Custo (C1)
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As normas NBR ISO não mencionam valores a serem cobrados por uma consultoria referentes aos seus serviços. Assim, esse critério baseia-se no valor médio dos serviços (R$) cobrados pelas consultorias. |
Custo em R$ |
Quase critério (q) |
Formas
de
pagamento (C2)
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Não há menção em nenhuma norma NBR ISO acerca das formas de pagamento praticadas pelas consultorias. Dessa maneira, esse critério baseia-se nas formas de pagamento que a consultoria adota. Desde o pagamento à vista até o maior número de parcelamento. |
Escala de Likert 5 – A vista 4 – Em 2 parcelas 3 – Entre 3 e 6 parcelas 2 – Entre 7 e 10 parcelas 1 – Em 12 parcelas mensais Obs: Considerando consultoria com duração de 12 meses |
Critério usual |
Condições
de
contrato (C3)
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Segundo o item 5.2 da NBR ISO 10019 (ABNT, 2007), é importante que a consultoria forneça à organização um contrato que defina claramente o escopo do seu trabalho, inclusive resultados, dados realistas e que ofereça custo-benefício para a organização. Devem constar no contrato formalizado a) estabelecimento de objetivos contratuais acordados que sejam específicos, mensuráveis, alcançáveis, realistas e com prazo definido; b) estabelecimento de um plano de contrato detalhado com marcos e resultados cominados; c)forma de comunicação do plano a todas as partes interessadas; d)- identificação das necessidades de treinamento dos colaboradores, de maneira que eles possam conduzir a avaliação, manutenção e melhoria contínua do SGQ; e) forma de implementação do plano; f) forma de monitorar e avaliar a eficácia do plano e implementar ações não programadas, conforme apropriado; g) garantia de que os marcos acordados serão satisfeitos ou redefinidos; h) definição de um processo para aprovar os resultados do contrato. |
Escala de Likert A consultoria fornece as condições de contrato mencionadas? 5 – Totalmente 4 – Satisfatoriamente 3 – Pouco satisfatoriamente 2 – Insatisfatoriamente 1 – Não fornece Obs.: Esse critério será comprovado através do fornecimento pela consultoria, do contrato, onde estarão detalhados todos os trabalhos e procedimentos legais. |
Critério usual |
Referências
do
consultor (C4)
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De acordo com o item B.2, anexo B da NBR ISO 10019, a avaliação das referências do consultor deve ser baseada em exame de evidência objetiva que inclua: a) referências de trabalhos anteriores; b) publicação de livros e artigos que abordem a gestão da qualidade; c) referências sobre ética profissional; d) documentação de SGQ desenvolvida pelo consultor; e) entrevistas com organizações que usaram os serviços do consultor; f) período de tempo dos trabalhos em que o consultor adquiriu experiência profissional; g) experiência com conhecimento de organizações similares; h) certificações e qualificações profissionais do consultor; i) entrevistas com o consultor para avaliar a sua competência. |
Escala de Likert A avaliação das referências do consultor atende as especificações da norma? 5 – Totalmente 4 – Satisfatoriamente 3 – Pouco satisfatoriamente 2 – Insatisfatoriamente 1 – Não atende Obs.: Esse critério será comprovado através do fornecimento de informações de terceiros (network), bem como com cópia de certificações de clientes anteriores, declarações de tempo de trabalho e experiência do consultor e certificados de qualificação e aperfeiçoamento profissional. |
Critério usual |
Conhecimentos específicos do negócio da organização (C5)
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É indispensável que a consultoria possua os conhecimentos específicos da organização. A NBR ISO 10019 (ABNT, 2007), item 4.2.5 estabelece os conhecimentos e habilidades que um consultor de SGQ deve ter para a organização nos seguintes itens: 4.2.5.1 Requisitos estatutários e reguladores; 4.2.5.2 Requisitos de produto, de processo e organizacional; 4.2.5.3 Práticas de gestão. |
Escala de Likert A consultoria apresenta os conhecimentos específicos da organização acerca de um SGQ citados na norma? 5 – Totalmente 4 – Satisfatoriamente 3 – Pouco satisfatoriamente 2 – Insatisfatoriamente 1 – Não apresenta Obs.: Esse critério será comprovado através do fornecimento pela consultoria de cópias de certificações e declarações de trabalhos anteriores com clientes do mesmo ramo de negócio do da organização. |
Critério usual |
Competência na área de consultoria prestada (C6)
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Segundo o item 4.2.4 da NBR ISO 10019 (ABNT, 2007), os consultores devem ter conhecimentos e habilidades específicas para a gestão da qualidade. O item 4.2.4.1 informa as normas pertinentes que um consultor de SGQ deve ser capaz de compreender e aplicar nas organizações, são elas: - ABNT NBR ISO 9000, Sistemas de gestão da qualidade – Fundamentos e vocabulário; - ABNT NBR ISO 9001, Sistemas de gestão da qualidade – Requisitos; - ABNT NBR ISO 9004 – Sistemas de gestão da qualidade – Diretrizes para melhoria no desempenho; - ABNT NBR ISO 19011 – Diretrizes para auditorias do sistema de gestão da qualidade e/ou ambiental; - E todas as normas de apoio necessárias às consultorias também devem ser conhecidas pelos consultores. |
Escala de Likert Os consultores possuem os conhecimentos e habilidades específicas das normas para a gestão da qualidade necessárias para a realização da consultoria? 5 – Totalmente 4 – Satisfatoriamente 3 – Pouco satisfatoriamente 2 – Insatisfatoriamente 1 – Não possuem Obs.: Esse critério será comprovado através do fornecimento pela consultoria de cópias de certificações de clientes anteriores referentes às normas contempladas no critério. |
Critério usual |
Agregação
do
conhecimento (C7)
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Os consultores devem ter a capacidade de agregar conhecimentos e habilidades referentes à gestão da qualidade, suas metodologias e técnicas, bem como serem capazes de aplicá-los apropriadamente. Segundo o item 4.2.4.3 da NBR ISO 10019 (ABNT, 2007), esses conhecimentos são: a) Princípios de gestão da qualidade; b) Ferramentas e técnicas para melhoria contínua; c) Técnicas estatísticas apropriadas; d) Técnicas e metodologias de auditoria; e) Princípios sobre aspectos econômicos da qualidade; f) Técnicas para trabalho em equipe; g) Metodologia PDCA; h) Metodologia de identificação de política; i) Técnicas de mapeamento de processo; j) Técnicas para a solução de problemas; k) Técnicas para monitoramento da satisfação do cliente/funcionário; l) Técnicas de dar ou sugerir ideias em debate livre. |
Escala de Likert Os consultores possuem os conhecimentos e habilidades em gestão da qualidade, suas metodologias e técnicas, bem como são capazes de aplicá-los? 5 – Totalmente 4 – Satisfatoriamente 3 – Pouco satisfatoriamente 2 – Insatisfatoriamente 1 – Não possuem Obs.: Esse critério será comprovado através do fornecimento pela consultoria de declarações de trabalhos anteriores que tenham contemplado os conhecimentos e habilidades exigidos pelo critério, bem como certificados e declarações de aprimoramento profissional dos consultores. |
Critério usual |