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Gestão & Produção, Volume: 20, Número: 4, Publicado: 2013
  • Design Science Research: método de pesquisa para a engenharia de produção

    Lacerda, Daniel Pacheco; Dresch, Aline; Proença, Adriano; Antunes Júnior, José Antonio Valle

    Resumo em Português:

    Para garantir que uma pesquisa seja reconhecida como sólida e potencialmente relevante, tanto pelo campo acadêmico quanto pela sociedade em geral, ela deve demonstrar que foi desenvolvida com rigor e que é passível de debate e verificação. É neste âmbito que um método de pesquisa robusto se torna imprescindível para o sucesso na condução de um estudo. Este artigo busca contribuir para a comunidade de Engenharia de Produção argumentando pela necessidade de adotar-se um método de pesquisa centrado na evolução de uma "Ciência do Projeto" (Design Science) da área, e evidenciando seu sentido e suas formas de operacionalização. Para desenvolvimento deste artigo, utilizou-se a abordagem metodológica teórico-conceitual fundamentada em ampla revisão da literatura. A partir da revisão da literatura, foi possível verificar que os conceitos da proposta metodológica associada à pesquisa em Design Science, são pertinentes e aplicáveis à Engenharia de Produção. O artigo apresenta um histórico conceitual a respeito da Design Science e da Design Science Research, a importância da definição das Classes de Problemas e dos Artefatos gerados no âmbito da pesquisa, e os principais passos para operacionalizar a Design Science Research. Para aprofundar o entendimento da pauta em questão, o artigo também propõe comparações e análises sobre a Design Science Research, o Estudo de Caso e a Pesquisa-Ação, dado que os dois últimos são reconhecidos como métodos de pesquisa no âmbito da Engenharia de Produção nacional. Ao final, o estudo busca apresentar alguns cuidados para a aplicação e validação da Design Science Research.

    Resumo em Inglês:

    This paper aims to contribute to the Brazilian community of Production Engineering addressing the need to adopt a research strategy focused on the evolution of Production Engineering as a Design Science (DS) showing its effects and process. A theoretical and conceptual methodological approach based on an extensive literature review was used. The literature review showed that the concepts of the methodology proposed associated to Design Science Research (DSR) are relevant and can be applied to Production Engineering. The present study presents a review of DS and DSR concepts stressing the importance of defining the classes of problems and the artifacts to solve them. It also suggests appropriate steps to conduct DSR in Production Engineering context. To deepen the understanding of the meaning of DSR, this article also makes analyses and comparisons between DSR, Case Study, and Action Research in order to clarify the main differences between these methods. Finally, this study makes some remarks on the application of DSR methods and the validation of DSR results.
  • Um estudo sobre a certificação ISO 9001 no Brasil: mapeamento de motivações, benefícios e dificuldades

    Maekawa, Rafael; Carvalho, Marly Monteiro de; Oliveira, Otávio José de

    Resumo em Português:

    O objetivo deste trabalho é identificar as principais motivações, benefícios e dificuldades na certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 em empresas brasileiras. Adicionalmente investigaram-se as principais práticas de gestão da qualidade que dão suporte a este tipo de certificação e qual o seu relacionamento com outros tipos de sistemas, tais como a ISO 14001 (Gestão Ambiental) e a OHSAS 18001 (Gestão da Segurança e Saúde do Trabalho). A abordagem metodológica utilizada foi a pesquisa tipo survey, cuja amostra conteve 191 empresas. As principais motivações para implementação da ISO 9001 identificadas foram: possibilidade de melhoria na organização interna, maior eficiência produtiva e maior confiabilidade na marca. A resistência dos funcionários foi apontada como a maior dificuldade. Já os principais benefícios obtidos foram: melhoria da qualidade nos processos e maior conscientização dos empregados em relação à qualidade. Os resultados revelam que os programas e ferramentas da qualidade mais utilizados são: 5S, brainstorming e diagrama de Ishikawa; enquanto os menos utilizados são: o Servqual e o QFD.

