FONTES
Fontes para o estudo das elites: o acervo do CPDOC
Sources for studies on the elites: the CPDOC archives
Priscila Fraiz
Coordenadora do Setor de Documentação do CPDOC
O Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) foi criado em 1973 com a finalidade de associar as atividades de documentação e pesquisa, até então realizadas separadamente no país por arquivos, centros de pesquisa e universidades, em geral. A combinação dessas duas atividades a captação de fontes primárias para a realização de pesquisas históricas vem favorecendo à constituição de um acervo considerável de arquivos privados de homens públicos que tiveram atuação destacada no cenário nacional desde a Revolução de 30 até o momento. Trata-se de um milhão e meio de documentos reunidos em 105 arquivos de presidentes da República, ministros de Estado, governadores, parlamentares, militares, educadores, diplomatas e altos executivos de empresas estatais que, depois de organizados, são postos à disposição do público interessado.
Ao longo desses 22 anos, o Setor de Documentação, responsável pelo recolhimento, guarda, tratamento e divulgação desses arquivos, pautou sua linha de acervo consoante às linhas de pesquisa adotadas pelo centro, sendo possível visualizar alguns blocos temáticos privilegiados pelos conjuntos documentais integrantes do acervo, tais como política e governo, educação e cultura, militares e relações internacionais.
Os registros documentais cobrem um largo período da história republicana, enfocando grandes temas nacionais, com relevo para: movimento tenentista; Coluna Prestes; revoluções de 30, 32 e 64; Assembléia Nacional Constituinte de 34, de 46 e de 88; Estado Novo; Segunda Guerra Mundial; movimentos integralista e comunista; redemocratização; partidos políticos; crises e sucessões presidenciais; nacionalismo, com ênfase na defesa do monopólio estatal do petróleo e na criação da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), Petrobrás e Eletrobrás; parlamentarismo; questões econômico-financeiras como: controle do Estado sobre a economia; reforma agrária e suas implicações políticas; dívida externa; investimentos nos setores de energia elétrica e nuclear; e as missões econômicas brasileiras no exterior. A política regional é também amplamente retratada no acervo, cabendo destaque para os conflitos político-partidários e as crises sucessórias.
A área de educação e cultura nas décadas de 1930 e 1940 é basicamente coberta pelos arquivos de Gustavo Capanema, Anísio Teixeira e Lourenço Filho, onde encontramos, dentre tantas fontes valiosas, algumas como: a Reforma Capanema, a construção do edifício-sede do Ministério de Educação e Saúde (MES), o movimento escola-novista, a legislação educacional, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e a criação das universidades do Distrito Federal, do Brasil (UFRJ) e de Brasília (UnB).
Para os pesquisadores interessados na historia do Exército brasileiro e na inserção deste na vida política, os arquivos de José Pessoa, Cordeiro de Farias e Antônio Carlos Muricy, por exemplo, fornecem importantes subsídios para análise de temas como: reorganização das Forças Armadas durante o governo provisório; levante de Jacareacanga; oposição militar durante o governo de João Goulart; articulações do golpe de 64; os governos militares que o sucederam; a crise sucessória posterior à morte de Costa e Silva; e a repressão aos movimentos de oposição ao regime militar.
Por fim, cabe destacar o bloco temático de relações internacionais, reunindo arquivos de políticos que exerceram funções diplomáticas e onde podemos ver retratados temas como: questão do Chaco; política externa brasileira relativa ao café, petróleo e energia atômica; Operação Pan-americana; Revolução Cubana; relações do Brasil com os Estados Unidos, Cuba, Rússia e com os países da América Latina; participação do Brasil em diferentes organismos internacionais, como Organização das Nações Unidas (ONU), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e Organização dos Estados Americanos (OEA).
Em relação ao campo de interesse desta revista, vale ressaltar os arquivos de Gustavo Capanema e Artur Neiva. O primeiro fornece importantes subsídios para a história da saúde pública no Brasil, particularmente no período de 1934 a 1945, quando Capanema esteve à frente do MES. Sobressaem temas como campanhas sanitárias, reorganização dos serviços de saúde, ensino e pesquisa de saúde pública, com ênfase no Instituto Oswaldo Cruz. Por sua vez, o arquivo de Artur Neiva traz informações valiosas sobre sua atuação como cientista daquele instituto durante quatro décadas, destacando-se farta correspondência com Rocha Lima, Oswaldo Cruz e Carlos Chagas. Sanitarismo e política governamental para a área de saúde pública são outros temas de especial relevância.
