Acessibilidade / Reportar erro

Sobre a semântica de “juntos” no português brasileiro: tipologia e investigação preliminar* * Este artigo é fruto de uma pesquisa de Iniciação Científica financiada pela FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), processo nº 2023/03663-2.

On the Semantics of “juntos” in Brazilian Portuguese: Typology and Preliminary Investigation

RESUMO:

Neste artigo, realizaremos uma investigação preliminar sobre a expressão ‘juntos’, que ainda não conta com uma descrição no português brasileiro (PB). Para empreender este estudo, nosso primeiro passo será demonstrar, por meio de testes linguísticos, as interpretações que o termo pode ter em sentenças do PB e oferecer uma tipologia semântica. Na segunda etapa deste artigo, apresentaremos duas teorias propostas para o item together, que pode ser entendido como a contraparte do 'juntos' na língua inglesa, e investigaremos se essas teorias dão conta dos dados apresentados para a expressão no PB. Por fim, apresentaremos uma primeira descrição teórica para o ‘juntos’ no PB, com base na hipótese de que a função deste item é a de efetuar uma soma de entidades. Na Conclusão, retomaremos o caminho percorrido e as principais conclusões, além de citar brevemente outras questões sobre o item 'junto(s)' que merecem nossa investigação.

PALAVRAS-CHAVE:
Juntos; Antidistributividade; Soma; Semântica.

Programas de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF) Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n, Bloco C - sala 518, CEP 24210-201 - Niterói, Rio de Janeiro, Brasil., Telefone +55 21 2629-2600 - Niterói - RJ - Brazil
E-mail: gragoata.egl@id.uff.br