    Resumo em Inglês:

    This work aims to identify the main motivations and difficulties faced by Brazilian companies to obtain ISO 9001 certification. The key quality management practices that provide support to this certification and the relationship with other types of systems, such as ISO 14001 (Environmental Management) and OHSAS 18001 (Occupational Health and Safety Management System), were also investigated. A survey research was conducted with 191 companies. The main motivations for implementing ISO 9001 are the following: internal organization improvement, production efficiency increase, and brand reliability improvement. Employee resistance was the greatest challenge found during the implementation process. On the other hand, the main benefits identified were: quality processes improvement and increased employee awareness of quality. The results reveal that the most common quality programs and tools used are: 5S, brainstorming, and Ishikawa diagram, while the least common are SERVQUAL and QFD.
  • Métodos de decisão multicritério para seleção de fornecedores: um panorama do estado da arte

    Lima Junior, Francisco Rodrigues; Osiro, Lauro; Carpinetti, Luiz Cesar Ribeiro

    Resumo em Português:

    A seleção de fornecedores se configura como uma das atividades mais críticas para a gestão de cadeias de suprimentos e influencia diretamente o desempenho das organizações, a qualidade dos produtos gerados, entre outros fatores de produção. Na literatura acadêmica, o processo de seleção de fornecedores tem sido abordado como um problema de decisão multicritério no qual requisitos da organização compradora devem ser convertidos em critérios para avaliar as alternativas de fornecimento. Para lidar com esse problema, diversos modelos teóricos vêm sendo propostos a partir de métodos de decisão multicritério, os quais costumam ser combinados com outras técnicas. Foram identificados cinco artigos de revisão da literatura sobre este tema, sendo que o trabalho mais recente analisou estudos publicados entre 2000 e 2008. Este artigo complementa as revisões anteriores analisando 120 artigos sobre o tema publicados em diversas bases de artigos, internacionais e nacionais. Com base nos artigos revisados, são discutidos os métodos de decisão multicritério mais utilizados, os contextos de aplicação, a origem dos estudos, entre outras informações relevantes. Os resultados mostraram que alguns métodos capazes de lidar com incertezas e informações qualitativas são os mais utilizados e que a maioria dos modelos parecem não expressar as reais necessidades das empresas. Ao final, são identificadas algumas lacunas para realização de pesquisas futuras.

    Resumo em Inglês:

    Supplier selection is a very important activity in supply chain management, and it directly influences the performance of organizations, product quality, and other factors related to the production process. Supplier selection has been addressed as a multicriteria decision problem that considers that the requirements of the buyers should focus on criteria used to evaluate the supplier options available. Various multicriteria decision methods or a combination of them have been proposed to tackle this problem. Three articles were identified during a literature review on this topic. The most recent article cited studies from 2000 to 2008. This paper also includes the review of other 120 articles that were retrieved from the literature search using different national and international data bases. Based on the articles reviewed, the most commonly used multicriteria decision methods, context of applications, study sources, among other relevant information. The results show that methods capable of dealing with uncertainty and qualitative information are the most common. Also, it seems that there is a gap between real world needs and the proposed theoretical models. Finally, the present study identifies areas that need further research.
  • Modelo de referência para avaliação de portais turísticos com o suporte da gestão do conhecimento

    Biz, Alexandre Augusto; Todesco, José Leomar; Rados, Gregório Jean Varvakis

    Resumo em Português:

    As Organizações Públicas de Turismo exercem a função do Estado em fomentar atividade turística em seu destino turístico. Fomentar significa definir políticas públicas, como gestão de destinos turísticos por meio dos portais turísticos (websites) de gestão pública. O objetivo deste artigo é apresentar um modelo de referência para avaliação de portais turísticos com o suporte da gestão do conhecimento. Como método de pesquisa, utilizou-se o triangular a partir da construção de um modelo de referência (teórico) e na construção de instrumentos de coleta de dados quantitativo e qualitativo. Foram analisados vinte e nove portais turísticos gerenciados por Organizações Públicas de Turismo do Brasil. Como resultado, afirma-se que os portais turísticos analisados não foram arquitetados para dar suporte à gestão do conhecimento e que seu uso é subutilizado enquanto ferramenta estratégica de gestão de destinos turísticos. Em relação ao modelo proposto, mostrou-se válido, e os resultados obtidos permitiram uma reflexão por parte das Organizações Públicas de Turismo de todas as instâncias de governança e das organizações privadas da necessidade de reverem suas estratégias de gestão dos destinos turísticos em relação à promoção e comercialização de produtos e serviços turísticos.

