Embora o conceito de Reegenharia de Processos Empresariais (BPR) possua um forte apelo conceitual, na prática existem muitos casos que redundaram em fracasso. Este trabalho pretende identificar e medir exaustivamente: a importância dos fatores que pensamos que são importantes para que a implantação nas organizações dos projetos de BPR tenha êxito; a extensão dos problemas e benefícios que têm sido encontrados; em que extensão os objetivos estabelecidos da BPR têm sido incluídos nos planos dos projetos e são realmente atingidos; e o impacto dos projetos de BPR sobre os processos específicos dos negócios e sobre a organização como um todo. Várias hipóteses básicas com respeito ao processo de implantação de BPR foram testados. Por fim, baseadas nos resultados, recomendações são feitas para que os gerentes enfatizem a atenção e a alocação dos recursos nos fatores importantes para o sucesso, e procedam de uma maneira que minimize o risco de falha. Em geral, as organizações não estão dando ênfase a algumas das atividades e tarefas mais importantes recomendadas na literatura a respeito de BPR, tais como, mudanças para processos de negócios relacionados com os clientes/mercado, o elemento valor adicionado de cada atividade da empresa, e outros. Na média, os problemas mais comumente encontrados na implantação de BPR parecem ser muito difíceis de serem abordados na prática: erros são cometidos devido à pressão para se obter resultados rápidos, dificuldades de implantação devido a barreiras de comunicação entre sub-unidades da companhia, o tamanho inesperado do esforço de BPR requerido, sua ruptura para com as operações da empresa, e outros. Baseado nas conclusões tiradas como um todo, convém aos altos executivos engajar-se em projetos de BPR apenas como um experimento controlado para reposicionar estrategicamente a organização.
reengenharia; processos empresariais; empresas de manufatura