Acessibilidade / Reportar erro

Doença e cura em Moçambique nos relatórios dos serviços de saúde dos finais do século XIX* * Trabalho realizado no âmbito do Projeto Conhecimento e reconhecimento em espaços de influência Portuguesa: registos, expedições científicas, saberes tradicionais e biodiversidade na África Subsariana e Insulíndia (Fundo para Ciência e Tecnologia, FCT HC0075/2009) e apresentado no 1º Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical, 21 a 24 de abril de 2012, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical, em Lisboa.

Nos finais do século XIX, os relatórios dos serviços de saúde compõem um repositório de informação sobre as principais enfermidades em Moçambique e os impactos da sua frequência, bem como sobre os procedimentos e métodos no combate à doença, num quadro regional cuja descrição remete para um conhecimento alargado das características e potencialidades dos vários distritos e das condições de vida da população. Este artigo evidencia que estes relatórios constituem um espaço privilegiado não só para o estudo do processo de implantação do poder colonial português em Moçambique, como para o estudo da medicina tropical numa perspetiva que tenha em conta as condições específicas do território e que enquadra historicamente a problemática da doença e da cura.

Moçambique; serviços de saúde; biomedicina; medicina tradicional


Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br