Acessibilidade / Reportar erro

O nível de serviço logístico-portuário sob a ótica dos exportadores

Logistics service level of port activities as perceived by exporting industries

A plena satisfação dos clientes/usuários tornou-se um paradigma da moderna Logística. No entanto, entidades portuárias não têm procurado avaliar de forma sistematizada as opiniões dos usuários em relação aos serviços a eles oferecidos. Neste trabalho é discutida a aplicação de técnicas de preferência declarada ou de análise conjunta para quantificar os pesos associados aos diferentes fatores que regem o nível de serviço no processo de exportação de produtos manufaturados. A metodologia é aplicada às indústrias catarinenses que vêm exportando em contêineres através dos portos do estado.

nível de serviço; logística de exportação; análise conjunta


Universidade Federal de São Carlos Departamento de Engenharia de Produção , Caixa Postal 676 , 13.565-905 São Carlos SP Brazil, Tel.: +55 16 3351 8471 - São Carlos - SP - Brazil
E-mail: gp@dep.ufscar.br