    Resumo em Inglês:

    Tourism Public Organizations play the state role in fostering tourism in the tourist destination. Fostering means formulating public policies, for example, the management of tourism destinations through tourism portals (websites) of public administration. The aim of this paper is to present a reference model for assessment of tourism portals to support knowledge management. The research method used was the triangular approach, which was developed from the construction of a reference model (theoretical) and the design of instruments for collecting quantitative and qualitative data. Twenty-nine tourist portals managed by Brazilian Public Tourism Organizations were analyzed. It was found that the tourism portals analyzed were not architected to support knowledge management and that they are underused as a strategic tool for tourism destination management. As for the model proposed, it proved valid and the results obtained led Tourism Public Organizations in all instances of governance and private organizations to feel the need to review their tourist destinations management strategies concerning the promotion and marketing of tourism services and products.
  • Acreditação Hospitalar: proposição de roteiro para implantação

    Alástico, Gabriel Pedro; Toledo, José Carlos de

    Resumo em Português:

    No Brasil, o Sistema Hospitalar é caracterizado pela precariedade em procedimentos e recursos, levando à falta de qualidade nos serviços prestados aos pacientes. Essa realidade pode ser explicada, em parte, por deficiências no sistema de gestão hospitalar. Nesse contexto, a difusão e a implantação do Sistema de Acreditação Brasileiro, coordenado pela ONA - Organização Nacional de Acreditação, têm se mostrado uma importante iniciativa. Apesar dos esforços de estruturação deste Sistema de Acreditação, muitos hospitais encontram dificuldades para implantar os requisitos deste sistema de gestão. Este artigo contribui para essa questão propondo um roteiro orientativo de adequação da gestão hospitalar aos requisitos de Acreditação, visando apoiar os gestores hospitalares na implantação desses requisitos. Um roteiro preliminar foi gerado a partir de uma pesquisa exploratória realizada em três hospitais Acreditados e de uma revisão bibliográfica. O roteiro preliminar foi testado e aperfeiçoado por meio de uma pesquisa-ação realizada em um hospital público de pequeno porte. A aplicação do roteiro proposto auxilia os gestores a melhor compreenderem e conduzirem o processo de Acreditação e seus requisitos.

    Resumo em Inglês:

    The Brazilian Hospital System is characterized by ineffectiveness in procedures and services, which leads to poor quality services for patients. This can be explained by problems in the hospital management system. In this setting, the Accreditation system, coordinated by NAO (National Accreditation Organization), became an important initiative. Despite efforts towards structuring a Brazilian Accreditation, hospitals still have some difficulty in implementing Accreditation requirements. This paper contributes in this direction, proposing an framework for adequacy of hospital management to the Accreditation requirements, for helping hospital managers to implement them. A preliminary framework was developed based on an exploratory research conducted in three accredited hospitals and also based on literature review. The preliminary framework was tested and improved by means of an action research in a small-sized hospital. The implementation of the framework proposed helped the hospital managers to better understanding the Accreditation process and achieve the Accreditation requirements.
  • Produção Offshore na Bacia de Campos (RJ): a perspectiva da Psicologia do Trabalho

    Castro, Alexandre de Carvalho

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é examinar a dinâmica psicológica dos trabalhadores offshore da Bacia de Campos (RJ). A técnica de grupo focal, enquanto metodologia de base qualitativa, foi utilizada para explorar opiniões, percepções, conceitos, atitudes e valores dos petroleiros. Seis grupos focais consistiram no procedimento metodológico por meio do qual foram colhidas informações sobre as condições de trabalho embarcado. RESULTADOS: A análise do processo de trabalho em plataformas marítimas, com sua variabilidade e dificuldade, segundo a perspectiva da Psicologia do Trabalho, evidenciou que o tempo de trabalho, a vida e os ganhos dos trabalhadores são ambíguos, assimétricos e dissociados.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this article is to examine the psychological dynamics among the offshore workers at the Bacia de Campos (Northern region of the state of Rio de Janeiro). The focus group, a qualitative research method, was used to explore the opinions, perceptions, concerns, behavior, and values of these offshore workers. Six focus groups were formed to gather information about their working conditions. RESULTS: The analysis of the work process in offshore oil platforms, considering its variability and difficulties, from the perspective of work psychology, showed that the working hours, wages, and life of workers are very ambiguous, asymmetric, and dissociated.
  • Strategy as Truth: respostas estratégicas na gestão de crises após um crime corporativo

    Medeiros, Cintia Rodrigues de Oliveira; Alcadipani, Rafael

    Resumo em Português:

    Neste artigo, analisamos as respostas estratégicas da Chevron durante a gestão de uma crise corporativa provocada por um crime ambiental. O processo de estratégia compreende a busca por uma posição competitiva, e a gestão de crise consiste no gerenciamento de uma situação que ameaça a sobrevivência da empresa. Para abordar a integração da gestão estratégica à de crise, utilizamos a pesquisa documental para a coleta de dados e a análise retórica como técnica de análise. Como resultados, apontamos que as verdades produzidas pela empresa na gestão de crise é resultado da relação entre o discurso e a estratégia.