O material impresso integrante dos arquivos doados ao CPDOC, composto de livros, folhetos, periódicos, mapas e plantas, acompanha, no geral, a temática expressa pelos demais documentos que constituem esses fundos. Assim é que encontramos, por exemplo, no arquivo privado de um parlamentar, publicações relativas a sua atividade e de seus pares (resoluções, pareceres de comissão, projetos de lei, Anais do Congresso etc); no de um militar, mapas de posição de guerra; no de um educador, sua produção acadêmica. A reunião de tão diversa temática é, sem dúvida, favorecida pela própria multiplicidade de atividades públicas e privadas desempenhadas por esses atores sociais. Alguns destaques do universo bibliográfico: a coleção completa da revista Cultura Política, editada no período do Estado Novo pelo Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), entre 1941-45; os Anais da Assembléia Nacional Constituinte de 1934 e 1946; mais de sessenta obras biográficas de Getúlio Vargas e de seu governo; e a série Bibliotheca de Educação, organizada por Lourenço Filho e editada, desde 1927, pela Companhia Melhoramentos de São Paulo, com mais de trinta volumes de reedição de clássicos estrangeiros como Dewey, Kilpatrick, Piéron, Durkheim, além da edição de obras pedagógicas de autores nacionais, sob orientação escola-novista.
O acervo audiovisual, oriundo desses mesmos arquivos, é composto de fotografias, filmes, discos e fitas audiomagnéticas e videomagnéticas. Retrata importantes momentos da historia contemporânea, com grande concentração nas décadas de 1930 e 1940. Dentro desse universo, encontramos temas como Revolução de 30, Revolução Constitucionalista de 32, Assembléia Nacional Constituinte de 34 e principalmente todo o período do Estado Novo, passando pelas concentrações cívicas, pela participação do Brasil na guerra e atuação da Força Expedicionária Brasileira (FEB), entre outros. Destaca-se deste período um álbum sobre as atividades da Juventude Nazista no Rio Grande do Sul e um dossiê sobre encontro integralista em Santa Catarina.
Com relação aos filmes, vale ressaltar algumas produções integrantes do arquivo de Getúlio Vargas, centradas nos seus dois períodos de governo, com destaque para a concentração de 1º de maio no campo do Vasco da Gama e a campanha de Vargas para as eleições de 1950. Quanto ao acervo discográfico, vale registrar os hinos de partidos, as canções populares, as entrevistas à imprensa etc.
O acervo fotográfico, de maior volume em relação ao conjunto audiovisual, apresenta também aspectos importantes das décadas de 1920,1950 e 1960 que merecem destaque: o movimento tenentista; as revoltas de 23 e 24 e a Coluna Prestes; as campanhas eleitorais de Getúlio Vargas e Cristiano Machado para as eleições de 1950; morte e velório de Vargas; Movimento Popular Jânio Quadros; homologação da candidatura de Juscelino Kubitschek à Presidência da República; campanha de Henrique Lott para as eleições de 1960; flagrantes do governo de João Goulart e movimentos da tropa mineira em direção ao Rio de Janeiro, por ocasião do golpe militar de 64. Recentemente, o acervo audiovisual foi enriquecido com a doação, por Ernesto Geisel, de duas mil fotografias cobrindo todo o período em que exerceu a Presidência da República. Em breve este acervo receberá tratamento técnico, possibilitando sua consulta.
