O presente trabalho teve como objetivo avaliar o efeito dos métodos de tutoramento e de condução de plantas sobre a produtividade e qualidade de frutos em quatro cultivares de tomate. Dois experimentos foram realizados nas safras 2004/05 e 2005/06 em Caçador (SC). Os tratamentos consistiram na combinação de duas cultivares (Carmen e Débora Max, em 2004/05, e Nemo Netta e San Vito, em 2005/06), quatro métodos de tutoramento (cruzado, mexicano, vertical com bambu e vertical com fitilho) e dois métodos de condução de plantas (com uma e duas hastes por planta mantendo o mesmo número de hastes por área), dispostos no delineamento de parcelas sub-subdivididas, com quatro repetições. Não houve interação entre cultivar, método de tutoramento e de condução. O método de tutoramento vertical com bambu foi superior aos demais métodos e todos os métodos de condução vertical foram superiores ao método cruzado na produção total e comercial de frutos. A condução de uma haste por planta obteve maior produção total e comercial de frutos, em relação à condução de duas hastes por planta.
Lycopersicon esculentum; tutoramento; métodos de condução