    Resumo em Inglês:

    In this paper, the strategic responses of Chevron during the management of a corporate crisis caused by an environmental crime in Rio de Janeiro were analyzed. The strategy process includes the search for a competitive position, and crisis management means dealing with a situation that threatens the survival of the company. In order to analyze the integration of the strategic management with crisis management, a documentary research was carried out for data collection, and a rhetorical analysis was conducted. The results show that the truths revealed by the company in the crisis management result from the relationship between discourse and strategy.
  • Alinhamento interfuncional: um estudo exploratório sobre os pontos de contato entre marketing, logística e produção

    Silva, Andrea Lago da; Lombardi, Guilherme Hernandes Vasconcellos; Pimenta, Márcio Lopes

    Resumo em Português:

    A integração interfuncional das atividades de Marketing, Logística e Produção é essencial para a coordenação entre demanda e suprimentos e o alinhamento integração interfuncional é um passo importante nessa direção. O objetivo deste trabalho é identificar os principais pontos de contato entre Marketing, Logística e Produção. Partindo de uma revisão de literatura, foi elaborado um roteiro semiestruturado e foram realizadas 19 entrevistas em uma indústria de bebidas. A partir da transcrição e da análise de conteúdo, foram caracterizados diversos pontos de contato entre as díades formadas pelas três funções e, diretamente, apenas um ponto de contato entre a tríade - o Lançamento de Produto. Entretanto, observou-se que, indiretamente, os entrevistados mencionavam outros pontos de contato que demandavam a contribuição de uma terceira função, como: previsão da demanda; promoção; transporte (entrega); nível de serviço; planejamento e sequenciamento da produção; planejamento da capacidade logística; e embalagens. Dentre as contribuições do artigo, destacam-se o aprofundamento da compreensão sobre o alinhamento interfuncional entre as três funções no nível tático e operacional e a sua contribuição para o alcance dos objetivos organizacionais mais amplos, como o nível de serviço oferecido aos clientes.

    Resumo em Inglês:

    The cross-functional integration among Marketing, Logistics, and Production activities is essential for the coordination of demand and supply, and the interfunctional alignment represents an important step towards achieving it. The objective of this paper is to identify the main points of contact among Marketing, Logistics, and Production. Based on a literature review, a semi-structured guide was used for conducting 19 interviews in a beverage company. Based on the content analysis of the transcripts, many points of contact were found between the dyads formed by the three functions, and only one was found within the triad - the Product Launch. However, it was observed that the respondents indirectly mentioned other points of contact that required the assistance of a third function such as forecasting, promotion, transportation (delivery), service level, production planning/scheduling, logistics capacity planning, and packaging. Among the contributions of this article, it is possible to highlight the deeper understanding of the cross-functional alignment among the three functions at the tactical and operational level and their contribution to the achievement of broader organizational goals, such as the service level offered to customers.
  • Práticas de gestão ambiental das indústrias coureiras de Franca-SP

    Alves, Vanessa Cintra; Barbosa, Agnaldo Sousa

    Resumo em Português:

    O setor coureiro-calçadista possui relevância no cenário econômico brasileiro, tendo a indústria curtumeira somado, em 2011, um montante de US$ 2,05 bi em exportações, contribuindo em 6,86% para o saldo da balança comercial brasileira. No entanto, apresenta-se como um setor altamente poluente e gerador de resíduos perigosos e de alta toxicidade. Assim, considera-se de extrema importância a busca por formas que possibilitem uma produção mais limpa e o reaproveitamento de resíduos, evitando que estes sejam dispostos no meio ambiente e provoquem a deterioração da natureza e da qualidade de vida do homem. Sendo assim, este trabalho, por meio da pesquisa bibliográfica e exploratória, procurou fazer um levantamento de algumas formas de utilização dos resíduos de couro provenientes das indústrias coureira e calçadista. A realização deste trabalho justifica-se pelo fato de que os curtumes e indústrias calçadistas geram resíduos de alta periculosidade, sendo necessárias ações ambientais para tratá-los de forma efetiva, visando minorar os seus impactos ambientais. E, por meio de pesquisas bibliográficas e empíricas, percebeu-se o surgimento de novas técnicas e tecnologias com vistas a mitigar os impactos dos rejeitos de couro no meio ambiente, sendo que estas ações tornam-se cruciais para as empresas que desejam permanecer num mercado cada vez mais competitivo e voltado para a busca da sustentabilidade nos negócios.

