QUESTÕES PRELIMINARES
As questões a seguir têm o objetivo de caracterizar o setor de atuação da organização e a presença do Escritório de Projetos (PMO), bem como registrar a formação e experiência profissional do respondente da pesquisa:
Q01. Qual o setor que melhor classifica a organização em que você atua?
☐ Aeroespacial
☐ Negócios (publicidade, marketing, comunicação etc.)
☐ Alimentos e bebidas
☐ Recursos naturais (agricultura, mineração, carvão, gás, petróleo)
☐ Construção/Engenharia
☐ Saúde
☐ Consultoria
☐ Serviços
☐ Farmacêutico
☐ Serviços financeiros
☐ Governo
☐ Tecnologia da Informação
☐ Imóveis
☐ Telecomunicações
☐ Jurídico
☐ Treinamento/Educação
☐ Manufatura
☐ Outro, por favor especifique:
Q02. Assinale o(s) nível(eis) de atuação do Escritório de Projetos (PMO) na organização.
☐ Não possui PMO
☐ Nível tático
☐ Nível estratégico
☐ Nível operacional
Q03. Qual a função desempenhada por você na organização?
☐ Membro de equipe
☐ Gerente de projetos
☐ Analista de projetos
☐ Diretor/Executivo/Presidente
☐ Coordenador de projetos
☐ Outra, por favor especifique:
Q04. Qual das seguintes faixas representa seu tempo de atuação em Gerenciamento de Projetos?
☐ Menos de 2 anos
☐ 14 a 17 anos
☐ 30 a 33 anos
☐ 2 a 5 anos
☐ 18 a 21 anos
☐ Mais de 34 anos
☐ 6 a 9 anos
☐ 22 a 25 anos
☐ Não aplicável
☐ 10 a 13 anos
☐ 26 a 29 anos
Q05. Qual é sua mais alta formação acadêmica em Gerenciamento de Projetos?
☐ Treinamento (16 h, 24 h ou 32 h)
☐ Especialização (maior ou igual a 360 h)
☐ Curso de extensão (40 h)
☐ Não possui
Q06. Você possui a certificação Project Management Professional – PMP®?
☐ Sim
☐ Não
Q07. Você possui outra(s) certificação(ões) profissional(is) em Gerenciamento de Projetos?
☐ Sim
☐ Não
QUESTÕES BASE DA PESQUISA
A seguir estão relacionadas diferentes proposições a respeito dos fatores considerados relevantes para o desempenho do Escritório de Projetos (PMO). Este bloco avalia a ESTRATÉGIA que é a perspectiva no projeto, direção e guias sobre o que fazer e como fazer. Contribuem para o sucesso do projeto no ambiente interno ou externo ao Escritório de Projetos, sendo influenciadas pelas crenças da liderança, possuem orientação para o negócio e são subsidiadas pelos artefatos que orientam a execução das atividades. Indique seu grau de concordância ou discordância com cada uma das afirmativas, de acordo com o critério:
1 – Discordo totalmente
2 – Discordo
3 – Não concordo nem discordo
4 – Concordo
5 – Concordo totalmente
1
2
3
4
5
Q08.
O alinhamento do gerenciamento de projetos com a estratégia organizacional favorece o alcance dos objetivos gerais de negócios. (eegp_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q09.
Nos projetos orientados por um Business Case (Caso de Negócio) existe uma otimização percebida pelos stakeholders (partes interessadas) na utilização dos recursos orçamentários destinados aos projetos. (ebuc_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q10.
Métodos de análise e ferramentas financeiras (fluxo de caixa, Valor Econômico Agregado – EVA, alavancagem operacional e financeira, financiamento, leasing, análise do risco, custo de capital etc.) permitem à organização sustentar a decisão de aplicar os recursos em projetos. (eavp_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q11.
A organização deve reconhecer a necessidade de processos comuns em gerenciamento de projetos e institucionalizar uma metodologia que atenda aos objetivos estratégicos. (emgp_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q12.
A organização deve delegar autoridade ao Escritório de Projetos (PMO) para implementação das suas estratégias. (eegp_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q13.
Utilizar técnicas específicas, inclusive a projeção do fluxo de caixa para períodos futuros, permite efetuar a análise econômica do investimento (custo previsto) e prever o orçamento do projeto. (eavp_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q14.
