Acessibilidade / Reportar erro

G L O S S Á R I O

Alelo: formas alternativas do mesmo gene situado no mesmo loco.

Alelo recessivo: aquele que é incapaz de se manifestar na presença de outro alelo, denominado dominante.

Bacillus thuringiensis: uma espécie de bactéria entomopatogênica capaz de sintetizar estruturas glicoprotéicas sólidas denominadas cristais de toxina, ou toxina Bt. Estas toxinas são altamente tóxicas para os insetos que as ingerem. Pelo fato de a toxina ser codificada por um único gene, as técnicas modernas de DNA recombinante podem ser usadas para isolá-lo e transferi-lo para o genoma da planta de interesse de modo que suas células passem a expressar a toxina Bt na planta.

Células eucariotas: todas as células que possuem núcleo organizado.

Co-transformação: baseia-se na inserção de mais de um fragmento de DNA exógeno, simultaneamente. O plasmídeo Ti de Agrobacterium tumefaciens, bactéria que causa tumor em plantas (galhas), possui uma parte dita T-DNA, que pode ser transferida para a célula hospedeira em forma de elemento móvel e que se integra ao DNA cromossômico da célula vegetal. Recentemente, vetores carregando dois T-DNA separados foram utilizados para co-transformação. Vários fragmentos de DNA podem ser inseridos em vetores de T-DNA e estes parecem adequados para inativação de transformantes livres de genes marcadores.

Cruzamentos interespecíficos: cruzamentos entre membros de espécies diferentes.

CTNBio: Comissão Técnica Nacional de Biossegurança. É formada por 36 membros, entre titulares e suplentes. Do total, 16 membros (oito titulares e oito suplentes) são da comunidade científica, indicados por sociedades científicas. Há ainda representantes de seis ministérios (C&T, Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, Educação e Relações Exteriores), órgãos de defesa do consumidor, órgão de saúde do trabalhador e setor empresarial de biotecnologia. O presidente da entidade é escolhido por votação secreta entre seus membros, forma-se uma lista tríplice que é enviada ao ministro de C&T, que, por sua vez, nomeia o presidente.

Dicotiledôneas: plantas cujas sementes possuem duas folhas embrionárias ou cotilédones.

DNA recombinante: novo tipo de molécula de DNA construída a partir de dois ou mais segmentos diferentes de DNA.

DNase (ou desoxirribonuclease): qualquer enzima que degrada DNA.

DNA shuffling: método pelo qual um gene é inicialmente digerido por uma enzima específica que quebra DNA (DNase),* gerando inúmeros pequenos fragmentos randômicos. Estes fragmentos vão reconstituir seqüências inteiras por meio de um processo de amplificação por PCR, através do qual ocorre uma recombinação homóloga in vitro, com a incorporação de um fragmento derivado de uma seqüência em outra. Este processo é repetido por mais de um ciclo, e, a cada ciclo, os mutantes que incorporaram uma dada característica de interesse são selecionados. Espera-se que ao final, a diversidade presente na mistura destes recombinantes gênicos seja mais significativa que a encontrada em mutações naturais.

Edafoclimática: condição ambiental relativa a solo e clima.

Efeito pleiotrópico: condição em que um único gene afeta mais que uma característica.

Eia-Rima: estudo e relatório de impacto ambiental.

Eletroporação: método que permite a formação de poros reversíveis através de pulsos elétricos na membrana plasmática. Utilizado para introduzir macromoléculas, como o DNA, no interior da célula.

Equivalência substancial: conceito segundo o qual não há diferença básica entre alimentos transgênicos e não-transgênicos do ponto de vista da sua segurança para o consumo humano.

Fenótipo: as características observáveis de um indivíduo. A expressão destas características depende da interação entre o genótipo e o ambiente.

Gene terminator: as sementes geneticamente modificadas contendo tal gene fazem com que a planta não dê uma segunda safra. Isto faria com que os agricultores tivessem que, a cada safra, comprar novas sementes da empresa. O gene terminator é também conhecido como exterminator ou exterminador.

Gene Gus: é um tipo de gene repórter, que codifica a enzima ?-glucuronidase, também denominada GUS.

Gene marcador: gene que permite detectar células que carregam DNA recombinante, através da expressão de um fenótipo facilmente identificável, como, por exemplo, a resistência a determinado antibiótico.

Gene repórter: gene cuja proteína é facilmente identificada. É utilizado no estudo de seqüências de DNA que regulam a expressão gênica em determinado tecido.

Genoma: conjunto de genes de um indivíduo.

Genótipo: a constituição genética de um organismo.

GUS: é a enzima ß-glucuronidase que atua num substrato, gerando um precipitado de coloração azul, o qual permite a distinção das células que receberam DNA recombinante.

Loco: local no cromossomo onde se localiza um determinado gene.

