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Modelando qualidade, satisfação e crowding percebido em saúde pública: um estudo com pacientes brasileiros de baixa-renda

Resumo

Este trabalho é um dos primeiros a propor um modelo de pesquisa que avalie a qualidade percebida e satisfação de pacientes brasileiros de baixa-renda em relação aos serviços públicos de saúde sob o efeito moderador do crowding percebido. O modelo é avaliado por meio de dados obtidos de 417 pacientes e tanto suas relações propostas, quanto suas estatísticas foram testadas por meio da Modelagem de Equações Estruturais com a Abordagem de Mínimos Quadrados Parciais (PLS-SEM). A fim de explorar o efeito moderador do crowding percebido, a amostra foi dividida em dois grupos e testada por meio do emprego da análise multigrupo (MGA). Os resultados demonstraram que a Confiabilidade, Segurança, Aspectos Tangíveis, Empatia e Capacidade de Resposta tem um efeito positivo na Qualidade Percebida do Serviço (QPS) que, por sua vez, tem um impacto positivo na satisfação dos pacientes (SP), logo, QPS atua como antecendente da SP. O crowding percebido, contudo, não possui efeito moderador em nenhuma das relações do modelo.

Palavras-chave:
Gestão da qualidade; Saúde pública; Pacientes de baixa-renda; Qualidade de serviço; Satisfação do paciente; Crowding percebido


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