Resumo
A partir da importância do setor sucroenergético para a economia brasileira, e da importância do processo de corte/carregamento/transporte (CCT) de cana no suprimento e no custo da produção do açúcar, álcool e derivados, este artigo tem como estudo de caso uma usina de cana-de-açúcar paulista. O objetivo deste trabalho foi construir propostas de redução do lead time do processo CCT de cana-de-açúcar, através da análise do Manufacturing Critical-Path Time (MCT) da usina estudada. Com os dados coletados nas visitas à campo, foi feito o MCT de uma tonelada de cana ao longo de seu processo logístico. Essa ferramenta apontou para o grande tempo de espera da cana aguardando para ser moída no pátio da usina. Por intermédio da teoria da dinâmica dos sistemas, concluiu-se que esse tempo era alto decorrente da variabilidade no campo, consequência da ineficiência do uso da colhedora e do sistema logístico de alocação dinâmica dos recursos de transporte nas frentes de colheita. Para melhorar a eficiência da colhedora, foi proposto uma redução de 40% de seu tempo de parada por “aguardando transbordo”, que resultaria em uma economia de R$1.172.784,00/ano. Para realizar essa redução, foram identificadas cinco propostas a serem implementadas em paralelo: integração dos sistemas de computador de bordo e o sistema do controlador de tráfego; integração dos computadores de bordo da colhedora e dos transbordos; implementação de sensores de volume de preenchimento da julieta; foco na gestão dos líderes de frente; e, implementação do trabalhador multifuncional.
Palavras-chaves:
Gerência da produção; Logística; Quick response manufacturing