    Resumo em Inglês:

    The leather footwear industry is an important sector in the Brazilian economy. The tannery industry accounted for $ 2.05 billion to exports in 2011, which represents a contribution of 6.86% to the Brazilian balance of trade. However, it is a highly polluting industry generating highly toxic and hazardous waste. Therefore, it is extremely important to search for environmental management actions that allow a cleaner production and waste recycling to prevent its discharge into the environment resulting in the deterioration of nature and quality of human life. Thus, based on a literature review and exploratory research, this study consisted of an analysis of some environmental management actions adopted by the leather industry in Franca - SP verifying if the industries have certifications or follow standards that characterize a responsible environmental management. This study is justified by the fact that tanneries and footwear industries produce highly hazardous waste, and therefore environmental actions are necessary to treat the waste effectively in order to minimize its environmental impacts. The literature review and empirical research conducted demonstrated the development of new techniques and technologies aiming at mitigating the impacts of leather waste in the environment. These actions are crucial for companies to remain competitive and focused on sustainability in this rapidly growing market.
  • Gestão do relacionamento em uma indústria de peças plásticas da cadeia automotiva

    Lélis, Eliacy Cavalcanti; Simon, Alexandre Tadeu

    Resumo em Português:

    A gestão da cadeia de suprimentos considera vários aspectos das relações entre organizações. A gestão do relacionamento na interface fornecedor-cliente é um dos elementos analisados que abrangem variáveis complexas, as quais podem afetar a sustentação de elos críticos da cadeia produtiva. Esta pesquisa delimita-se ao estudo da gestão do relacionamento em uma cadeia de suprimentos do setor automotivo. O objetivo deste artigo é estudar a gestão do relacionamento em uma indústria de peças automotivas de plástico de São Paulo. A metodologia de pesquisa utiliza a pesquisa de campo, limitada a um estudo de caso, cuja análise utiliza uma metodologia de avaliação proposta por Simon (2005). Essa metodologia avalia o grau de aderência da gestão do relacionamento de uma empresa ao modelo de gestão da cadeia de suprimentos de Cooper, Lambert e Pagh (1997). Os resultados mostram os fatores de gerenciamento do relacionamento que contribuem para a eficiência da gestão da cadeia e destacam aspectos que podem ser melhorados em relação à colaboração na cadeia, no que se refere à comunicação informal e falta de planejamento conjunto entre os parceiros da empresa.

    Resumo em Inglês:

    Supply chain management includes several aspects of relationships between organizations. The relationship management of supplier-customer interface is one of the elements analyzed that encompass complex variables that can affect the support of critical links in the production chain. This research investigates the relationship management in a supply chain of the automotive sector. The objective of this paper is to study the relationship management in an industry of automobile plastic parts in São Paulo, Brazil. The field research method with a single case study, based on the method of Simon (2005), was used. This method evaluates the level of adherence of the relationship management of an enterprise to the supply chain model proposed by Cooper, Lambert and Pagh (1997). The results show the relationship management factors that contribute to the efficiency of supply chain management and highlight the aspects that can be improved concerning the chain collaboration in terms of informal communication and lack of joint business planning between the company partners.
  • Relatório de sustentabilidade: perfil das organizações brasileiras e estrangeiras segundo o padrão da Global Reporting Initiative

    Campos, Lucila Maria de Souza; Sehnem, Simone; Oliveira, Murilo de Alencar Souza; Rossetto, Adriana Marques; Coelho, Ana Lúcia de Araújo Lima; Dalfovo, Michael Samir

    Resumo em Português:

    Este trabalho teve o objetivo de descrever a evolução da publicação mundial de relatórios de sustentabilidade organizacionais, com base nos indicadores da Global Reporting Initiative (GRI), no período de 1999 a 2010. Identificou-se a evolução de adesão aos indicadores GRI pelas organizações, mediante análises quantitativas das publicações por: i) regiões (continentes); ii) países; iii) setores de atuação; iv) níveis de aplicação das diretrizes GRI; e v) nível de aderência às diretrizes GRI. Trata-se de uma análise documental, com enfoque quantitativo, de natureza descritiva, que fez uso de estatística descritiva por meio do software Statistica e de planilha eletrônica Excel para proceder à análise dos dados. Conforme dados de GRI (GLOBAL..., 2011), constatou-se que as regiões com maior adesão à publicação de relatórios no modelo GRI foram a Europa, que obteve maior representatividade com 47,60% do total, seguida pela Ásia com 17,02% e América do Norte com 13,92%. Os países com maior volume de publicações foram em ordem: Espanha, Estados Unidos, Japão e Brasil, que somaram 33,54% do total. Dentre os setores com maior adesão aos indicadores para elaboração de relatórios de sustentabilidade, destacam-se os de Serviços Financeiros, Energia, Serviços de Energia e Outros, que somados alcançaram 35,30% de participação relativa. Observou-se que 74,80% dos relatórios foram publicados no nível de aplicação G3, além de que existe forte movimento de publicação nos níveis mais elevados de aderência ao padrão GRI (A e A+) e com verificação externa, sobretudo a partir de 2006 e 2010. Mediante uso de análise de correspondência entre os 13 principais setores de atuação e os 14 principais países de origem das empresas que publicaram relatórios pela GRI, percebe-se a ligação entre os Setores de Energia, Serviços de Energia e Construção com o Brasil. A Europa ganha destaque em relatórios do setor de Produtos Alimentícios e Bebidas, Telecomunicações, Serviços Financeiros, Logística e Construção. Os menores indicadores de correspondência são referentes à África do Sul, bem como ao setor de Mineração. Concluiu-se que as diretrizes GRI vêm ganhando a adesão gradativa de organizações localizadas nos mais diversos países e regiões, pelas preocupações que tais indicadores possuem com os multistakeholders, além de conferir credibilidade e transparência à gestão das organizações.

    Resumo em Inglês:

    This study aimed to describe the history and progress made in the publications of organizational sustainability reports worldwide based on indicators of the Global Reporting Initiative (GRI) in the period 1999-2010. The progress of adherence to the GRI indicators by organizations was identified by the quantitative analysis of publications conducted by: i) regions (continents), ii) countries, iii) sectors of activity, iv) GRI guidelines application level, and v) and GRI guidelines adherence level. A descriptive, document analysis with a quantitative approach was carried out including descriptive statistics using the Statistica software and an Excel spreadsheet to perform the data analysis. According to the GRI data (GLOBAL..., 2011), it was found that the regions with greater adherence to the publication of reports aligned to the GRI guidelines were Europe, with the highest representation (47.60%), followed by Asia (17.02) and North America (13.92%). The countries with the highest number of publications were: Spain, United States, Japan, and Brazil, accounting for 33.54% altogether. Among the sectors with highest adherence to the indicators in the preparation of sustainability reports, the following stand out: Financial Services, Energy, and Energy Services and Others, which together accounted for 35.30% of relative participation. It was found that 74.80% of the reports were published at the GRI G3 application levels, including a large number at the highest levels (A and A+) of adherence to the GRI guidelines and external verification, especially from the years of 2006 and 2010. Based on the use of correspondence analysis between the 13 main sectors of activity and the 14 main countries of origin of the companies that published GRI reports, a relationship between the sectors of Energy as well as Construction and Energy Services and Brazil was identified. Europe stands out in the reports of the sectors of Food and Beverage, Telecommunications, Financial Services, Logistics, and Construction. The minor correspondence indicators are associated to South Africa and to the mining sector. It was concluded that the GRI guidelines have gradually been adopted by organizations in different countries and regions due to the importance of these indicators for multi-stakeholders and also due to the credibility and transparency provided to organizations.
  • Mobilização política e rede de interesses na produção calçadista de Jaú

    Malagolli, Guilherme Augusto; Paulillo, Luiz Fernando de Oriani

    Resumo em Português:

    O estudo de redes políticas é de fundamental importância para a compreensão do ambiente em que ocorre a interação estratégica dos atores e organizações dependentes de vários recursos, como os financeiros, tecnológicos, organizacionais, políticos, jurídicos e constitucionais. A aplicação do estudo de redes políticas em Arranjos Produtivos Locais (APLs) pode explicar o desenvolvimento econômico e social do território pela formulação de políticas adotadas localmente. Este trabalho tem como objetivo mostrar a relevância da análise da rede política no estudo de Arranjos Produtivos Locais, tomando como objeto de estudo o APL calçadista de Jaú. Para isso, foi feita uma pesquisa de campo, por meio de um questionário semiestruturado, com empresas, entidades de classe e representantes do poder público local no APL calçadista de Jaú.

