Resumo:
A escolha entre os carregamentos via carga incompleta (less than truck-load - LTL) e carga completa (ou Full truck-load - FTL) tem base em uma decisão multicritério, pois leva em consideração aspectos como custos e eficiência operacional no transporte, manuseio e estoque das mercadorias. O objetivo deste artigo é prover uma análise detalhada dos critérios que compõem a decisão de transporte LTL e FTL por meio de uma metodologia multicritério que leva em consideração as preferências dos decisores. Foi aplicado o método SMARTS em uma empresa de telecomunicações que terceiriza a sua operação logística. Os resultados mostram que os principais critérios para a escolha do carregamento LTL se referem ao relacionamento com o cliente e à eficiência na entrega da carga (confiabilidade do tempo de entrega). Por outro lado, a escolha do transporte FTL requer um elevado peso dado aos critérios referentes a benefícios e a custo de estoque em trânsito. A contribuição da pesquisa é prover uma análise estruturada e flexível para escolha dos tipos de carregamento (FTL e FLT) ao levar em consideração a aversão ao risco dos decisores por meio de uma abordagem não ótima, mas com soluções aproximadas englobando vários critérios qualitativos e quantitavos relavantes nesta escolha.
Palavras-chave:
Cadeia de suprimento; Problema de distribuição; Tipos de carregamento; Critérios; Tomada de Decisão Multicritério