Como plano do executivo, o Business Case (Caso de Negócio) justifica e descreve as informações necessárias do ponto de vista de negócios para determinar a razão de ser do projeto. (ebuc_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q15.
Processos padronizados e procedimentos estabelecidos pelo Escritório de Projetos (PMO) no nível de portfólio, programas e projetos favorecem uma linguagem e terminologia comuns em gerenciamento de projetos. (emgp_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q16.
Os representantes do Escritório de Projetos (PMO) devem ter participação no desenvolvimento da estratégia na organização. (eegp_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q17.
A metodologia de gerenciamento de projetos deve prover uma estrutura consistente e flexível para os projetos ao fornecer e armazenar o conhecimento das melhores práticas. (emgp_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q18.
Critérios consistentes da organização e métodos como análise de viabilidade de projetos permitem selecionar e atribuir prioridades aos projetos segundo parâmetros econômico-financeiros. (eavp_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q19.
O monitoramento, controle e atualização do Business Case (Caso de Negócio) deve ser contínuo, para refletir a visão atual e a visão futura, de modo a garantir que a viabilidade do projeto seja permanente. (ebuc_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q20.
A escolha do formato adequado de Escritório de Projetos (PMO) para a organização deve estar alinhada à sua estratégia, com o objetivo de maximizar os benefícios proporcionados por ele. (eegp_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q21.
Processos organizacionais de análise econômico-financeira melhoram ou asseguram que os projetos estejam alinhados com os processos de seleção, priorização e execução. (eavp_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q22.
A metodologia de gerenciamento de projetos adiciona valor às atividades de gerenciamento do projeto, pois permite a reutilização dos templates e processos no projeto vigente e em projetos futuros. (emgp_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q23.
O Escritório de Projetos (PMO) integra os dados e as informações dos projetos e avalia como os objetivos estratégicos de nível superior estão sendo cumpridos. (eegp_5)
☐
☐
☐
☐
☐
Q24.
O Business Case (Caso de Negócio) estabelece uma relação sólida com a estratégia corporativa e determina os benefícios esperados pela organização com a realização do projeto. (ebuc_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q25.
A metodologia de gerenciamento de projetos deve possibilitar a adequação dos documentos (templates) de acordo com as necessidades específicas de cada projeto. (emgp_5)
☐
☐
☐
☐
☐
A seguir estão relacionadas diferentes proposições a respeito dos fatores considerados relevantes para o desempenho do Escritório de Projetos (PMO). Este bloco analisa a perspectiva das PESSOAS, que é a orientação da realização de treinamento e obtenção de certificação profissional em técnicas de Gerenciamento de Projetos. É por meio da capacitação continuada e do reconhecimento da qualificação profissional dos recursos humanos que se adquirem condições sólidas para criar e inovar no ambiente de projetos. Indique seu grau de concordância ou discordância com cada uma das afirmativas, de acordo com o critério:
1 – Discordo totalmente
2 – Discordo
3 – Não concordo nem discordo
4 – Concordo
5 – Concordo totalmente
1
2
3
4
5
Q26.
Educação continuada especializada, por meio de treinamentos regulares, permite obter com mais facilidade e rapidez as informações necessárias à atividade de gerenciamento de projetos. (ptfm_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q27.
O conhecimento adquirido pelo profissional certificado em técnicas de gerenciamento de projetos permite a ele ministrar treinamento e prover aconselhamento para novos colaboradores. (pcpr_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q28.
Uma metodologia consolidada e flexível em gerenciamento de projetos instituída na organização através de treinamento aumenta a probabilidade de sucesso do projeto. (ptmt_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q29.
Treinamento em gerenciamento de projetos permite melhorar a implementação das estratégias da empresa para alcançar níveis mais elevados de sucesso nos projetos. (ptfm_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q30.
O profissional certificado em técnicas de gerenciamento de projetos é capacitado a apontar mecanismos (formais e informais) para a troca de conhecimento e desenvolvimento dos profissionais que atuam em projetos. (pcpr_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q31.
Incentivar o conhecimento crescente nos processos de gerenciamento de projetos para aquisição de competências em gestão deve fazer parte das políticas estratégicas da organização. (ptfm_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q32.