    Resumo em Inglês:

    The study of policy network is crucial to understand the environment in which strategic interaction between actors and organizations take place, and it depends upon various resources such as financial, technological, organizational, political, legal, and constitutional. The implementation of network policy studies in Clusters (LPAs) can explain their economic and social development through the formulation of policies that are adopted locally. This paper aims to show the relevance of policy network analysis in the study of Local Productive Arrangements' focusing on the LPA of the city of Jau's Therefore, a field research was carried out using a semi-structured questionnaire to investigate companies, unions, and local government representatives in the LPA of Jau's footwear industry.
  • Benefícios e impeditivos à integração da cadeia de suprimentos calçadista por meio da tecnologia de informação

    Herrmann, Felipe Fehlberg; Pereira, Giancarlo Medeiros; Borchardt, Miriam; Silva, Rosnaldo Inácio da

    Resumo em Português:

    Este artigo analisa os benefícios e impeditivos à integração da cadeia de suprimentos calçadista por meio da tecnologia de informação. Um estudo de caso múltiplo, exploratório e qualitativo foi realizado na cadeia calçadista gaúcha. Foram investigados oito fornecedores de componentes (primeiro nível da cadeia, ex.: tacos, fivelas e adereços); oito empresas de manufatura de calçado (calçadistas ou montadoras do produto calçado); quatro organizações de varejo; e quatro prestadoras de serviço de TI. As técnicas de pesquisa utilizadas foram entrevista semiestruturada, observação direta e análise documental. A análise dos achados desvelou benefícios e impeditivos à integração da TI na referida cadeia de suprimentos. Identificou-se que dois modelos de integração da TI são adotados pelos prestadores de serviço de informática: proprietário (ou acessível apenas ao provedor de serviços) e aberto (aberto a todas as empresas). Apesar de fechado, o modelo proprietário de integração da TI é bastante disseminado, haja vista sua simplicidade e custo baixo. Em contrapartida, o modelo "aberto" propicia maior organização dos processos internos de gestão da TI, gestão de estoques e da produção. Os achados contribuem com a literatura ao desvelar elementos que podem criar condições para melhor articulação da cadeia de suprimentos calçadista, propiciando aumento de velocidade e flexibilidade produtiva ao setor. Apesar de atrativos, tais avanços podem ser dificultados por movimentos comerciais de empresas usuárias do modelo proprietário. A identificação desses impeditivos sugere a necessidade de novos estudos destinados a ampliar o entendimento acerca das disputas empresariais que se travam em meio a uma cadeia de suprimentos.

    Resumo em Inglês:

    This article analyzes the benefits and impediments of the integration of the footwear supply chain through the adoption of information technology (IT). An exploratory qualitative multiple case study was carried out in a Footwear Supply Chain in Rio Grande do Sul (Gaúcha), Brazil. Eight accessory suppliers (first tier in the supply chain, such as: heels, buckles, and decorative ornaments), eight footwear manufacturing companies (footwear manufacturer or assembly companies), four retail companies, and four IT service providers. The research techniques used were semi-structured interviews, direct observation, and document analysis. The data analysis showed benefits and impediments to the integration of IT in the studied supply chain. It was found that two IT integration models have been adopted by the computer service providers: Proprietary (accessible only to the service providers) and Open (accessible to all companies) models. Although closed, the proprietary IT integration model is widely used given its simplicity and low cost. On the other hand, the Open Model enables higher organization in the internal processes of the IT management, inventory management, and production. The results obtained contribute to the literature since they show ways to improve Footwear Supply Chain development by increasing the speed and providing more productive flexibility to this sector. Although attractive, these developments can be hindered by commercial ventures of companies that adopt the Proprietary Model. The identification of these impediments suggests the need for further studies to increase the understanding of conflicts among supply chain partners.
  • Esverdeando a cadeia de suprimentos: algumas evidências de empresas localizadas no Brasil

    Jabbour, Ana Beatriz Lopes de Sousa; Azevedo, Fernanda de Souza; Arantes, Ariana Fernandes; Jabbour, Charbel José Chiappetta

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é identificar e analisar como práticas de Green Supply Chain Management (GSCM) estão sendo adotadas por empresas de alta tecnologia localizadas no Brasil, a fim de gerar diretrizes de como empresas similares podem proceder para incorporar iniciativas de GSCM. A pesquisa foi desenvolvida a partir de estudo de casos com empresas representativas desse setor. Como principais resultados, destacam-se: (a) a estrutura da cadeia de suprimentos pode afetar a adoção e a forma como se adotam práticas de GSCM; (b) a legislação ambiental brasileira e as diretivas internacionais são muito importantes para impulsionar a adoção de práticas de GSCM; e (c) para cada uma das seis práticas de GSCM, apresentam-se sugestões de como empresas similares podem adotá-las com maior êxito.

