Trabalho em equipe |
Para Wolfe & Box (1987)Wolfe, J., & Box, T. M. (1987). Team chesion effects on business game performance. Developments in Business Simulation & Experiential Exercises, 14, 250-255., equipes com alta coesão parecem estabelecer seus modelos de desempenho mais facilmente e oferecem um feixe maior de recompensas aos seus membros. Para os autores, grupos altamente coesos são mais eficazes porque pouca energia é necessária para manter o grupo e, além disso, o grupo pode direcionar a maior parte de sua energia na realização do objetivo ao invés de direcioná-la a conflitos internos, a seu manejo e solução. |
Papel de compatibilidade |
Segundo Wagner (2006Wagner, J. A., III. (2006). Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva., p. 222), “[...] pessoas que compartilham as mesmas atitudes, valores ou interesses tendem a sentir atração recíproca”. Para Rubio (2003)Rubio, K. (2003). Psicologia do Esporte: teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo., é necessário gerar um clima de confiança e cumplicidade na convivência da equipe, em que os membros devem sentir-se compatíveis e acreditar que o bom resultado depende muito mais da relação existente entre eles do que do desempenho individual. |
Apoio e respeito mútuo |
Para Wolfe & Box (1987Wolfe, J., & Box, T. M. (1987). Team chesion effects on business game performance. Developments in Business Simulation & Experiential Exercises, 14, 250-255., p. 250), “[...] a coesão de uma equipe gira em torno de fatores como gostos pessoais ou admiração mútua, semelhanças, aceitação dos objetivos do grupo, satisfação com o estilo de liderança, processo de tomada de decisão, estrutura e ambiente”. |
Grau de doação |
Weinberg & Gould (2001)Weinberg, R. S., & Gould, D. (2001). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (2 ed.). Porto Alegre: Artmed. apontam os fatores pessoais como pontos relevantes no contexto das equipes, que podem interferir na coesão do grupo quando não trabalhados. Eles representam o motivo pelo qual cada integrante está participando da atividade. Envolvem atitude, representada pelo nível de doação, compromisso em executar o que é proposto e satisfação em executar. |
Resolução de conflito |
Para Cratty (1984)Cratty, B. J. (1984). Psicologia do esporte. Rio de Janeiro: Prentice-Hall do Brasil., a coesão modifica-se quando há tensão no grupo. Com tensão moderada, os sentimentos fraternos são evidenciados; tensão alta pode afetar a estrutura do grupo; com pouca ou nenhuma tensão os integrantes terão menos colaboração no esforço total. Segundo Wagner (2006Wagner, J. A., III. (2006). Comportamento organizacional. São Paulo: Saraiva., p. 222), “[...] ameaças ao bem-estar de um grupo, originadas de fora, podem reforçar a coesão do grupo por propiciarem um inimigo comum que motiva uma resposta unificada. Porém o conflito entre grupos pode promover a coesão interna”. O autor salienta que utilizar o conflito para gerar coesão é perigoso porque desestimula a cooperação entre grupos. |
União |
Os estudos de coesão multidimensional apontam duas categorias: a primeira – integração de grupo – reflete as percepções individuais sobre a proximidade, semelhança e união dentro do grupo como um todo, como também a unificação do grupo; a segunda categoria refere-se à execução das tarefas (Carron et al., 2002bCarron, A.V., Bray, S. R., & Eys, M. A. (2002b). Team cohesion and team success in sport. Journal of Sports Sciences, 20(2), 119-128.). |
Papéis bem definidos |
O líder deve organizar e orientar a equipe, através de comunicação clara e efetiva, discutir falhas ocorridas na execução, propor soluções e seu enfrentamento. O líder tem como papel fundamental acompanhar e direcionar a equipe durante toda a competição (Rubio, 2003Rubio, K. (2003). Psicologia do Esporte: teoria e prática. São Paulo: Casa do Psicólogo.). Segundo Weinberg & Gould (2001)Weinberg, R. S., & Gould, D. (2001). Fundamentos da psicologia do esporte e do exercício (2 ed.). Porto Alegre: Artmed., o líder deve esclarecer os papéis de cada membro do grupo e evidenciar que a soma do desempenho de todos é que proporciona o sucesso da equipe. Cada integrante deve conhecer o seu papel e sua importância para o grupo, sentindo-se apoiado pelos colegas, aferindo orgulho de sua função no grupo. |
Disciplina da equipe nas tarefas |
Cartwright & Zander (1975)Cartwright, D., & Zander, A. (1975). Dinâmica de grupo: pesquisa e teoria. São Paulo: EPU. apontam que um grupo coeso é considerado aquele no qual os membros se reúnem a fim de trabalhar por um objetivo comum, aceitando as normas impostas e buscando cumpri-las para alcançar resultados coletivos em prol de todos. |