Resumo
O setor de autopeças tem um papel importante na economia nacional e possui a necessidade de se tornar mais competitivo diante de algumas dificuldades enfrentadas no contexto atual. Nesse cenário, considera-se de grande importância o alinhamento da estratégia de produção e sua contribuição para a competitividade do setor no país. Desse modo, a pesquisa tem como objetivo analisar com base em métodos propostos na literatura, o grau de alinhamento interno da estratégia de produção em dois segmentos de uma empresa do setor de autopeças. O método adotado foi o estudo de caso, sendo a pesquisa de caráter combinado que faz uso da abordagem qualitativa e quantitativa. Entre os principais resultados percebe-se que, embora a organização analisada tenha maior domínio sobre as tecnologias de processo de produção voltados aos produtos que atendem ao mercado de veículos comerciais, existem esforços para a redução do portfólio de produtos e a padronização dos produtos oferecidos no mercado, sendo o custo a prioridade competitiva emergente.
Palavras-chave:
Alinhamento estratégico; Estratégia de produção; Estratégias competitivas