Resumo em Português:
Resumo A possibilidade de o clima alterar o temperamento de pessoas não nativas de determinada região era crença difundida desde antes do descobrimento da América. As mudanças de ar, temperatura e alimentação, acreditava-se, poderiam contribuir decisivamente para a degeneração ou o florescimento das raças. No Novo Mundo, as raças negra, europeia e indígena foram mescladas, reconfigurando doenças europeias. Exploro neste artigo como, na avaliação do historiador Robert Southey, essa mistura de raças foi tida como bastante positiva, principalmente a do indígena com a do português, que gerava o mameluco. Os paulistas, que eram mamelucos, foram apresentados em History of Brazil como herdeiros do temperamento empreendedor português e da infatigabilidade indígena.Resumo em Inglês:
Abstract The possibility that the climate altered the temperament of people who were not native to a given region was a widely held belief even before the discovery of the Americas. Changes in air, temperature, and diet were believed to contribute decisively to whether races degenerated or flourished. In the New World, the black, European, and indigenous races mixed, reconfiguring European diseases. I explore how historian Robert Southey viewed this mixture of races in a positive light, especially the mixture of indigenous and Portuguese blood, resulting in the mameluco. The mamelucos from São Paulo are presented in Southey’s History of Brazil as inheriting the Portuguese enterprising spirit with the tireless nature of the indigenous people.Resumo em Português:
Resumo Na Bahia de 1875, a medicina e o evolucionismo foram utilizados pelo médico, jornalista e militante republicano Domingos Guedes Cabral como armas ideológicas para propor um programa radical de reformas sociais no país. O programa incluía diversas propostas no campo da educação, controle dos casamentos, assistência médica aos alienados, mudanças no sistema penal etc., tudo com base em conhecimentos científicos da época. Entre as ideias sociais de Guedes Cabral, a questão racial será nosso principal foco de análise. Nesse sentido, Domingos Guedes Cabral constitui um exemplo particularmente significativo para entender como foram os primeiros passos na peculiar aliança estabelecida entre evolucionismo, medicina e racismo científico no Brasil desde a década de 1870, momento de chegada do darwinismo no país.Resumo em Inglês:
Abstract In 1875 Bahia, medicine and evolutionism were used by the physician, journalist, and republican militant Domingos Guedes Cabral as ideological weapons to propose a radical program of social reforms in Brazil in the areas of education, marriage control, medical care to the alienated, changes in the penal system, etc., all of which were based on the scientific knowledge of that time. Among the social ideas of Guedes Cabral, the question of race will be the main focus of this analysis. In this sense, Domingos Guedes Cabral is a particularly significant example for understanding the initial steps in the peculiar alliance between evolutionism, medicine, and scientific racism in Brazil since the 1870s, when Darwinism first arrived in the country.Resumo em Português:
Resumo O objetivo deste artigo é mostrar a projeção internacional do estatístico e eugenista italiano Corrado Gini e sua nomeação como presidente inaugural da Federação Latina Internacional de Sociedades Eugênicas em outubro de 1935. Examina várias pesquisas pioneiras, ainda pouco conhecidas, que Gini, alguns cientistas italianos e outros estrangeiros empreenderam a fim de analisar o papel do “isolamento” e da “hibridização racial” na formação e degeneração de raças humanas. Após apresentar a trajetória profissional e política de Gini, o artigo concentra-se nas expedições científicas lançadas pelo Comitê Italiano para Estudo dos Problemas da População, entre 1933 e 1940, sob sua direção.Resumo em Inglês:
Abstract The aim of this article is to shed light on the rise to international prominence of the Italian statistician and eugenicist Corrado Gini and his appointment as the inaugural president of the Latin International Federation of Eugenic Societies in October 1935. It explores the numerous pioneering, still little known, investigations he undertook with a few Italian scientists and some foreign scholars, in order to analyze the role played by “isolation,” and “racial hybridization” in the formation and degeneration of human races. After outlining Gini’s professional and political trajectory, the article focuses on the scientific expeditions launched by the Italian Committee for the Study of Population Problems between 1933 and 1940 under his stewardship.Resumo em Português:
Resumo Este artigo faz uma avaliação crítica da participação dos eugenicistas portugueses na “eugenia latina” e investiga as continuidades e descontinuidades relacionadas a esse modelo. Concentra-se especialmente em diversos exemplos de uma eugenia mais “germânica”, em contraste e em comparação com as versões latinas. Na primeira categoria, são considerados Eusébio Tamagnini, José Ayres de Azevedo e Leopoldina Ferreira de Paulo; na segunda, é dada consideração especial à obra de Almerindo Lessa sobre “miscigenação racial”. As conclusões sugerem que devemos buscar diversidade tanto no modelo de eugenia latino como no modelo do norte da Europa, também inserindo Portugal no leque de possíveis versões de eugenia durante a primeira metade do século XX.Resumo em Inglês:
Abstract This article assesses critically the participation of Portuguese eugenicists in “Latin eugenics” and traces the continuities and discontinuities with respect to this model. In particular, it focuses on a number of examples of more “Germanic” eugenics in contrast and in comparison to Latin versions of eugenics. In the former category, Eusébio Tamagnini, José Ayres de Azevedo and Leopoldina Ferreira de Paulo are considered; in the latter category, especially the work of Almerindo Lessa on “racial mixing” is considered. The conclusions suggest that we should seek diversity in both Latin and northern European eugenic models while at the same time placing Portugal within the array of possible versions of eugenics during the first half of the twentieth century.Resumo em Português:
Resumo Analiso conexões e diálogos internacionais que envolveram a eugenia brasileira nas primeiras décadas do século XX. Partindo dos projetos eugênicos e das controvérsias entre Renato Kehl e Edgard Roquette-Pinto, duas lideranças do movimento eugênico brasileiro, investigo o contato deles com os movimentos eugênicos de países como EUA, Alemanha, Inglaterra, Suécia e Noruega. Meu interesse é demonstrar que as conexões desses pesquisadores com a chamada “linha dominante” do pensamento eugênico foram mais amplas e difusas do que o imaginado inicialmente. O resultado foi a conformação da eugenia brasileira em diferentes sentidos, o que ampliou a circulação internacional de ideias e extrapolou as fronteiras da “eugenia latina”.Resumo em Inglês:
Abstract In this article, I analyze the dialogue and exchanges between Brazilian eugenicists and their counterparts abroad in the early decades of the twentieth century. Through an examination of Renato Kehl’s and Edgard Roquette-Pinto’s eugenics projects and the controversies between these two leaders of the eugenics movement in Brazil, I investigate their contact with the movements in countries like the United States, Germany, England, Sweden, and Norway and show that the ties that the two researchers maintained with so-called mainline eugenic thought were broader and more extensive than first believed. The result was the shaping of different brands of Brazilian eugenics, expanding the international circulation of ideas and extrapolating the borders of “Latin eugenics.”Resumo em Português:
Resumo Este artigo trata dos estudos biotipológicos regionais e da construção dos discursos biodeterministas sobre a identidade brasileira nos anos 1930. Nesse contexto, pesquisas biotipológicas foram realizadas para determinar o tipo corporal normal do brasileiro, segundo seu léxico peculiar de classificação. Dentre elas, destacam-se aquelas sobre o perfil corporal de regiões específicas do país, como Nordeste e São Paulo. Em face dos debates coetâneos sobre raça, miscigenação e identidade nacional, essas investigações foram orientadas pelo determinismo biológico e pela influência do meio, de aspectos sociais e culturais no desenvolvimento corporal do brasileiro. Este trabalho demonstra como os estudos biotipológicos regionais reverberaram visões racialistas, normalizadoras e excludentes e contribuíram para a construção de uma identidade corporal brasileira miscigenada.Resumo em Inglês:
Abstract This article investigates regional biotypological studies and the construction of biological deterministic discourses about the Brazilian identity in the 1930s. Biotypological research was undertaken to determine the normal body type of the Brazilian man, using its peculiar classificatory lexicon. Studies into the bodily profile of specific regions, like the northeast and São Paulo state, featured in this research. In the context of the contemporary debates about race, miscegenation, and national identity, these investigations were geared towards biological determinism and the influence of the environment and social and cultural aspects on the bodily development of Brazilians. It is shown how regional biotypological studies echoed racial, normalizing, exclusive viewpoints and contributed to the construction of a miscegenated Brazilian bodily identity.Resumo em Espanhol:
Resumen Se analizan algunos de los elementos que configuraron los discursos y las prácticas eugenésicas durante las primeras décadas de la dictadura franquista. Se abordan principalmente las bases ideológicas de la higiene racial, propuestas desde la medicina y la psiquiatría franquista, analizando su vinculación con el concepto de hispanidad. Se muestra cómo la eugenesia franquista tuvo una vertiente punitiva y coercitiva y cómo participó en la represión descarnada hacia el enemigo político, construyendo su identidad como anti español. También se estudia cómo la Iglesia Católica aceptó la eugenesia siempre que no estuviese vinculada al neomaltusianismo ni propugnase la esterilización, los métodos contraceptivos y el aborto. En este sentido, se analiza su posición respecto al certificado y al consejo prematrimonial.Resumo em Inglês:
Abstract This paper examines some of the main elements that shaped eugenic discourse and practices during the first decades of the Franco regime. It primarily addresses the ideological basis of racial hygiene stemming from Francoist medicine and psychiatry, examining its relationship with the concept of Spanishness (Hispanidad). It shows that Francoist eugenics had punitive and coercive aspects and outlines the role it played in the brutal repression unleashed against the regime’s political enemies, constructing its anti-Spanish identity. The paper also explores how the Catholic Church accepted eugenics as long as it was not linked to neo-Malthusianism and did not propagate sterilization, contraception, and abortion. In this respect, the paper examines the Catholic Church’s position on the premarital certificate and counseling.Resumo em Espanhol:
Resumen En la década de 1990, algunos estudios subrayaron la dominante presencia de la eugenesia positiva en la Argentina moderna. Enfatizaban en el lugar marginal que en los discursos eugenésicos tuvieron los violentos métodos de selección. En los últimos años esta perspectiva ha sido revisada, señalando la viscosidad conceptual de la eugenesia y la presencia de discursos eugenésicos negativos. Este artículo comenta estos avatares historiográficos y también se detiene en las narrativas que estas perspectivas han articulado respecto del problema de la esterilización y regulación del matrimonio de quienes padecían tuberculosis en Buenos Aires durante la primera mitad del siglo XX. Con ese ejemplo se intenta remarcar la necesidad de tensionar discursos y prácticas en cualquier empeño por entender el pasado.Resumo em Inglês:
Abstract Since the early 1990s, a series of studies underscored the overwhelming presence of positive eugenics in modern Argentina. These works emphasized the marginal role which discourse on eugenics took on violent methods for selection. In recent years, this point of view has shifted, emphasizing the conceptual viscosity of eugenics as well as the presence of negative eugenic discourses. This paper discusses these historiographic trends, and also dwells on the narratives that those perspectives articulated in relation to the question of sterilization and regulation of marriage of those who had tuberculosis in Buenos Aires during the first half of the twentieth century. This example stresses the need to examine discourse as well as practices in understanding and making sense of the past.Resumo em Português:
Resumo O artigo estuda a circulação transnacional de métodos de identificação de pessoas na América do Sul. Analisa a implementação do sistema antropométrico nas polícias de Argentina, Uruguai e Brasil a partir da última década do século XIX e as críticas que esse sistema recebeu no momento de consolidação da datiloscopia na região, no início do século XX. Em um contexto de intenso trânsito mundial de ideias, especialistas e tecnologias policiais, o bertillonage foi discutido e hibridado na América Latina. A história do sistema antropométrico nas repúblicas do rio da Prata e do Brasil envolveu diversas viagens de médicos, juristas e policiais a Paris, debates sobre sua adequação às realidades locais e a constituição de uma aberta polêmica sobre as técnicas de identificação.Resumo em Inglês:
Abstract The article explores the transnational circulation of methods for identifying people in South America. It analyzes both the implementation of the anthropometric system at police departments in Argentina, Uruguay, and Brazil starting in the 1890s, as well as the criticisms that were aimed at this method when fingerprinting took hold in the region in the early twentieth century. In a context of a heavy worldwide flow of ideas, experts, and technologies in policing, “bertillonage” was discussed and underwent hybridization in Latin America. The history of the anthropometric system in these three countries involved many travels by physicians, jurists, and police agents to Paris, debates over its suitability to local contexts, and an open controversy about identification techniques.Resumo em Português:
Resumo Da década de 1920 até a de 1950, o estado da Califórnia esterilizou aproximadamente vinte mil pessoas em abrigos e hospitais públicos com base em uma lei eugênica que autorizava as autoridades médicas a esterilizar pacientes considerados incapazes e portadores de “transtorno mental possivelmente hereditário”. Trabalhando com uma fonte singular – um conjunto de dados contendo 19 mil recomendações para esterilização –, minha equipe e eu reconstruímos padrões e experiências que concorreram para a institucionalização das esterilizações. Este artigo apresenta importantes achados iniciais relacionados ao viés étnico e de gênero nas políticas de esterilização, e reflete sobre a relevância da história para questões contemporâneas como genômica e justiça social.Resumo em Inglês:
Abstract From the 1920s to the 1950s, California sterilized approximately 20,000 people in state homes and hospitals based on a eugenic law that authorized medical superintendents to perform reproductive surgeries on patients deemed unfit and “suffering from a mental affliction likely to be inherited.” Working with a unique resource – a dataset created from 19,000 sterilization recommendations – my team and I have reconstructed patterns and experiences of institutionalization of sterilizations. This article presents several of our important initial findings related to ethnic and gender bias in sterilization policies, and reflects on the relevance of the history for contemporary issues in genomics and social justice.Resumo em Português:
Resumo Entrevista realizada pelo editor e por um membro do conselho científico de História, Ciências, Saúde – Manguinhos com Warwick Anderson, um dos principais historiadores de ciência e raça da Austrália, que conversa sobre seu treinamento, os cargos que ocupou em universidades americanas, suas publicações e sua pesquisa na University of Sydney. Ele discute sua preocupação atual com a circulação de conhecimentos raciais e materiais biológicos, além da formação de redes de estudos raciais no sul global durante o século XX. Também desafia a historiografia tradicional da ciência, que convencionalmente segue uma perspectiva eurocêntrica.Resumo em Inglês:
Abstract An interview by the editor and a member of the scientific board of História, Ciências, Saúde – Manguinhos with Warwick Anderson, a leading historian of science and race from Australia. He talks about his training, positions he held at US universities, his publications, and his research at the University of Sydney. He discusses his current concern with the circulation of racial knowledge and biological materials as well as with the construction of networks of racial studies in the global south during the twentieth century. He also challenges the traditional historiography of science, which conventionally has been told from a Eurocentric perspective.Resumo em Português:
Resumo Brasilianista e especialista nas relações entre eugenia, raça e educação, o historiador e diretor do Lemann Institute, Jerry Dávila, compartilha nesta entrevista algumas de suas experiências como estudioso desses temas. Seu livro Diploma de brancura, que teve grande repercussão e circulação entre os pesquisadores brasileiros, examina as relações raciais e eugênicas na educação brasileira entre 1917 e 1945. O entrevistado destaca os desafios em torno das pesquisas sobre eugenia na atualidade, suas impressões ao participar do seminário “História da eugenia: ampliando perspectivas”, realizado pela Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz em 2015, e seus recentes interesses de pesquisa.Resumo em Inglês:
Abstract A Brazilianist, historian, and specialist in the relationships between eugenics, race, and education, the director of the Lemann Institute, Jerry Dávila, shares in this interview some of his experiences as a scholar of these subjects. In Diploma of whiteness, a book that had major repercussions and circulated widely amongst Brazilian researchers, he examined how race and eugenics influenced Brazilian education between 1917 and 1945. Dávila highlights the challenges facing eugenics research at the present time, his impressions of the seminar “History of eugenics: broadening perspectives” held by Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz in 2015, in which he took part, and his latest research interests.Resumo em Português:
Resumo Esta nota de pesquisa tenta demonstrar como o estado do Paraná figurou no panorama transnacional das vertentes de escolas biotipológicas presentes no Brasil a partir dos anos 1930. Abordamos o caso específico da cidade de Curitiba e pudemos identificar, num discurso acadêmico de 1938 e em dois laudos de sanidade mental de 1950 e 1951, a regularidade da escola constitucionalista alemã de Ernst Kretschmer, não obstante a preponderância da vertente italiana na bibliografia relacionada ao tema. Com isso, procuramos apontar por quais meios e espaços foram legitimados os preceitos concernentes àquela escola.Resumo em Inglês:
Abstract This research report aims to demonstrate how the state of Paraná, Brazil, featured in the transnational context of different schools of biotypological thought present in Brazil as of the 1930s. The city of Curitiba is taken as a case study, where we can identify, in an academic lecture from 1938 and two mental health reports from 1950 and 1951, the observance of Ernst Kretschmer’s German constitutional medicine, despite the prevalence of the Italian school of thought in the bibliography on the subject. With this, we seek to identify through what channels and forums the precepts of the German school were legitimized.Resumo em Português:
Resumo Analisa o projeto de lei apresentado por Alfredo Ellis Junior à Câmara paulista, em agosto de 1926, que previa a realização de estudos sobre os imigrantes em São Paulo, com o intuito de orientar políticas de seleção imigratória. Ressalta as opiniões de Menotti Del Picchia e de Oliveira Vianna acerca da agenda de estudos sugerida por Alfredo Ellis Junior, focalizando concepções distintas sobre a questão racial e a imigração nos anos 1920. Ao fim, sugere a divergência de Menotti Del Picchia com Alfredo Ellis Junior e Oliveira Vianna como tradução de uma disputa entre literatos e cientistas pela legitimação de seus respectivos conhecimentos sobre a realidade brasileira e pela proposição de políticas para o país.Resumo em Inglês:
Abstract This text analyzes the bill submitted by Alfredo Ellis Junior to the São Paulo legislature in August 1926, which would allow studies to be made of immigrants in São Paulo in order to orient immigration selection policies. It highlights the opinions of Menotti Del Picchia and Oliveira Vianna about the research agenda put forward by Alfredo Ellis Junior, focusing on the different conceptions about the race issue and immigration held in the 1920s. We suggest that Menotti Del Picchia’s divergence from Alfredo Ellis Junior and Oliveira Vianna could be interpreted as a dispute between literati and scientists over the legitimacy of their respective knowledge about the Brazilian reality and the proposal of policies for the country.Resumo em Português:
Resumo Este texto resulta da pesquisa que desenvolvo para minha dissertação de mestrado, cuja temática central é a proposta do exame médico pré-nupcial nas primeiras décadas do século XX no Brasil. Tal medida foi amplamente defendida por eugenistas brasileiros por ser considerada necessária e imprescindível ao aprimoramento racial da população. Por meio desse exame pretendia-se impedir a união e reprodução de indivíduos considerados degenerados ou inferiores, vistos como inadequados para a formação eugênica das futuras gerações. Procura-se analisar o debate desenvolvido no Brasil por médicos e intelectuais favoráveis à implantação de uma lei que instituísse a obrigatoriedade do exame pré-nupcial, assim como as controvérsias e objeções reclamadas por seus críticos, contribuindo para que essa imposição não fosse adotada no país.Resumo em Inglês:
Abstract This text results from research undertaken for a master’s degree that focused on the proposed introduction of prenuptial medical exams in the early 1900s in Brazil. This was strongly defended by Brazilian eugenicists as a much-needed means of bringing about the racial improvement of the population. The exam would help prevent the marriage and reproduction of individuals considered degenerate or inferior, seen as inadequate for the eugenic development of future generations. The debate in Brazil between doctors and intellectuals who supported the introduction of a law that would make a prenuptial medical exam mandatory is analyzed, as are the controversies and objections voiced by its critics, ultimately helping ensure it was not adopted in the country.