Resumo
Gestão da qualidade pode ser considerada como o conjunto de ações tomadas para se atender e superar expectativas dos clientes e se obter resultados sustentáveis. Surgiram com o tempo diversos programas de melhoria nas organizações, entre eles o lean six sigma (LSS). O objetivo desta pesquisa é estabelecer um panorama dos estágios de mudanças do LSS nas organizações nos últimos 15 anos, identificando fatores críticos de sucesso (FCS) para sua implantação antes e após estes 15 anos. O panorama inicial foi estabelecido por meio da realização de pesquisa qualitativa com especialistas do programa LSS de uma organização do setor de serviços em 2005, quando foram identificados nove FCS: comunicação, cultura organizacional, comprometimento dos indivíduos, papel dos gerentes intermediários, resistências à mudança, comprometimento da alta administração, seleção de projetos, treinamento e divulgação dos resultados. Na sequência, para análise da evolução histórica, foi realizada revisão bibliográfica sobre LSS nas organizações de 2005 a 2021. Nesta revisão constatou-se que os nove FCS identificados na pesquisa de 2005 continuavam relevantes nos 15 anos subsequentes, e que os avanços tecnológicos e a transformação digital promoveram o surgimento de três novos FCS na implantação dos programas LSS: Big Data Analytics (BDA), Manufatura Ágil e Inovação.
Palavras-chave:
Qualidade; Gestão; six sigma, lean, lean six sigma