de tempo analisado.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La investigación se centró en analizar el comportamiento y la distribución de las precipitaciones en la Sierra del Caraça y la interacción con su entorno, la región del Cuadrilátero de Hierro, destacando el papel de la orografía. Se utilizó la climatología geográfica y el análisis espacial, a través de técnicas estadística con herramientas de interpretación de datos y con el objetivo de extraer la dinámica y los ritmos climáticos. Los resultados mostraron que la cordillera, principalmente en el borde oriental (Sierra del Caraça), influye en la dinámica de circulación general y en las corrientes que traen perturbaciones en los vientos (O/NO y S/SE). Las corrientes contribuyen a la precipitación, y pueden alcanzar valores superiores a 2.500 mm. Se encontró que existe variabilidad en la distribución de la lluvia dentro del Cuadrilátero de Hierro (los bordes N/E presentan volúmenes de lluvia más expresivos en relación con los bordes O/S). En cuanto a la variabilidad espacial y temporal, entre 1984-92 se registraron las mayores ocurrencias de precipitaciones, y los años 1998-2003 y 2013-16 se registraron las menores ocurrencias en el espacio de tiempo analizado.

    Resumo em Inglês:

    Abstract The research focused on analyzing the pattern and distribution of rainfall in the Serra do Caraça, and the interaction with its surroundings - the Quadrilátero Ferrífero region - highlighting the function of the orography. Geographical Climatology and Spatial Analysis were used in order to develop the present investigation, with statistical techniques such as data interpretation tools, thus extracting the dynamics and climatic pattens. The results demonstrated that the mountain range, mainly on the eastern edge (Serra do Caraça), influences the dynamics of the general circulation and currents that bring disturbances in the winds (W/NW and S/SE). This contributes to precipitation, which may reach values greater than 2,500 mm. We found a variability in the distribution of rainfall within the Quadrilátero Ferrífero - N/E corners presents more substantial rainfall volumes than the W/S edges. Regarding the spatial and temporal variability: between 1984-92 the highest occurrences of rainfall were recorded; and in the years 1998-2003 and 2013-16, the lowest occurrences were recorded in the analyzed period.
  • A geografia dos anos iniciais como desafiadora e perigosa Artigo

    Catling, Simon

    Resumo em Português:

    Resumo A geografia dos anos iniciais (AI) é um assunto muito confortável. Ela tende a evitar tópicos da Geografia considerados “inaceitáveis”, ameaçadores ou potencialmente perigosos. Considerar desafio e “perigo” na Geografia dessa fase escolar não é tanto sobre os perigos do trabalho de campo, mas sim sobre tópicos intelectuais, emocionais e socialmente perigosos, local e globalmente. A tendência é ensinar o que é aceitável e não causar desconforto, focar os aspectos positivos do mundo, demonstrar esperança. Mas isso não é sempre recomendável. Aqui se descrevem e questionam quatro argumentos em prol dessa abordagem confortável. O argumento que recomenda “ir com cuidado” num mundo inseguro, mesmo quando pensamos em crianças menores, mantém o indivíduo desinformado, e por isso deve ser questionado. O desejo de ser otimista não deve comprometer o ato de ser realista e honesto com as crianças, que por sua vez são capazes e resilientes. Para sustentar a proposta de uma abordagem mais exigente e mesmo mais “perigosa” da Geografia dos AI, sugerimos alguns tópicos que podem ser investigados pelas crianças. Surge então a inevitável pergunta: a quem ensinamos Geografia? O objetivo deste ensaio é levantar questionamentos e trazer uma reflexão sobre o papel da educação (em Geografia) no mundo atual.

    Resumo em Espanhol:

    Resumen La geografía primaria es un tema bastante cómodo. Tiende a evitar temas geográficos “inaceptables”, amenazantes y potencialmente peligrosos. Considerar el desafío y el "peligro" en la geografía primaria no se trata tanto de los peligros del trabajo de campo como de los temas intelectual, emocional y socialmente peligrosos, a nivel local y global. La tendencia es enseñar lo que es aceptable y no causar incomodidad, enfocarse en los aspectos positivos del mundo, demostrar esperanza. El deseo es centrarse en lo positivo del mundo, tener esperanza. Pero esto no siempre puede ser sabio. Se describen y cuestionan cuatro argumentos a favor de un enfoque cómodo en la geografía primaria. El argumento es que "jugar a lo seguro" en un mundo inseguro, incluso para los niños más pequeños, los mantiene desinformados y necesita ser cuestionado. El deseo de ser positivo no debe socavar el ser realista y honesto con los niños, que son capaces y resistentes. Para justificar la adopción de un enfoque más exigente, incluso "peligroso", en la geografía primaria, se dan ejemplos para indicar temas de geografía desafiantes que los niños más pequeños pueden investigar. Inevitablemente, la pregunta emergente es para quién se enseña geografía. Esencialmente, el propósito de este artículo es plantear preguntas, pensar más abiertamente y alentar la reflexión sobre el papel de la educación (geográfica) en el mundo actual.

    Resumo em Inglês:

    Abstract Primary geography is rather comfortable subject. It tends to avoid ‘unacceptable’, threatening and potentially dangerous geography topics. Considering challenge and ‘danger’ in primary geography is not so much about fieldwork dangers as about intellectually, emotionally and socially dangerous topics, locally and globally. The tendency is to teach what is acceptable and not to ruffle feathers, except perhaps ever so gently. The desire is to focus on the positive about the world, to be hopeful. But this may not always be wise. Four arguments for a comfortable approach in primary geography are outlined and challenged. The argument is that 'playing safe' in an unsafe world, for even younger children, keeps them uninformed and needs to be challenged. The desire to be positive must not undermine being realistic and honest with children, who are capable and resilient. To make a case for taking a more demanding, even ‘dangerous’, approach in primary geography, examples are given to indicate challenging geography topics which younger children can investigate. Inevitably, the emergent question is who geography is taught for. Essentially, the purpose of this article is to raise questions, to think more openly and to encourage reflection on the role of (geographical) education in today’s world.
Universidade de São Paulo Av. Prof. Lineu Prestes, 338 - Cidade Universitária, Cep: 05339-970 Tels: 3091-3769 / 3091-0297 / 3091-0296 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revistageousp@usp.br