O acervo do CPDOC não se restringe, contudo, aos arquivos privados pessoais. Desde 1975, o Setor de História Oral vem constituindo um acervo de depoimentos consoante às linhas de pesquisa e aos conjuntos documentais depositados no centro, possibilitando um confronto enriquecedor de versões. Podemos destacar blocos de entrevistas sobre os seguintes temas: tenentismo; partidos políticos; política regional; governos federais; movimentos políticos e revoluções Levante de 22, Coluna Prestes, Revolução de 30, Revolução de 32, Levante Comunista de 35, Levante Integralista de 38, crise política de 11 de novembro de 55, crise política de 61 e Revolução de 64; Forças Armadas; Questão Agrária; Manifesto dos Mineiros; militantes de esquerda; imprensa; FEB. Ultimamente o setor tem ampliado sua atividade entrevistando parcelas da elite técnico-burocrática, o que possibilitou constituir um acervo sobre as seguintes empresas estatais: Eletrobrás, Petrobrás, BNDES e Banco Central do Brasil. Merece destaque, igualmente, o acervo de depoimentos de cientistas brasileiros de várias gerações e áreas do conhecimento científico, resultado do projeto História da Ciência no Brasil, desenvolvido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e CPDOC.
A seguir apresentamos a listagem de todo o acervo do CPDOC.
Arquivos
Afrânio de Carvalho, Agamenon Magalhães (3), Aidano do Couto Ferraz, Alde Sampaio, Alexandre Marcondes Filho, Almerinda Farias Gama, Alzira Vargas do Amaral Peixoto (1), André Carrazoni (3), Anísio Teixeira (3), Antônio Carlos Muricy (3), Antônio Carlos Ribeiro de Andrada, Antônio Linhares Guerra, Antunes Maciel, Arena, Armando Dubois, Armando Vidal, Artur Caetano (1), Artur Levi (1), Artur Neiva, Artur Hehl Neiva, Augusto do Amaral Peixoto, Benedito Valadares (3), Benjamin Vargas, Bertoldo Klinger (3), Café Filho, Castilho Cabral, Celso Passos (1), Ciro de Freitas Vale, Clemente Mariani, Clube 3 de Outubro, Comissão Exec. Defesa da Borracha, Cordeiro de Farias, Costa e Silva, Cristiano Machado, Delminda Aranha, Edmundo Macedo Soares, Epitácio Cavalcanti Albuquerque (1), Ernani do Amaral Peixoto, Etelvino Lins, Eugênio Gudin, Fernando Melo Viana, Fernando Setembrino de Carvalho, Filinto Muller, Flores da Cunha (1), Gabriel Passos, Geraldo Rocha, Getúlio Vargas (3), Gustavo Capanema (3), Hermes Lima, Horta Barbosa, Ildefonso Simões Lopes, Jesus Soares Pereira (1), João Daudt d'Oliveira, João Francisco Pereira de Souza, João Goulart (1), João Luís Alves (1), João Mangabeira (1), João Punaro Bley, José Maria Whitaker (2), José Moreira Maia (1), José Pessoa (3), Juarez Távora (2), Juraci Magalhães, Lindolfo Collor (3), Lourenço Filho (3), Lucas Lopes (3), Luis Aranha, Luís Simões Lopes (1), Luís Vergara, Luísa Aranha, Manuel Vargas (1), Maurício José Cardoso, Moacir Teixeira da Silva, Monsenhor Kuhn, Moreira Lima, Napoleão de Alencastro Guimarães (2), Negrão de Lima, Nélson de Melo (1), Nero Moura, Niomar Muniz Sodré, Oswaldo Aranha (3), Otávio Marcondes Ferraz, Paulo Falcão, Paulo Germano de Magalhães, Pedro Ernesto Batista (3), PSD Diretório Nacional, PSD Rio de Janeiro, PTB Piauí, Quintino Bocaiúva, Ranulfo Bocaiúva Cunha, Raul Soares, Ribeiro Junqueira, Rosalina Coelho Lisboa, Sadi Vale Machado, Sousa Costa, Temístocles Brandão Cavalcanti, Ulhoa Cintra (3), Ulysses Guimarães, Ulisses Lins, Último de Carvalho, Valdemar Falcão, Vasco Leitão da Cunha, Venceslau Brás (3), Virgílio de Melo Franco, Wellington Moreira Franco (1).
