Open-access <a name=topo></a>Compreensão existencial: uma abordagem pedagógica de promoção da vida

Existential understanding: a pedagogical approach to promoting life

Este trabalho aborda a importância da metodologia da compreensão existencial no contexto pedagógico reflexivo, propondo aos profissionais da educação parâmetros para o desenvolvimento de uma consciência situada, na qual a visão de totalidade indivisa se revela pelo permanente processo de integração das três instâncias que compõem o ecossistema mental: o 'conhecimento', a 'sensibilidade' e a 'ação'. Sugere ao educador a construção de uma sólida base compreensiva existencial, que dará significação aos seus saberes e fazeres no cenário em que atua.

metodologia da compreensão existencial; educador; escola inclusiva


location_on
Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz Av. Brasil, 4365, 21040-900 , Tel: +55 (21) 3865-2208/2195/2196 - Rio de Janeiro - RJ - Brazil
E-mail: hscience@fiocruz.br
rss_feed Acompanhe os números deste periódico no seu leitor de RSS
Acessibilidade / Reportar erro