RESUMO
As migrações impostas têm ocasionado a presença cada vez maior de estudantes deslocados forçados no sistema de ensino brasileiro. O objetivo deste artigo é abordar os desafios enfrentados no acolhimento e no ensino de alunos imigrantes e refugiados, matriculados na Educação Básica, a partir da perspectiva docente, em dois municípios da região da Serra do Rio Grande do Sul. A pesquisa, de caráter quantitativo e qualitativo, discute o ensino de Português como Língua de Acolhimento e a formação de professores em uma perspectiva plurilíngue. A análise dos dados é realizada por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciam a necessidade de formação docente para o ensino de língua portuguesa para imigrantes e refugiados, ainda nos cursos de licenciatura, e a concretização de políticas públicas para o acolhimento desse público. Ao final do artigo, sugerem-se algumas ações, a fim de promover a aprendizagem e a integração desses estudantes à sociedade brasileira, garantindo-lhes o direito à educação e à construção da cidadania.
Palavras-chave:
Educação Básica; Imigrantes e refugiados; Português como Língua de Acolhimento