    Resumo em Inglês:

    The purpose of this article is to identify and analyze how Green Supply Chain Management (GSCM) practices have been adopted by high-tech companies located in Brazil in order to create guidelines to support similar companies to incorporate GSCM initiatives. This research was based on case studies carried out in some representative companies in this sector. The main results are: (a) the supply chain structure can affect both the adoption of GSCM practices and the way they are adopted, (b) the Brazilian environmental legislation and international policies are very important to boost the adoption of GSCM practices, and (c) based on the results obtained, for each one of the six GSCM practices, suggestions for a more appropriate adoption are offered to similar companies.
  • Adaptação de um wiki para a informatização da documentação do sistema de gestão da qualidade

    Costal, Graziele Cristina Silveira Zerbini; Turrioni, João Batista; Martins, Roberto Antonio

    Resumo em Português:

    A documentação de um Sistema de Gestão da Qualidade padrão ISO 9001 é muitas vezes vista como uma fonte de burocracia nas organizações. Este artigo descreve o WikiQMS como uma alternativa para a informatização da documentação de tal sistema. O método científico foi aplicado para o desenvolvimento do sistema. O protótipo foi desenvolvido a partir de um software wiki, com base nos requisitos da ISO 9001 levantados na literatura e também pela avaliação de um painel de especialistas. O experimento de campo em uma empresa júnior permitiu validar o sistema em uma situação real de implantação da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade. O protótipo atende adequadamente aos requisitos mínimos de implantação e gestão da documentação do Sistema de Gestão da Qualidade padrão ISO 9001. Além disso, o WikiQMS apresenta as vantagens de uma solução da Web 2.0 para a questão da edição colaborativa, autoria coletiva, acessibilidade e usabilidade.

    Resumo em Inglês:

    The ISO 9001 compliant Quality Management System documentation often creates bureaucracy in organizations. This paper describes the WikiQMS as an alternative for computerizing the documentation of this system. The scientific method was applied to develop the system. The prototype was developed using the Wiki software based on the ISO 9001 requirements found in the literature review and on an Expert Panel evaluation. The field experiment in a junior enterprise enabled to validate the system in a real setting of implementation of Quality Management System documentation. The prototype complies with the minimum requirements for implementation and management of ISO 9001 Quality Management System. Furthermore, The WikiQMS offers some advantages of Web 2.0 such as collaborative editing, collective authorship, accessibility, and usability.
  • Orçamento de capital: um caso especial de sequenciação de projetos

    Abensur, Eder Oliveira

    Resumo em Português:

    A gestão de orçamento de capital compreende a organização, análise e escolha de projetos de investimentos criados pelas empresas. Estes projetos podem incluir a atualização da infraestrutura física, renovação do parque de informática ou o desenvolvimento de novos produtos, portanto, caracteriza-se como uma atividade essencial para a sobrevivência e competitividade empresarial. Os objetivos deste trabalho foram: (i) propor um modelo matemático num caso especial em que os gestores podem estabelecer a sequência de execução de projetos, previamente selecionados, que minimiza a necessidade de investimento e (ii) desenvolver uma ferramenta computacional de busca das soluções baseada na integração da Teoria de Opções Reais e em método heurístico com uma nova proposta de busca local denominada de DOP. Apesar da relevância do assunto, verificou-se uma escassez de trabalhos sobre sequenciação de projetos de investimento na literatura. Os testes realizados sobre várias amostras de projetos mostram que o modelo proposto apresentou resultados relevantes de redução de custos quando comparados a procedimentos convencionais de orçamento de capital.

    Resumo em Inglês:

    The management of capital budgeting includes the organization, analysis, and choice of investment projects developed by companies. These projects may include, for instance, upgrading the physical infrastructure, modernizing the information technology, or new product development; therefore, they are essential for the survival and competitiveness of businesses. The purposes of this study were: (i) to propose a mathematical model for a special case in which the managers can establish the execution sequence of previously selected projects minimizing investments, and (ii) to develop a computational tool based on the integration of Real Options and heuristic with a new proposal for local search called DOP. Despite the great importance of this subject, there is a lack of research on sequencing of investment projects in the literature. The tests performed on several samples of projects indicate that the model proposed showed significant cost reduction results when compared to those of conventional capital budgeting procedures.
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