Resumo
O presente estudo objetivou verificar a relação existente entre Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) e qualidade de vida pessoal, identificando fatores que determinam a satisfação e a rotatividade de colaboradoras em empreendimentos hoteleiros. A alta rotatividade no setor hoteleiro é uma realidade e, por vezes, está atrelada a remuneração oferecida pelo setor, porém, não está condicionada somente a esse aspecto. Procurou-se, por meio desse estudo, identificar os fatores geradores da satisfação ou insatisfação (rotatividade) das colaboradoras. Os instrumentos metodológicos utilizados foram questionário estruturado, entrevista semiestruturada e questionário estruturado em escala tipo Likert. Os fatores identificados estavam relacionados ao ambiente de trabalho e à remuneração, os quais interferem na satisfação das colaboradoras, no comprometimento com a empresa contratante, no trabalho desenvolvido assim como na rotatividade. Constatou-se nos hotéis pesquisados que, aqueles que procuravam oferecer melhores condições de trabalho na sua prática diária proporcionavam mudanças positivas no seu ambiente laboral, melhorias no produto ofertado e na qualidade de vida das colaboradoras, maior satisfação dos clientes, menor rotatividade, promovendo inclusive maior lucratividade.
Palavras-chave:
Qualidade de vida no trabalho; Qualidade de vida pessoal; Satisfação; Rotatividade; Hotelaria