Identificação de
oportunidades
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Pesquisa de mercado; contato direto com consumidores; coleta sistematizada de informação de mercado. |
Planilhas, painéis visuais. |
Cooper (1988)Cooper, R. G. (1988). Predevelopment activities determine new product success. Industrial Marketing Management, 17(3), 237-247. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)90007-7. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)9...
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Técnicas formais (técnicas de criatividade; técnicas de resolução de problemas; brainstorming); Técnicas informais (discussões no ciberespaço, seções ad hoc, percepções individuais). |
Espinha de Peixe; mapas mentais; mapeamento de processo. |
Koen et al. (2002)Koen, P. A., Ajamian, G., Boyce, S., Clamen, A., Fisher, E., Fountoulakis, S., Johnson, A., Puri, P., & Seibert, R. (2002). Fuzzy-front end: effective methods, tools and techniques. In P. Belliveau, A. Griffen & S. Sorermeyer. PDMA toolbook for new product development (pp. 2-35). New York: John Wiley & Sons.
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Fatores ambientais/benchmarking; insights dos empregados; técnicas de criatividade. |
Mapas mentais; software para cruzamento de dados. |
Flynn et al. (2003)Flynn, M., Dooley, L., O’Sullivan, D., & Cormican, K. (2003). Idea management for organisational innovation. International Journal of Innovation Management, 7(4), 417-442. http://dx.doi.org/10.1142/S1363919603000878. http://dx.doi.org/10.1142/S1363919603000...
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Pesquisa de mercado, análise de segmentos de mercado; forecasting tecnológico (análise de tendências); análise de tendências dos consumidores, avaliação dos consumidores; planejamento de cenários; tecnology roadmapping; análise SWOT; árvore de relevância, roda de implicações. |
Softwares Planilhas Gráficos |
Whitney (2007)Whitney, D. E. (2007). Assemble a technology development toolkit. Research Technology Management, 50(5), 52-58.
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Seleção de oportunidades
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Grupos de foco; pesquisa de mercado; técnica “o que-se”; inteligência competitiva; análise de tendências. |
Espinha de Peixe; mapas mentais; mapeamento de processo. |
Koen et al. (2002)Koen, P. A., Ajamian, G., Boyce, S., Clamen, A., Fisher, E., Fountoulakis, S., Johnson, A., Puri, P., & Seibert, R. (2002). Fuzzy-front end: effective methods, tools and techniques. In P. Belliveau, A. Griffen & S. Sorermeyer. PDMA toolbook for new product development (pp. 2-35). New York: John Wiley & Sons.
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Revisão por pares; revisão de pontuação; modelos econômicos; análise de decisão; métodos interativos; inteligência artificial; otimização de portfólio. |
Softwares de programação matemática (otimização e simulação). |
Whitney (2007)Whitney, D. E. (2007). Assemble a technology development toolkit. Research Technology Management, 50(5), 52-58.
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Geração de ideias
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Técnicas de análise do ambiente; técnicas para incentivo e manutenção da cultura de inovação (brainstorming, prospecção tecnológica, técnicas de estímulo a criatividade). |
Parcerias |
Murphy & Kumar (1997)Murphy, S. A., & Kumar, V. (1997). The front end of new product development: a Canadian survey. R & D Management, 27(1), 5-16. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9310.00038. http://dx.doi.org/10.1111/1467-9310.0003...
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Grupos focais; entrevistas com usuários líderes; brainstorming; revisão periódica das necessidades dos clientes; informações da força de venda. |
Painéis visuais |
Cooper (1988)Cooper, R. G. (1988). Predevelopment activities determine new product success. Industrial Marketing Management, 17(3), 237-247. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)90007-7. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)9...
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Contatos diretos com consumidores e usuários; vínculos com outras equipes multifuncionais; colaboração com outras organizações e instituições; brainstorming etnografia. |
Banco de ideias; planilhas, softwares, sistema de informação e comunicação. |
Koen et al. (2002)Koen, P. A., Ajamian, G., Boyce, S., Clamen, A., Fisher, E., Fountoulakis, S., Johnson, A., Puri, P., & Seibert, R. (2002). Fuzzy-front end: effective methods, tools and techniques. In P. Belliveau, A. Griffen & S. Sorermeyer. PDMA toolbook for new product development (pp. 2-35). New York: John Wiley & Sons.
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Análise SWOT; 5 forças de Porter; insight dos funcionários. |
Planilhas para classificar ideias por ordem de importância. |
Flynn et al. (2003)Flynn, M., Dooley, L., O’Sullivan, D., & Cormican, K. (2003). Idea management for organisational innovation. International Journal of Innovation Management, 7(4), 417-442. http://dx.doi.org/10.1142/S1363919603000878. http://dx.doi.org/10.1142/S1363919603000...
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Abordagens etnográficas; lead user; voz da tecnologia; TRIZ; gestão de ideias; brainstorming; desenho de experimentos; técnicas de otimização matemática; ponto de viabilidade de tecnologia. |
Painéis Quadros Softwares
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Whitney (2007)Whitney, D. E. (2007). Assemble a technology development toolkit. Research Technology Management, 50(5), 52-58.
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Seleção de ideias
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Técnicas de probabilidade de sucesso técnico; probabilidade de sucesso comercial; recompensa; adequação estratégica; alavancagem estratégica); processo de seleção formal de ideias com feedback rápido para os fornecedores das ideias. |
Softwares
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Koen et al. (2002)Koen, P. A., Ajamian, G., Boyce, S., Clamen, A., Fisher, E., Fountoulakis, S., Johnson, A., Puri, P., & Seibert, R. (2002). Fuzzy-front end: effective methods, tools and techniques. In P. Belliveau, A. Griffen & S. Sorermeyer. PDMA toolbook for new product development (pp. 2-35). New York: John Wiley & Sons.
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Revisão por pares; por pontuação; programação matemática (otimização e simulação); modelos econômicos; análise de decisão; métodos interativos; inteligência artificial; otimização de portfólio. |
Softwares Planilhas Gráficos |
Whitney (2007)Whitney, D. E. (2007). Assemble a technology development toolkit. Research Technology Management, 50(5), 52-58.
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Desenvolvimento de conceito
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Técnicas e planejamento de experimentos; Técnicas de otimização matemática; brainstorming. |
Softwares
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Whitney (2007)Whitney, D. E. (2007). Assemble a technology development toolkit. Research Technology Management, 50(5), 52-58.
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Seleção de conceito
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Análise SWOT; brainstorming, teste de conceito; matriz de decisão. |
Softwares; programas de planejamento e analises de viabilidade. |
Whitney (2007)Whitney, D. E. (2007). Assemble a technology development toolkit. Research Technology Management, 50(5), 52-58.; Cooper (1988)Cooper, R. G. (1988). Predevelopment activities determine new product success. Industrial Marketing Management, 17(3), 237-247. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)90007-7. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)9...
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Planejamento do projeto
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Técnicas para planejamento e condução do projeto; planejamento de cenários; simulação; análises técnicas e financeiras. |
Softwares; programas de planejamento e analises de viabilidade. |
Whitney (2007)Whitney, D. E. (2007). Assemble a technology development toolkit. Research Technology Management, 50(5), 52-58.; Cooper (1988)Cooper, R. G. (1988). Predevelopment activities determine new product success. Industrial Marketing Management, 17(3), 237-247. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)90007-7. http://dx.doi.org/10.1016/0019-8501(88)9...
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