Resumo:
Considerando que o trabalho colaborativo é um fenômeno crescente, entender como os grupos aprendem de forma eficaz é algo crítico. Essa pesquisa teve como objetivo identificar e detalhar as práticas realizadas nos processos de produção do diagnóstico por imagem, que suportam a aprendizagem contínua em grupos de radiologistas. É um estudo de múltiplos casos, que reúne conhecimento prático e dependente do contexto sobre as práticas de grupos, no ambiente específico da radiologia e diagnóstico por imagem. Os dados foram coletados por meio de observações e entrevistas semiestruturadas, com membros de três grupos pertencentes a diferentes organizações de radiologia e diagnóstico por imagem. Os resultados desse estudo evidenciam como uma cultura de aprendizado, a integração e a cooperação, um ambiente físico adequado, o apoio da liderança e o suporte tecnológico quando combinados em atividades presenciais e virtuais, garantem o aprendizado organizacional nos grupos e individual do radiologista, criando caminhos transformadores e disruptivos. Conclui-se que, o uso de práticas adequadas facilita o aprendizado dos grupos, o que ajuda a diminuir erros diagnósticos e contribui para a qualidade diagnóstica e proteção radiológica do paciente.
Palavras-chave:
Compartilhamento do conhecimento; Aprendizagem; Práticas em grupo; Radiologia; Diagnóstico por imagem; Proteção radiológica