EMPRESA “A” - Alimentos/ Panificação |
• Uso de sacolas de papel (em desuso); • Uso de fornos elétricos; • Separação de resíduos; • Economia de água e energia; • Ações junto à comunidade, doações. |
• Falta de estrutura; • Falta de sensibilização ambiental da população; • Altos custos de energia; • Motivações econômicas e pessoais; • Poucos clientes se preocupam com meio ambiente. |
• Concepção bem definida sobre Responsabilidade Socioambiental; • Percepção não formulada sobre Sustentabilidade; • Entende a importância do meio ambiente. |
• Maior competitividade, retorno positivo de imagem e aumento das vendas; • Boa relação custo/benefício. |
EMPRESA “B” - Comunicação Visual e Gráfica |
• Economia de água e energia; • Doações de materiais para a comunidade; • Participação em Institutos de Apoio a Portadores de Câncer. |
• Motivação econômica; • Ausência de Incentivo dos governos; • Consumidores não se preocupam com meio ambiente. |
• Não estruturou formalmente a resposta sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. |
• Redução de custos; • Aumento de competitividade e das vendas; • Melhoria da imagem da empresa. |
EMPRESA “C” - Comunicação Visual, Gráfica e Têxtil |
• Separação de resíduos; • Doação de materiais para artesanatos; • Parcerias com instituições. |
• Motivações pessoais e consciência empresarial; • Ausência de incentivo dos governos; • Considera difícil a continuidade de ações ambientais. |
• Entende o meio ambiente como importante e possível de ser trabalha; • Conhecimento articulado sobre questões socioambientais. |
• Melhoram a imagem da empresa; • Aumento de competitividade e das vendas; • Preferência dos consumidores. |
EMPRESA “D” - Comunicação Visual e Gráfica |
• Economia de água e energia; • Já tentou realizar coleta seletiva, mas não obteve êxito. |
• Falta de mão de obra qualificada; • Dificuldade de capital; • Falta de apoio do Poder Público; • Falta de cultura ambiental; • Considera produtos ambientais ainda caros. |
• Percepção bem formulada sobre temas socioambientais. |
• Percebe que práticas socioambientais não trazem benefícios para as empresas. |
EMPRESA “E” - Alimentos |
• Economia de água e energia; • Logística reversa; • Apoio a Instituições de Apoio a Portadores de Câncer; • Biblioteca para os colaboradores. |
• Falta de iniciativa das empresas; • Dificuldades inerentes ao porte da empresa. |
• Estruturou formalmente a resposta sobre Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental. |
• Reconhecimento perante outras empresas; • Facilidade de mercados; • Preferência dos consumidores. |
EMPRESA “F” – Vidraçaria, marmoraria e metalurgia. |
• Separação de resíduos; • Economia de água e energia. |
• Falta de capital de giro; • Falta de informações sobre ações ambientais. |
• Não estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Aumento das vendas; • Ações ambientais geram gastos. |
EMPRESA “G” - Produtos de limpeza em geral |
• Preocupação com os efluentes líquidos; • Produzem embalagens a partir da reciclagem; • Separação de materiais; • Doação de produtos para instituições. |
• Problemas financeiros e falta de capital; • Falta de incentivo do governo; • Ações ambientais caras. |
• Não estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais; • Percebe o mercado já preocupado com questões socioambientais. |
• Retorno positivo nas vendas. |
EMPRESA “H” - Construção civil. |
• Preocupação com o solo; • Preocupação com separação de resíduos e sua destinação; Economia de água. |
• Excesso de burocracia nos órgãos; • Falta de parceria com órgãos ambientais. |
• Percepção bem formulada sobre temas socioambientais. |
• Melhora a imagem diante dos consumidores; • Aumento de competitividade e das vendas. |
EMPRESA “I” - Gráfica e comunicação visual |
• Economia de energia; • Separação de materiais e sua doação; • Ações em parceria com a Prefeitura. |
• Motivação pessoal; • Economia de custo. |
• Percepção bem formulada sobre temas socioambientais. |
• Aumento de competitividade e das vendas; • Importante fator estratégico; • Fideliza clientes. |
EMPRESA “J” - Fabricação de móveis de madeira |
• Separação de resíduos de madeira e sua doação; • Economia de energia; • Ações junto à comunidade. |
• Alto custo de matéria-prima; • Consumidores não se preocupam com meio ambiente. |
• Percepção parcialmente formulada sobre temas socioambientais. |
• Funciona como propaganda da empresa; • Ações ambientais dependem de gastos. |
EMPRESA “K” - Construção civil. |
• Evitam desperdício de materiais; • Economia de água; |
• Dificuldade de investir no meio ambiente por alto custo; • Consumidores pouco se importam com meio ambiente. |
• Conhecimento articulado sobre questões socioambientais. |
• Redução de custos; • Aumento de competitividade e das vendas. |
EMPRESA “L” - Construção civil. |
• Preocupação ambiental nas construções; • Separação de resíduos e recolhimento de entulhos; • Doação de árvores. |
• Altos impostos e falta de incentivo do Governo; • Pouca participação da sociedade. |
• Estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Aumenta a motivação pessoal; • Melhora a imagem empresarial; • Aumento de competitividade. |
EMPRESA “M” -Alimentos/ Panificação. |
• Uso de sacolas de papel e de pano (em desuso); • Separação de materiais; • Economia de água e energia; • Ações junto a instituições beneficentes. |
• Motivação pessoal; • Noção de responsabilidade; • Venda de materiais que podem ser vendidos; • Falta de incentivos. |
• Conhecimento articulado sobre questões socioambientais. |
• A sociedade vê a empresa de modo diferente; • Impacto financeiro positivo. |
EMPRESA “N” - Construção civil. |
