Acessibilidade / Reportar erro

Comida e consumo na pandemia e após: um olhar a partir dos mercados de Madrid

Food and consumption in the pandemic and beyond: a perspective from Madrid’s markets

Resumo

Ainda que nas últimas décadas tenham passado por intensas transformações, os mercados municipais de Madrid permanecem tendo papel significativo no abastecimento de alimentos frescos e são considerados espaços em que, através da proximidade e da confiança, podem ser adquiridos produtos de qualidade. A partir de observação participante e de entrevistas junto a comerciantes, realizadas durante os últimos meses de 2022 nos mercados municipais do distrito central da cidade de Madrid, este artigo discute mudanças no consumo alimentar ocorridas durante e após a pandemia de Covid-19. A análise se detém, especialmente, em aspectos associados a percepção de risco, qualidade e saúde relacionados com a alimentação. Os resultados obtidos fornecem pistas para a reflexão sobre tendências e processos pertinentes ao consumo alimentar na contemporaneidade.

Palavras-chave:
alimentação; consumo; mercados municipais; pandemia

Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social - IFCH-UFRGS UFRGS - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Av. Bento Gonçalves, 9500 - Prédio 43321, sala 205-B, 91509-900 - Porto Alegre - RS - Brasil, Telefone (51) 3308-7165, Fax: +55 51 3308-6638 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: horizontes@ufrgs.br