Resumo
O mercado busca novos caminhos para gerar ideias e convertê-las em produtos e serviços, movimento que fortalece o empreendedorismo. Considerando o contexto do ensino do empreendedorismo, este artigo apresenta e analisa os principais resultados obtidos com a realização da disciplina 7600001 Inovação e Empreendedorismo - ofertada pela Agência de Inovação da Universidade de São Paulo (AUSPIN) com apoio do conteúdo da plataforma Bota Pra Fazer, uma iniciativa da Endeavor e do SEBRAE Nacional. Como resultado, fortalece a discussão sobre melhores práticas para o ensino acadêmico considerando a aplicação da abordagem do empreendedorismo baseado em hipóteses, que incorpora os métodos ágeis (Design Thinking, Lean Startup e Business Model Canvas) para a experimentação de um ciclo completo de prototipação de uma startup. Verifica-se, assim, que a experiência da disciplina 7600001, optativa, de formato semipresencial e que aplica a aprendizagem orientada a projetos, mostra-se adequada para a promoção do empreendedorismo no ambiente acadêmico brasileiro, considerando a visão dos alunos envolvidos.
Palavras-chave:
Business model canvas; Design thinking; Educação empreendedora; Empreendedorismo; Lean startup; Universidade