Programas de treinamento desenvolvidos com base em metodologia permitem aprimorar os processos organizacionais. (ptmt_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q33.
A obtenção da certificação profissional em gerenciamento de projetos permite obter uma visão holística da gestão e promover de forma coesa a integração dos processos. (pcpr_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q34.
Equipes de projeto constituídas por profissionais certificados em técnicas de gerenciamento de projetos agregam valor para a organização. (pcpr_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q35.
Treinamento em gerenciamento de projetos conscientiza usuários e patrocinadores sobre seu papel e responsabilidades na definição e execução de um projeto. (ptfm_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q36.
Treinamento na metodologia de gerenciamento de projetos da organização acelera a produtividade, a capacidade individual e minimiza as incertezas da frustração do trabalho em projetos. (ptmt_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q37.
Através da realização de treinamento, combinar uma metodologia de gerenciamento de projetos com o talento administrativo dos profissionais aumenta as possibilidades de sucesso do projeto. (ptmt_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q38.
Treinamento permite compreender a cultura da organização e melhorar o entendimento das políticas, procedimentos e uso das melhores práticas ao estabelecer um “idioma comum” em gerenciamento de projetos. (ptfm_5)
☐
☐
☐
☐
☐
A seguir estão relacionadas diferentes proposições a respeito dos fatores considerados relevantes para o desempenho do Escritório de Projetos (PMO). Este bloco analisa a perspectiva das OPERAÇÕES, que é a abordagem estruturada e disciplinada para o Gerenciamento de Projetos. Inclui os processos considerados mais relevantes que direcionam a eficiência nas fases de execução, monitoramento e controle do projeto ao estabelecer dependência congênita com a estratégia e os objetivos de negócio. Indique seu grau de concordância ou discordância com cada uma das afirmativas, de acordo com o critério:
1 – Discordo totalmente
2 – Discordo
3 – Não concordo nem discordo
4 – Concordo
5 – Concordo totalmente
1
2
3
4
5
Q39.
As técnicas de acompanhamento de cronograma e custos dos projetos, incluindo os sistemas de alocação de custos por códigos de contas, devem estar alinhadas e consistentes com a estratégia da organização. (omde_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q40.
As mudanças devem ser identificadas, avaliadas e controladas por meio de uma abordagem sistemática, com procedimentos formais. (ocmu_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q41.
O ambiente de projetos deve conter um sistema gerencial que funcione como repositório central de riscos (positivos e negativos) para organizar, orientar e (re)avaliar a identificação das oportunidades e ameaças nos projetos. (oaar_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q42.
As expectativas dos stakeholders (partes interessadas) feita por meio de uma comunicação coesa entre as lideranças favorece o feedback a respeito dos objetivos estratégicos e medições de desempenho nos projetos. (onsa_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q43.
A utilização de métricas de desempenho e múltiplos critérios para avaliação do sucesso dos projetos deve ser institucionalizada e reconhecida pela organização. (omde_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q44.
O gerenciamento dos riscos se apresenta como uma forma de obtenção de vantagem competitiva, de vez que oportuniza explorar os riscos identificados como positivos e evitar os negativos. (oaar_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q45.
O sistema de controle de mudanças deve possuir elementos que permitam classificar a solicitação e estabelecer as regras para tratar a mudança de modo a auxiliar a tomada de decisão. (ocmu_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q46.
A alocação adequada de patrocinadores aos projetos permite melhorar os índices de sucesso do projeto. (onsa_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q47.
Os registros coletados (avanço físico em função do tempo e gastos incorridos) resultam em métricas de acompanhamento relevantes e precisas acerca do status do projeto. (omde_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q48.
Entender as necessidades e objetivos dos clientes e usuários desde o início do projeto permite evitar um alto nível de solicitações de mudanças à medida que o projeto evolui. (ocmu_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q49.
O objetivo da análise de riscos no projeto é se antecipar ao que poderá dar errado e prever o que poderá dar certo, para então se instituir medidas gerenciais que sejam eficientes e eficazes. (oaar_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q50.
Usar recursos de modo mais eficiente em ambiente de múltiplos projetos melhora a qualidade e a satisfação do cliente. (onsa_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q51.