(1) Aguardando organização
(2) Em fase de organização
(3) Microfilmando
Coleções fotográficas
Afonso Arinos, Alberto Lavanère Wanderley, Aldo Zucca, Amaro Lanari, Angelo Nolasco, Aurélio Vianna, Carlos Mena Barreto Monclaro, Castelo Branco, Cristóvão Barcelos, Eliseo Paglioli, Ernesto Geisel, Góis Monteiro, Haroldo Pereira, Henrique Teixeira Lott, João Antônio Mesplé, João Batista Pereira de Almeida, João da Cunha Franco, João Mós, José Bonifácio de Andrada, Marques dos Reis, Maximiano da Fonseca, Medeiros Neto, Rafael Boccia, Sérgio Magalhães, Trifino Correia, Valfrido de Morais.
Coleções bibliográficas
Adolfo de Alencastro Guimarães, Alberto Venancio Filho, Antônio Muniz Sodré de Aragão, Barbosa Lima Sobrinho, Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, Edgar Teixeira Leite, Henrique Autran, Henrique Teixeira Lott, Hilton Alves, Igreja Positivista, Israel Pinheiro da Silva, João Cleofas, João Gomes Teixeira, José Américo de Almeida, José Bonifácio de Andrada, José Roberto de Macedo Soares, Luis Fernando Cardoso, Manuel Antonio da Silva, Messias Carreira, Raimundo Padilha.
O Centro possui, igualmente, uma Coleção de Documentos Avulsos (CDA) que reúne fontes textuais, visuais, sonoras e impressas resultantes de doações eventuais, e de prospecções desenvolvidas em instituições diversas por pesquisadores do CPDOC e outros profissionais. Integram esta CDA as cópias xerox de documentos adquiridas nas instituições relacionadas a seguir. A descrição deste material encontra-se no volume 5 dos inventários das Coleções, sob o título 'Relações Internacionais'.
Instituições: Departamento de Estado dos EUA, Foreign Office, agências militares dos EUA, bibliotecas presidenciais: Dwight Eisenhower, Franklin Roosevelt, Harry Truman, John Kennedy, Lyndon Johnson.
Acervo de história oral
Encontram-se disponíveis transcrições das 158 entrevistas, a saber:
Abelardo Jurema (E43), Ademar V. Menezes (E54), Alberto Guerreiro Ramos (E69), Alcy Demilicamps (E121), Aldo Zucca (E147), Alexandre Leal (E141), Almerinda de Farias Gama (E93), Almir de Andrade (E60), Aluísio A. Campos (E98), Aluizio Leite Guimarães (E25), Alzira Vargas do Amaral Peixoto (E34), Angelo Mendes Correia (E129), Angelo Nolasco (E152), Anita Páes Barreto (E86), Antiógenes Chaves (E28), Antonio Augusto Macedo (E71), Antonio Balbino (E81), Antonio Carlos Muricy (E154), Antonio Geraldo Guedes (E130), Antonio S. Moggi (E148), Arinos Câmara (E24), Aristides Leal (E12), Armando M. Filho (E97), Artur Levy (E115), Assis Lemos (E70), Augusto do Amaral Peixoto (E39), Barbosa Lima Sobrinho (E31), Carlos Santana (E149), Carlos Walter M. Campos (E110), Casimiro A. Ribeiro (E1 [v. 1 e 2]), Celso Passos (E131), Cid Carvalho (E20), Cid Sampaio (E21), Cleanto P. Leite (E76) (v. 1 e 2), Cley Hardman de Araújo (E57), Delso Mendes da Fonseca (E5), Denio Nogueira (E106), Drault Ernany (E112), Edgar da M. Machado (E99), Edgar Teixeira Leite (E8), Edmundo Macedo Soares (E155), Edson G. Leitão (E118), Eduardo Xavier (E94), Ernani do Amaral Peixoto (E66 [v. 1 e 2]), Ernani Galveas (E108), Ernani Sátiro (E10), Eugênio Gudin (E16), Euzébio Rocha (E113), Evaristo de Moraes Filho (E85), Fernando L. Carneiro (E111), Fernando Nóbrega (E58), Firminio Leite (E95), Francisco Julião (E38), Francisco Teixeira (E153), Frederico M. Carneiro Monteiro (E53), Geraldo S. de Oliveira (E119), Gerson Fernandes (E114), Gratuliano de Brito (E33), Guilherme Figueiredo (E14), Guilherme Flores da Cunha (E84), Haroldo Pereira (E144), Heitor Galant (E83), Heitor Moniz (E156), Heli Coutinho (E96), Helio Ramos (E135), Helio Sabóia (E40), Henrique Miranda (E145), Henrique Teixeira Lott (E36), Herbert Victor Levy (E136), Hermano de Sá (E72), Hilcar Ferreira Leite (E91), Hugo Borghi (E42), Hugo Faria (E67), Inácio Rangel (E140), Ivã Figueiredo (E73), Ivan Bichara (E52), Ivan M. de Vasconcelos (E143), Ivete Vargas (E15), Jarbas Maranhão (E51), João Agripino (E9), João Cleofas (E61 [v. 1 e 2]), João Damasceno Batista Coelho (E92), João Pacheco Chaves (E17), João Pinheiro (E7), João Roma (E157), Joaquim Ferreira Filho (E80), Joaquim Inojosa de Andrade (E48), John R. Cotrin (E126), Jorge Duque Estrada (E88), José Américo de Almeida (E4), José Bonifácio Andrada (E35), José de Nazare T. Dias (E127), Jose de Segadas Viana (E87), Jose do Rego Maciel (E151), José Gomes Talarico (E41), José Joffily (E37), José Pacheco da Veiga (E103), José Vecchio (E77), Juraci Magalhães (E11), Juscelino Kubitschek (E19 [v. 1 e 2]), Leo Amaral Pena (E134), Luís Simões Lopes (E78), Lutero Vargas (E82), Manifesto dos Mineiros (E30), Manoel Arruda de Assis (E49), Manoel Duarte Dantas (E45), Manoel Vargas (E138), Mario B. Sampaio (E120), Mario da S. Pinto (E122), Mario Penna Bhering (E139), Maurício Schuman (E132), Mauro Thibau (El28), Men de Sá (E50), Milton de Lima Araujo (E137), Moisés Velhinho (E26), Nelson Coutinho (E100), Nelson de Mello (E56), Nelson W. Sodre (E123), Novaes Filho (E23), Odilon Batista (E18), Osias Nacre Gomes (E46), Osmar de Aquino (E102), Oswaldo Lima Filho (E3), Osvaldo Trigueiro (E32), Otávio Brandão (E158), Padre Melo (E74), Paulo Cavalcanti (E22), Paulo Crespo (E104), Paulo de T. Leal (E124), Paulo Duarte (E79), Paulo H. Pereira Lira (E107), Paulo Pinheiro (E62), Paulo Pinto Guedes (E63), Paulo Richer (E142), Pedro Gondim (E101), Pedro Ludovico (E2), Plinio Lemos (E59), Raul Riff (E68), Renato Archer (E13), Roberto Gusmão (E125), Romulo Almeida (E109), Rui Carneiro (E6), Sabiniano A. do Rego Maia (E64), Sérgio Magalhães (E55), Severo Gomes (E89), Sparta- co Vargas (E90), Tales Ramalho (E150), Tancredo Neves (E75), Técnicos do DNOCS (E29), Teimo Becker (E146), Themístocles B. Cavalcanti (E44), Valter Rocha de Oliveira (E133), Walter Tolentino Alvares (E105),Vergniaud Wanderley (E65), Vicente Ráo (E27), Yvan Barreto de Carvalho (E116), Zacarias Sytônio (E47).
