Resumo
A experiência de países desenvolvidos mostra que os administradores aeroportuários procuram aumentar sua lucratividade, enquanto que as agências reguladoras objetivam garantir qualidade, investimentos e tarifas justas. Este estudo apresenta uma aplicação do Índice de Tornqvist e do método de precificação markup para encontrar a oportunidade de preço de mercado das tarifas aéreas, tendo como objetivo apresentar uma metodologia de desenvolvimento de um modelo para comparar os resultados financeiros dos aeroportos com base na Resolução n°350/14 da ANAC, a qual permite uma majoração de 100% das tarifas aeronáuticas em relação ao teto tarifário. Para a previsão de demanda de passageiros com esses novos preços das tarifas aeroportuárias, utilizou-se o método dos mínimos quadrados a partir de equações empíricas e do conceito de elasticidade. O cenário utilizado foi o do Aeroporto de Campinas/Viracopos no período de janeiro de 2014 até março de 2017. Os resultados evidenciaram ser possível aumentar o preço da tarifa de embarque doméstico e a receita do aeroporto, com o contraponto de queda na demanda. Esse método, baseado em custo e na oportunidade de mercado, aliado à fiscalização do demonstrativo financeiro, evidenciou ser promissor para aumentar a receita dos aeroportos.
Palavras-chave:
Precificação; Tarifação; Concessões; Aeroportos; Aeronáutica