• Recolhimento de resíduos e destinação adequada; • Economia de água; • Utilização de materiais e produtos ecológicos. |
• Consciência ambiental do gestor; • Falta de recursos financeiros; • Falta de mão de obra qualificada, altos custos e muitos impostos; • Considera caro investir em meio ambiente; • Poucos consumidores com consciência ambiental. |
• Estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Impacto financeiro negativo a curto prazo, pelos custos; • Consequências positiva no longo prazo, pelo aumento de vendas e competitividade. |
EMPRESA “O” - Alimentos/ Panificação. |
• Economia de água e energia; • Sobras de alimentos usadas na criação de animais; • Doação de alimentos para instituições religiosas. |
• Necessidade de incentivos; • Clientes sem consciência ambiental. |
• Não estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Não percebe nenhum efeito positivo ou negativo. |
EMPRESA “P” - Fabricação de móveis de madeira |
• Sobras de materiais de madeira são doadas; • Economia de energia. |
• Entende que os consumidores já se preocupam com meio ambiente; • Ausência de incentivos do governo. |
• Não estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Retorno financeiro, através do aumento de vendas e competitividade. |
EMPRESA “Q” – Gráfica e comunicação visual |
• Economia de água e energia; • Separação de metais e tecidos são vendidos; • Ação voluntária em parceria com instituições. |
• Consumidores não se importam com meio ambiente; • Ausência de políticas públicas de incentivo às ações socioambientais; • Entende que incentivos fiscais motivam ações socioambientais. |
• Conhecimento articulado sobre questões socioambientais; • Ações socioambientais apenas demonstram uma preocupação diferente por parte das empresas. |
• Escassez de água motiva o uso consciente do recurso; • Empresas passam a ser mais bem vistas pela sociedade; • Enxerga como um custo a mais para as empresas. |
EMPRESA “R” - Fabricação de equipamentos de musculação e ginástica |
• Sobras de materiais são doadas ou utilizadas para reciclagem; • Fabricação de objetos a partir do material remanescente; • Economia de energia. |
• Falta de conhecimento por parte das organizações; • Alto custo de ações socioambientais; • Clientes com preocupação ambiental. |
• Entende que as ações dependem da área de atuação da empresa; • Estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Melhoria da percepção dos clientes sobre a empresa; • Aumento de confiança e fidelidade; • Aumento de vendas e retorno financeiro; • Ações ambientais, como reciclagem, geram um efeito positivo para a empresa e para a sociedade. |
EMPRESA “S” - Alimentos, produtos de carnes e seus derivados. |
• Economia de água e energia; • Tratamento e reuso da água. |
• Falta de mão de obra qualificada; • Considera complexo investir em meio ambiente em função dos gastos; • Consumidores já se importam com a questão ambiental; • Aumento de consciência ambiental empresarial. |
• Conhecimento articulado sobre questões socioambientais; • Entende que empresas investem no meio ambiente por cobrança dos órgãos. |
• Não percebe impacto positivo nas vendas, em função da cultura local; • Reuso da água traz impactos positivos, pela redução de custos. |
EMPRESA “T” - Fabricação de gelo. |
• Preocupação com consumo de água, principal matéria-prima da produção; • Separação de materiais para posterior reciclagem; • Economia de energia; • Desenvolve ações de doações. |
• Excesso de burocracia e dificuldade de crédito bancário; • Motivação pela consciência ambiental empresarial; • Não considera difícil desenvolver ações socioambientais. |
• Estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais; • Associa meio ambiente com a qualidade de vida. |
• Conscientização das pessoas; • Impacto financeiro positivo com aumento das vendas e economia de custos. |
EMPRESA “U” - Alimentos, fabricação de pizzas e outros produtos. |
• Separação dos resíduos; • Horta orgânica na empresa; • Economia de água e energia; • Ações de voluntariado; • Ação social junto a instituição filantrópica. |
• Motivação pessoal e empresarial; • Ausência de incentivos; • Economia dos custos. |
• Estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Retorno financeiro pela venda de latinhas separadas; • Contribuem para uma sociedade justa, consciente e equilibrada; • Gera valor e credibilidade para a empresa; • Impacto financeiro positivo. |
EMPRESA “V” - Fabricação de móveis de madeira e inox. |
• Separação de restos de materiais e pó de madeira que é destinado à reciclagem; • Economia de energia. |
• Ausência de incentivos; • Empresa de porte pequeno; • Não considera difícil desenvolver ações ambientais. |
• Percepção parcialmente formulada sobre temas socioambientais. |
• Benefício ambiental, com aproveitamento dos materiais; • Aumento de vendas e da imagem da empresa. |
EMPRESA “W” - Fabricação de materiais de vidro, alumínio e PVC. |
• Seleção e separação dos materiais; • Doação de materiais; • Economia de energia; • Ações de voluntariado. |
• Percepção pessoal da importância do meio ambiente; • Percebe falta de conhecimento por parte dos empresários. |
• Estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Melhora a qualidade de vida; • Melhora a imagem da empresa. |
EMPRESA “X” - Alimentos/ Panificação. |
• Economia de água e energia; • Separação de matérias e posterior doação; • Ações de voluntariado junto a instituições beneficentes. |
• Motivação pessoal para ações sociais; • Considera difícil desenvolver ações ambientais; • Ausência de consciência no meio empresarial. |
• Não estruturou formalmente a resposta sobre temas socioambientais. |
• Diferencial para decisão de compra dos consumidores; • Aumenta as vendas. |