Acessibilidade / Reportar erro

“Não somos todos cúmplices?”: um comentário sobre as múltiplas faces de raça e linguagem no ensino da língua inglesa

Resumo

Este artigo é uma revisão de literatura de trabalhos recentes sobre ideologias de raça e linguagem na Ásia, em busca de uma compreensão mais aprofundada do assunto e que evite determinismos e pensamentos dicotômicos. A primeira parte do artigo discute trabalhos atuais sobre o ensino de inglês no Japão e conclui que é necessária maior ênfase no protagonismo dos professores. A segunda parte oferece vinhetas etnográficas de cenários nos quais a raça desempenha um papel às vezes surpreendente no desenvolvimento de interações e exclusões. Esses cenários demonstram as implicações do comprometimento de acadêmicos com a justiça social em estruturas ideológicas e institucionais nas quais os preconceitos são veículados e reproduzidos em situações que envolvem múltiplas identidades e posicionamentos asiáticos.

Palavras-chave:
Ensino da língua inglesa; inglês como língua estrangeira; raça; falante nativo; ideologia da língua

Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Bloco C - sala 518, CEP 24210-201 - Niterói, Rio de Janeiro, Brasil., Telefone +55 21 2629-2600 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: gragoata.egl@id.uff.br