Meio de recombinação homóloga: também chamada de crossing-over, a recombinação homóloga ocorre nos gametas, durante a meiose, produzindo variabilidade genética. Consiste no pareamento de dois cromossomos com seqüências similares que trocam pedaços de DNA entre si. Normalmente, quando um gene exógeno é integrado no genoma vegetal ou animal ocorre recombinação heteróloga, ou seja o gene recombina com uma seqüência não-relacionada. Entretanto, em alguns casos, o gene pode recombinar precisamente com a seqüência idêntica a ele presente no genoma, por recombinação homóloga. Esta estratégia se torna uma ferramenta poderosa para estudar a função de um dado gene, integrando-se DNA exógeno num loco específico do genoma (gene targeting).

Microbombardeamento: técnica para a introdução de DNA em tecidos vivos, através do lançamento de microprojéteis de ouro ou tungstênio revestidos com DNA.

Milho Bt: variedade de milho que tem, inserido em seu material genético, toxina da bactéria Bacillus thuringiensis, com finalidade de matar determinados insetos que são praga dos cultivos. Além do milho, também foram produzidos batata e algodão com gene Bt. Há denúncias de que tal toxina afetaria também outros insetos no meio ambiente, gerando controvérsias na comunidade científica. Outro ponto polêmico refere-se à questão da resistência desenvolvida pelos insetos em relação à essa toxina, o que, segundo alguns estudiosos, faria com que, sua eficácia fosse anulada rapidamente.

Milho transgênico Liberty Link: variedade de milho produzido pela empresa Aventis tolerante ao herbicida de mesmo nome.

Monsanto: empresa transnacional que comercializa plantas geneticamente modificadas. Não é a única, mas seu nome freqüentemente ocupa as matérias de jornais.

OGM: organismo geneticamente modificado.

Organismo recombinante: aquele que tem inserido em seu material genético gene(s) de organismo(s) da mesma espécie a qual pertence (contrapondo-se ao organismo transgênico que recebe material genético de organismo de espécie distinta).

Organismo transgênico: aquele que tem inserido em seu material genético gene(s) de organismo(s) de outra espécie. É usado também de uma maneira mais ampla, abrangendo organismos que têm seu material genético manipulado.

Plantas "refúgio": plantas que não são transgênicas, colocadas em população transgênica, visando reduzir os riscos de emergência de resistência nos insetos.

Plasmídeos: pequeno DNA circular que replica independentemente do cromossomo da célula. Está presente em bactérias e alguns organismos eucariontes.

Princípio da precaução: quando uma atividade representa ameaça de danos ao meio ambiente ou à saúde humana, medidas de precaução devem ser tomadas, mesmo se algumas relações de causa e efeito não forem plenamente estabelecidas cientificamente.

Promotor: região do gene na qual a RNA polimerase se liga, iniciando a transcrição.

Reação de PCR(polimerase chain reaction): utilizada em biologia molecular para a produção de muitas cópias de um mesmo fragmento de interesse. A técnica de "PCR propensa a erros" é uma variante da técnica de PCR na qual íons manganês são adicionados à reação de amplificação, gerando erros ao acaso e produzindo cópias alteradas ou mutantes do fragmento original. Essas alterações podem ser utilizadas como fonte de variabilidade para estudo de evolução dirigida.

Retrocruzamento: cruzamento de um indivíduo com um dos seus progenitores.

RNA anti-senso: molécula de RNA capaz de bloquear a expressão de um gene por ser complementar ao seu RNA mensageiro.

RNA polimerase: enzima envolvida na síntese de uma molécula de RNA utilizando uma fita de DNA como molde.

Seqüência quimérica: seqüência composta de fragmentos de DNA de origens diferentes.

Silenciamento gênico pós-transcricional: mecanismo que desativa ou diminui os níveis de transcrição de um gene, podendo ser desencadeado por uma proteína, chamada repressora, que se liga ao gene ou a seqüências próximas a ele. O silenciamento pode ocorrer antes da formação do RNA mensageiro, silenciamento transcricional, ou após essa formação, silenciamento pós-transcricional.

Soja Roundup ready ou RR: variedade de soja geneticamente modificada para resistir ao herbicida Roundup.

Tecnologia do DNA recombinante: conjunto de procedimentos experimentais que permitem a manipulação de moléculas do DNA recombinante.

Totipotência: fenômeno pelo qual uma célula é potencialmente capaz de originar um indivíduo semelhante àquele de onde ela foi retirada.

Transcrição: processo pelo qual a informação genética é transmitida do DNA para o RNA mensageiro.

Transgênico: organismo cujo genoma foi modificado pela introdução de seqüências de DNA de outro organismo.

Transposon: pequena seqüência de DNA que é capaz de se mover dentro do genoma de uma localização para outra.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    19 Maio 2006
  • Data do Fascículo
    Out 2000
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br