RESENHAS
Zulmira Newlands Borges
Universidade Federal de Santa Maria Brasil
HEILBORN, Maria Luiza (Org.). Sexualidade: o olhar das Ciências Sociais. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999. 205 páginas.
Sexualidade: o Olhar das Ciências Sociais é uma coletânea de artigos de antropologia organizada por Maria Luiza Heilborn. O livro insere-se na área de antropologia do corpo e da saúde e tem como pressuposto básico a diversidade cultural. Identifica-se nele o esforço em mostrar a variedade de significados e práticas que giram em torno da sexualidade e que foram construídos por grupos sociais específicos.
O livro é uma referência indispensável para estudantes, profissionais da área da saúde e todos aqueles que se interessam pela temática.
Como sabemos, a sexualidade não é um tema novo para a antropologia. Em Malinowski, temos um dos primeiros estudos voltados a este tema, com sua obra Vida Sexual dos Selvagens. Desde então, vemos que existem tensões inerentes à analise da sexualidade como objeto de estudo, e é um dos objetivos deste livro explicitar e elucidar algumas dessas tensões.
O livro é o resultado de um seminário sobre o tema, realizado por iniciativa do Instituto de Medicina Social da UERJ e com apoio da Fundação Ford. Isso explica a estrutura de organização da coletânea, que é dividida em três partes, sendo que ao final de cada uma, podemos ler o debate transcorrido em função das apresentações anteriores. Na primeira parte, a discussão centra-se na perspectiva de análise antropológica da sexualidade. Três abordagens cercam o tema: a sexualidade e a sensibilidade, a sexualidade como objeto de estudo e a sexualidade como construção de si. O debate enfoca as perspectivas e paradigmas do fim do milênio. Toda essa parte inicial, mais teórica, consiste em uma discussão sobre os modelos analíticos disponíveis para interpretação e abordagem da sexualidade. Os autores apresentam as suas estratégias analíticas e oferecem aos leitores uma refinada e interessante discussão sobre as tendências socioantro-pológicas contemporâneas de pesquisa nessa área.
Na segunda e terceira partes são apresentados relatos de pesquisas agrupados em duas temáticas: sexualidade e juventude, e sexualidade e HIV.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
29 Ago 2005 -
Data do Fascículo
Jun 2002