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Qualidade visual e desperdício de hortaliças folhosas no varejo

RESUMO

As Nações Unidas estimam que o desperdício de alimentos, no varejo e no consumo, atinge 17% da produção mundial de alimentos. Deste total, 2% ocorrem no varejo. Entretanto, estas estimativas embutem um grande grau de incerteza devido à estreita base de dados usada nesta estimativa, agravada pelo fato da quase totalidade dos dados ser proveniente de países de alta renda. O presente estudo contribui para aumentar o conhecimento nesta área, apresentando dados primários de desperdício de hortaliças folhosas em duas cadeias de supermercado no Distrito Federal, Brasil. Os dois estudos avaliaram: 1) número de unidades de hortaliças entregues e descartadas; 2) qualidade visual da hortaliça entregue na loja; 3) causas do descarte. A maioria dos produtos, 37 de um total de 47, apresentou mais de 80% das unidades com boa qualidade visual, mas esta frequência variou de 62,0% a 88,4% entre lojas e de 56,0 a 97,1% entre fornecedores. Obteve-se a estimativa para o índice médio de desperdício global de 20,0% das unidades de hortaliças folhosas compradas, sendo que a amplitude do desperdício foi de 1,0 a 83,0% a depender da hortaliça e estes valores variaram consideravelmente entre lojas e fornecedores. As principais causas de descarte foram a presença de folhas murchas e podres, seguida pela presença de folhas amarelas-murchas e podres. O desperdício de hortaliças no varejo, em um país de renda média alta como o Brasil, pode ser elevado, o que corrobora as recentes mudanças de narrativa, que afirmam ser o desperdício de alimentos importante em países de todas as faixas de renda.

Palavras-chave:
Perda e desperdício de alimentos; supermercado; manuseio pós-colheita

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