Resumo
Este trabalho tem como objetivo propor uma forma alternativa para acessar a informação da prioridade dos clientes em relação aos critérios competitivos que uma empresa da indústria de alimentos necessita considerar. A partir desta abordagem, é possível identificar um conjunto consistente de informações que auxilie no suporte do processo decisório no nível da estratégia de operações, como: investimentos em linhas de produção dedicadas ou compartilhadas, programas de qualidade e de redução de custos. A pesquisa foi conduzida por meio de um estudo de caso único incorporado. Os dados foram coletados, por meio de entrevistas, junto à 10 clientes de cada UN. Para análise dos dados foi utilizada estatística descritiva dos resultados: tendência central média, desvio padrão amostral e coeficiente de variação. Em seguida o Índice Fleiss Kappa foi utilizado para a análise da concordância das respostas dos entrevistados. Por fim, foi realizada uma nova análise estatística, desta vez ponderada, considerando a representatividade de cada cliente no faturamento da empresa. Os resultados demonstraram que existem diferenças entre as prioridades competitivas de cada UN. Além disso, pode-se concluir que a proporcionalidade de participação de cada UN na empresa, influencia na ordem de preferência dos critérios competitivos.
Palavras-chave:
Estratégia de operações; Critérios competitivos; Visão do cliente; Índice Fleiss Kappa