Transcrições das 66 entrevistas sobre a história da ciência no Brasil (acervo resultante de projeto desenvolvido pelo CPDOC/FINEP)
Adolfo Martins Penha (EHC13), Afrânio do Amaral (EHC1), Alberto Luiz G. Coimbra (EHC14), Almir de Castro (EHC15), Amilcar Viana Martins (EHC2), Antonio Cordeiro (EHC3), Aziz Nacib Ab'Saber (EHC4), Bernhard Gross (EHC50), Blanka Wladislaw (EHC5), Carl Djerassi (EHC6), Carlos Chagas Filho (EHC7), Claudio Costa Netto (EHC8), Crodowaldo Pavan (EHC9), Darcy Ribeiro (EHC10), Ernesto Giesbrecht (EHC11), Francisco Magalhães Gomes (EHC12), Francisco Mauro Salzano (EHC22), Friedrich Gustav Brieger (EHC21), Gerhard Jacob (EHC20), Gleb Wataghin (EHC16), Guido Beck (EHC59), Harry Miller Jr. (EHC64), Herman Lent (EHC48), Hugo Jorge Monteiro (EHC23), Hugo Souza Lopes (EHC17), Jacques Danon (EHC18), Jayme Tiomno (EHC19), João Alberto Meyer (EHC24), José Goldemberg (EHC26), José Israel Vargas (EHC47), José Leite Lopes (EHC52), José Reis (EHC25), José Ribeiro do Vale (EHC32), Lélio Itapauambyra Gama (EHC31), Manuel da Frota Moreira (EHC61), Marcelo Damy de S. Santos (EHC57), Mario da Silva Pinto (EHC28), Mario Schenberg (EHC55), Mario Viana Roberto Salmeron (EHC58), Mauricio da Rocha e Silva (EHC62), Maury Miranda (EHC29), Olímpio Oliveira R. Fonseca (EHC30), Oscar Sala (EHC33), Othon Leonardo (EHC46), Otto Bier (EHC27), Otto Richard Gottieb (EHC34), Pascoal Américo Senise (EHC53), Paulo Duarte (EHC54), Paulo e Jorge Leal Ferreira (EHC60), Paulo Sawaya (EHC65), Paulo Vanzolini (EHC35), Paulus Aulus Pompeia (EHC51), Quintino Mingoia (EHC63), Ricardo Ferreira (EHC36), Roberto Salmeron (EHC58), Rogério Cerqueira Leite (EHC37), Sergio Mascarenhas (EHC56), Sérgio Porto (EHC45), Sérgio Rezende (EHC38), Simão Mathias (EHC42), Viktor Leinz (EHC43), Walter Baptista Mora (EHC41), Warwick Estevam Kerr (EHC40), Wladimir Lobato Paraense (EHC39), Zeferino Vaz (EHC49).
44 entrevistas não processadas, mas abertas aos pesquisadores para escuta
Alde Sampaio, Antonio Cesarino Junior, Antonio Oliveira Brito, Átila Soares, Célio Borja, Edmundo Barbosa da Silva, Emidgio da Costa Miranda, Francisco de Melo Franco, George Latache, Gilberto Sá, Gratuliano de Brito, Gregório Bezerra, Hamilton Prisco Paraíso, João Punaro Bley, José da Costa Porto, José Isidro de Souza, José Joffily, José Machado Lopes, José Sette Câmara, Luciano Vilas Boas Machado, Luis Viana Filho, Lutero Vargas, Manuel Pinto de Aguiar, Nestor Jost, Orlando Moscoso, Ovidio de Abreu, Paulo Duque, Pedro Calmon, Raul Brunini, Raul de Góis, Roberto Saturnino Braga, Romero Cabral da Costa, Rômulo de Almeida, Rubens Forte, Sadi Vale Machado, Samuel Duarte, Say Marques, Severino Sombra, Sileno Ribeiro de Paiva, Temístocles Cavalcanti, Teódulo Pereira, Tomás Pompeu Accioli Borges, Último de Carvalho, Vitorino Freire.
A consulta está aberta ao público de pesquisadores, professores, estudantes universitários e especialistas devidamente credenciados interessados na mesma, e no Setor de Documentação do CPDOC, à Praia de Botafogo, 190, sala 1217, no horário de 9:00h às 16:00h. A consulta por escuta das entrevistas não processadas pode ser feita no Setor de História Oral, mediante marcação de hora pelos telefones (021) 536-9265 ou (021) 536-9275.
Podem ser obtidas reproduções xerográficas, micrográficas, fotográficas e filmográficas.
Maiores informações:
Fundação Getúlio Vargas/ CPDOC
Praia de Botafogo, 190/12º andar
Rio de Janeiro RJ CEP 22253-900
Tel.:(021)536-9417
Fax:(021)551-2649
Endereço eletrônico: CPDOC@FGVRJ.BITNET
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
25 Jul 2006 -
Data do Fascículo
Jun 1995