Para gerir as mudanças no projeto é necessário um mecanismo formal que sirva de obstáculo às tentativas de mudança que geram impactos negativos, ele deve permitir somente a execução de mudanças aprovadas. (ocmu_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q52.
Um registro de indicadores consistente, que atenda as variáveis de tempo e custo, permite detectar a existência de desvios ao ser combinado com mecanismos de mensuração de desempenho (e.g.: Earned Value Management – EVM). (omde_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q53.
O propósito do gerenciamento de riscos é identificar, avaliar e controlar as incertezas, e como resultado aumentar a capacidade de êxito do projeto. (oaar_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q54.
Auditorias e verificações dos produtos (ou entregas) do projeto devem ser realizadas com a intenção de garantir a qualidade para atender as expectativas dos stakeholders (partes interessadas). (onsa_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q55.
As mudanças que possuem propósito válido para o negócio devem ser submetidas ao controle de mudanças para serem legitimadas e aprovadas pelas partes interessadas no projeto. (ocmu_5)
☐
☐
☐
☐
☐
Q56.
A estratégia para gerenciar riscos deve ser sistemática e estar inserida na cultura da organização para que o monitoramento e o controle das incertezas atendam aos objetivos de negócio. (oaar_5)
☐
☐
☐
☐
☐
Q57.
O sistema de gestão da qualidade deve atender aos objetivos de negócio da organização e ser direcionado para as necessidades, anseios e satisfação dos clientes e usuários. (onsa_5)
☐
☐
☐
☐
☐
A seguir estão relacionadas diferentes proposições a respeito do Escritório de Projetos (PMO). Este bloco considera o DESEMPENHO, que são as características quantitativas e qualitativas que evidenciam a existência de distintas dimensões no Escritório de Projetos. Está associado à percepção de valor estabelecida pela compensação entre sacrifícios e benefícios, e deve ser observado pela liderança que possui orientação para o negócio. Indique seu grau de concordância ou discordância com cada uma das afirmativas de acordo com o critério:
1 – Discordo totalmente
2 – Discordo
3 – Não concordo nem discordo
4 – Concordo
5 – Concordo totalmente
1
2
3
4
5
Q58.
O Escritório de Projetos (PMO) possibilita um gerenciamento adequado do portfólio e do programa e aumenta a eficiência na realização do plano de metas integrado na estratégia da organização através dos projetos. (degp_1)
☐
☐
☐
☐
☐
Q59.
A existência de um Escritório de Projetos (PMO) na organização favorece a redução no número de projetos malsucedidos ou cancelados por não adequação estratégica. (degp_2)
☐
☐
☐
☐
☐
Q60.
O Escritório de Projetos (PMO) dotado de autoridade gerencia melhor seus empreendimentos e determina um melhor desempenho nos projetos. (degp_3)
☐
☐
☐
☐
☐
Q61.
O Escritório de Projetos (PMO) contribui para o alcance da visão de futuro da organização ao ser o instrumento de gestão que efetua a ligação entre os sistemas de medição de desempenho, o portfólio e os programas da organização. (degp_4)
☐
☐
☐
☐
☐
Q62.
O desempenho e os resultados dos projetos são perceptíveis, considerados satisfatórios e melhorados com a atuação do Escritório de Projetos (PMO) na organização. (degp_5)
☐
☐
☐
☐
☐
QUESTÕES DE ENCERRAMENTO
Suas respostas às seguintes perguntas serão usadas para ajudar a interpretar as informações coletadas no restante do questionário.
Q63. Qual das seguintes faixas etárias descreve melhor sua idade?
☐ Abaixo de 18 anos
☐ 31 a 35 anos
☐ 51 a 55 anos
☐ 18 a 20 anos
☐ 36 a 40 anos
☐ 56 a 60 anos
☐ 21 a 25 anos
☐ 41 a 45 anos
☐ 61 a 65 anos
☐ 26 a 30 anos
☐ 46 a 50 anos
☐ Acima de 65 anos
Q64. Você é do sexo
☐ Masculino
☐ Feminino
Q65. Qual é seu mais alto nível de escolaridade?
☐ Ensino médio/Técnico
☐ Mestrado
☐ Graduação
☐ Doutorado
☐ Especialização